Nos acompanhe

Paraíba

Capital registra mais de 151 mm de chuva em 48h e Defesa Civil se mantém em alerta

Publicado

em

Choveu 151,5 milímetros (mm) em João Pessoa nas últimas 48 horas – até as 15h desta sexta-feira (8), média das sete plataformas instaladas na Capital, com a maior precipitação registrada no Grotão, 165,2 mm, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Até as 23h59 desta sexta, a Capital permanece em alerta de acumulado de chuva entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm no dia, com risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em virtude desse alerta, as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) seguem em campo intensificando o monitorando das áreas de risco. Em caso de emergência, a população deve ligar 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

Como medida preventiva, três casas foram interditadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira no bairro de Mandacaru. Os imóveis, que já estavam desocupados, foram construídos uma área de risco, próximo a barreiras, e devem ser demolidos. A interdição aconteceu após as fortes chuvas que causaram o deslizamento de parte da barreira e ruptura de um muro de arrimo, que atingiu outra residência na noite da quinta-feira (7).

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, ressaltou o trabalho preventivo realizado pela Compdec-JP e a parceria com outras secretarias municipais, que são acionados em caso de ocorrências graves, o que não foi necessário até o momento.

“João Pessoa tem recebido um volume considerável de chuvas, mas a cidade demonstra que está conseguindo suportar graças às ações preventivas cotidianas que a Prefeitura tem realizado ao longo desses dias. Estamos há 554 dias sem vítimas fatais em casos que envolvam desastres naturais que digam respeito à proteção e Defesa Civil do município”, destacou.

Ainda no período da manhã, a Defesa Civil inspecionou a rua de acesso do Cabo Branco ao Altiplano, onde houve a queda de uma árvore, identificando a necessidade de suprimir outras árvores para evitar acidentes, o que já foi providenciado.

Também houve deslizamento na barreira do Castelo Branco, às margens da BR-230, situação resolvida em conjunto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes  (Dnit) e outras secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa.

Precipitação por bairros (até as 15h)

Grotão: 165,2 mm

Cuiá: 157,2 mm

Manaíra: 148,6 mm

Altiplano: 133,6 mm

Tambauzinho: 147,6 mm

Cristo: 153 mm

Centro: 155 mm

Continue Lendo

Paraíba

“Eu quero Cícero Lucena prefeito”, diz presidente do PT no segundo turno das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, que viu o próprio partido ser esfacelado no período prévio do primeiro turno das Eleições 2024 e terminar em um longínquo 4º lugar com o candidato da legenda, Luciano Cartaxo, conseguindo apenas 11,77% do total de votos (49.110 votos), decidiu se pronunciar através de um dos seus perfis oficiais da internet e declarar apoio ao projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP) no segundo turno das Eleições 2024.

O que venho dizendo há um ano se confirmou no resultado final! A luta é contra o fascismo, a direita conservadora e os anti-vacina. Tem muita gente que pensa que sabe das coisas, mas não sabem de nada. Não podemos brincar com os rumos de João Pessoa. Eu quero Cicero Lucena prefeito!”, declarou Macêdo

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba cresce nas eleições de 2024 e elege 50 prefeitos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O partido Republicanos consolidou sua força na Paraíba nas eleições de 2024, elegendo 50 prefeitos e 492 vereadores, um reflexo do intenso trabalho de articulação política promovido desde do ano de 2018.

O aumento no número de representantes do executivo e legislativo demonstra o compromisso do partido em expandir sua base e atuar de forma mais presente nas gestões municipais, buscando sempre representar os interesses da população.

O presidente estadual dos Republicanos, deputado federal Hugo Motta, destacou o esforço contínuo para fortalecer a legenda no estado. “Nosso trabalho nas cidades foi direcionado para uma construção sólida do partido, ouvindo as demandas das lideranças locais afim de garantir que o republicanos esteja alinhado com os anseios da população, destinando recursos para realizar obras importantes”, afirmou. Motta ressaltou ainda que o partido priorizou o diálogo aberto com os municípios, criando uma relação de proximidade e confiança, o que permitiu uma maior adesão ao projeto político do Republicanos.

Na cidade de Patos, principal cidade do sertão, a gestão republicana do atual prefeito garantiu a reeleição com uma votação história. Nabor Wanderley foi reeleito para o seu quarto mandato com 37.613 votos, o que corresponde a 73,76%, uma diferença em relação ao segundo colocado de 26.242 votos.

Além da consolidação em diversos municípios, o Republicanos também ganhou as eleições e ampliou o alcance em novas cidades. Um exemplo disso é o o município de Lagoa de Dentro, que elegeu o servidor público Camaf Douglas com 2.765 votos, 41,72% dos votos válidos.

Segundo o presidente, o resultado das eleições de 2024 reflete o crescimento e a força do partido. “Nossa meta foi colocar o partido em uma posição de destaque, com candidaturas fortes e comprometidas com o desenvolvimento de suas cidades. O sucesso nas urnas demonstra que estamos no caminho certo, e isso nos motiva a seguir ampliando nossa atuação, sempre focados em fazer mais e melhor pelo povo paraibano”, completou Hugo Motta.

Continue Lendo

Paraíba

Taxa de renovação na Câmara Municipal de Campina Grande é de quase 40%; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As Eleições 2024 proporcionaram a eleição de 09 (nove) novos nomes para a Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) e a reeleição de 14 (quatorze) para mais quatro anos de mandato, perfazendo um total de 23 (vinte e três). parlamentares.

Os números se traduzem em um percentual de 39,13% em se tratando de renovação na Casa de Félix Araújo.

Confira abaixo a nova composição da CMCG:

Novos nomes:

Rafafá (União)
Márcio da Eletropolo (PSB)
Severino da Prestação (MDB)
Pâmela Vital (MDB)
Wellington Cobra (PSB)
Aninha Cardoso (Republicanos)
Waleria Assunção (PSB)
Tertuliano Maracajá (Republicanos)
Frank (Podemos)

Candidatos reeleitos:

Jô Oliveira (PC do B)
Carol Gomes (União)
Ivonete Ludgério (União)
Alexandre do Sindicato (União)
Dinho do Papaléguas (PSDB)
Fabiana Gomes (União Brasil)
Saulo Germano (Podemos)
Valéria Aragão (Republicanos)
Saulo Noronha (MDB)
Anderson Pila (PSB)
Pimentel Filho (PSB)
Luciano Breno (Avante)
Rostand Paraíba (PP)
Dr. Olímpio (Podemos)

Continue Lendo