Nos acompanhe

Paraíba

Mais de 40 mil pessoas acompanharam encerramento do Arraiá do Litoral e show do cantor Zé Vaqueiro

Publicado

em

Aproximadamente 200 mil pessoas em sete noites de forró; comércio aquecido, cidade lotada, muita cultura, alegria e tradição. Esse foi o saldo do Arraiá do Litoral 2022, que foi encerrado nesta quarta-feira (29) em grande estilo, ao som do cantor fenômeno Zé Vaqueiro e da banda, prata da casa, Stylo Ousado.

Desde o dia 23, o Arraiá do Litoral vem movimentando a cidade. Pelo palco principal da Praça Getúlio Vargas passaram nomes como Calcinha Preta, Mô Lima, Osmídio Neto, Fabiana Souto e Alberto Bakana.

A programação também privilegiou o resgate e o enaltecimento da cultura e tradição locais, com apresentações de grupos culturais, quadrilhas, trios pé de serra e artistas da terra.

A primeira dama do município, Daniella Ronconi, compareceu ao evento para trazer um recado especial do prefeito Vitor Hugo, que continua recuperando a saúde em casa.

“Eu estou representando Vitor porque ele ainda está muito emotivo e sob cuidados. Mas essa festa é uma celebração da vida para nós e para o povo. Então quero agradecer a presença desse público maravilhoso que veio aqui para se divertir e brincar, e temos certeza que aproveitou muito. Por fim, agradeço o empenho de todas as Secretarias, todos os órgãos públicos envolvidos na logística e também a todos os apoiadores que nos ajudaram a fazer acontecer o Arraiá do Litoral”, destacou Daniella.

A banda Stylo Ousado, prata da casa, fez um grande show de abertura para uma multidão que já tomava toda a praça. Grande atração da noite, o cantor Zé Vaqueiro é referência no forró por levantar a bandeira do ritmo do piseiro. Natural de Ouricuri, sertão de Pernambuco, o artista é forrozeiro desde criança e hoje vive o seu melhor momento na carreira, com apenas 23 anos. Em seu show, o artista não deixou ninguém parado ao som de sucessos como “Vem me Amar”, “Tenho Medo”, “Volta Comigo bebê”, “Cangote”, e, claro, o megahit “Letícia”.

O artista já esteve em Cabedelo em grandes eventos privados, mas é a primeira vez em praça pública na cidade. Ele falou sobre a recepção e a alegria em conhecer o Arraiá.

“É uma satisfação maravilhosa estar de volta nesta cidade. E agora num evento com uma proporção bem maior. Em cada cidade que passamos neste mês de junho foi sempre uma emoção diferente, mas aqui em Cabedelo, desde que o show foi anunciado, se criou uma expectativa muito grande por todos. Só tenho a agradecer a Prefeitura de Cabedelo pela organização desse evento maravilhoso. Se a gente tá retornando é porque o público gostou e é sinal de que Deus está abençoando nosso trabalho. Espero voltar aqui mais e mais vezes”, agradeceu Zé Vaqueiro.

O Arraiá do Litoral 2022 envolveu cerca de 323 artistas; 60 ambulantes e comerciantes; e 40 empreendedores criativos. O secretário de Cultura, Igobergh Bernardo, fez um balanço do evento que levou milhares de pessoas aos eventos da cidade.

“O Arraiá do Litoral se consolida como a maior festa junina do litoral da Paraíba. Cabedelo conseguiu consolidar um projeto que surgiu em 2018 enaltecendo a nossa cultura nordestina, locais onde passaram grupos e manifestações culturais e foram visitados pelas famílias cabedelenses. E além disso, a cidade é envergada agora como um novo destino para se visitar durante o período junino”, destacou Igobergh.

A programação foi especialmente elaborada pela Secretaria de Cultura de Cabedelo  e voltada ao resgate da tradição e à valorização da cultura e dos talentos locais. Foram apresentações de quadrilhas, grupos teatrais e artistas da terra, que animaram e coloriram a Praça Getúlio Vargas, preparando o espaço para receber o São Pedro.

“A inclusão dos grupos culturais foi uma decisão muito acertada da Secult. E, com isso, a cultura local só tende a crescer e se fortalecer, pois os grandes grupos surgem a partir dos pequenos. Cultura é investimento! É dando esse estímulo que faz com surjam novos grupos, quadrilhas e outros movimentos folclóricos. Somos artistas e estamos aqui adquirindo e trocando experiência no ramo da arte e da dança, mostrando cultura feita do povo para o povo”, afirmou Jordan de Lucca, coreógrafo do grupo cultural Forte da Catarina.

Quem também falou sobre o evento, especialmente sobre o impacto do mesmo na área  turística foi o secretário de Turismo, Haennel Farias. “A gente tá muito feliz com o resultado dessa festa. O grande público que recebemos de outros Municípios e Estados só nos confirmam que estamos no caminho certo e nos próximos anos teremos a oportunidade de investir ainda mais. E o mais importante é que os turistas vem aqui pelo evento, mas despertam a curiosidade de conhecer um pouco mais a nossa cidade e acabam ficando mais tempo e até voltando”.

Arraiá seguro e tranquilo – O Arraiá foi marcado pela organização e pela segurança oferecida a quem trabalhou e foi curtir os dias de festa.

“As noites de festa em Cabedelo foram muito tranquilas. A Polícia Militar se fez presente em todos os bairros onde tiveram eventos e também na Praça, onde ocorreu as maiores festividades. Até agora nenhuma ‘ocorrência de vulto’, nenhuma condução pra delegacia, nada que tenha comprometido nosso trabalho ou o evento”, destacou comandante da 6a Companhia Independente de Polícia Militar da Paraíba, Major Temóteo

Comércio aquecido – O Arraiá do Litoral voltou após dois anos de pandemia e mostrou a força que tem para o comércio e o turismo de Cabedelo. A festa aqueceu a economia, gerou renda para os cabedelenses e movimentou a cidade nos primeiros dias de festa.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Portos, cadastrou mais de 50 comerciantes para atuarem durante os dias de festa.

“Nós colocamos uma estrutura para atender 25 comerciantes que estão ofertando comidas e bebidas; mais de 20 ambulantes que trabalham só com carrinho ou cooler; 8 comerciantes que trabalham com drinks e coquetéis; e 6 espaços para os que instalam brinquedos infantis. Realizamos uma capacitação com a maioria deles e liberamos microcrédito para que muitos tivessem um capital de giro inicial para o período festivo. Além disso, auxiliamos dezenas de comerciantes que não foram contemplados nessa logística, mas que ainda conseguiram ficar ao redor da estrutura da festa, compreendendo que estamos vindo de uma crise econômica proveniente da pandemia de Covid 19 e todos precisam trabalhar. É assim o olhar dessa gestão municipal que apoia os comerciantes e também visa o atendimento das pessoas que vão prestigiar esse grande evento”, destacou o secretário Fernando Sobrinho.

Anexo à praça, o Casarão do Padre – Espaço Criativo recebe uma programação especial e a Vila do Cabedelo. Por lá, além de muito forró, há espaço para venda de comidas e artesanato. Para os comerciantes, os depoimentos se cruzam em elogios à organização e aos espaços disponibilizados na festa, e comemoração pelas vendas positivas.

“Só temos a agradecer pela estrutura que foi montada e pelo cuidado que tiveram com os comerciantes. E também por todas as orientações que nos foram passadas e pela segurança que temos no local de trabalho. A expectativa com as vendas foram todas superadas”, comemorou Tuane Ellen, que comercializa salgados e doces na Praça de Alimentação.

Festa Inclusiva e com saúde– Não foi só de festa e alegria que o Arraiá do Litoral 2022 foi feito. Saúde, consciência e o respeito também fazem parte da programação.

As Secretarias de Saúde (Sescab), Assistência Social (Semas) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) participaram ativamente nos dias da festa, promovendo testagem para Covid-19, panfletagem e abordagens sobre direitos das mulheres e das crianças e adolescentes.

A novidade desse ano foi o Espaço Acessível, instalado pela Semas. O local foi exclusivo e voltado às pessoas com deficiência e buscou inseri-las na festa de forma segura e confortável.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo

Paraíba

Maior evento religioso da PB, Romaria da Penha ocorre neste sábado e deve reunir milhares de fiéis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A tradicional Romaria da Penha, maior evento religioso do Estado, acontece neste sábado (23/11) em João Pessoa. Em um percurso de caminha com extensão de 14 quilômetros, milhares de fiéis participarão da 261ª edição da festa, que tem como tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e a amizade social”.

Programação

Os eventos começam às 16h30, com a Carreata de Nossa Senhora da Penha. A imagem da santa será conduzida do Santuário da Penha, localizado no bairro da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes*, no Centro da cidade.

A Romaria tem início às 22h, partindo da Igreja de Lourdes em direção ao Santuário da Penha. A caminhada, que atrai devotos de diversas cidades e estados, deve terminar por volta das 3h30, com a celebração de uma missa campal presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Caminhada de fé

A Romaria da Penha é uma manifestação de fé que atrai pessoas de todas as idades, reunindo famílias, grupos de oração e comunidades paroquiais. Os fiéis caminham em oração e cânticos, muitos carregando velas ou imagens da santa, criando um ambiente de emoção e devoção.

O evento, que acontece há décadas, é considerado uma das maiores expressões de religiosidade popular do país e celebra a intercessão de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Santuário e símbolo de proteção para os fiéis.

Continue Lendo

Paraíba

Sudene aprova liberação de recursos do FDNE para parques eólicos da PB e RN

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Sudene autorizou o pagamento de novas parcelas de financiamento, através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), para os parques eólicos Ventos de Santa Tereza 01 e Serra do Seridó II, IV, VI, VII e IX.

No total, a Diretoria Colegiada da autarquia aprovou o desembolso de R$ 70,8 milhões do fundo regional para estes empreendimentos que estão instalados no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

“O FDNE é um dos principais instrumentos de financiamento para a energia renovável na nossa área de atuação, atraindo investimentos para o setor. Nos últimos anos, quase que a totalidade dos recursos do fundo foi destinada ao financiamento de implantação de parques de energia solar e eólica, contribuindo para o papel de destaque que o Nordeste tem na transição energética”, afirmou o superintendente Danilo Cabral. Ele frisou que o Fundo é administrado pela Sudene e operado por instituições financeiras parceiras.

A empresa Ventos de Santa Tereza 01 investiu R$ 249,4 milhões no parque eólico de geração de energia no município de Pedro Avelino (RN). Desse valor, R$ 143,1 milhões foram financiados pelo FDNE, com projeto aprovado em 2022, dos quais já haviam sido liberados R$ 67,7 milhões.

A última aprovação foi referente à segunda parcela do financiamento. O projeto tem potência instalada de 41,3 MW de energia e vai gerar 90 empregos diretos e indiretos quando estiver em operação plena.

Os cinco parques eólicos Serra do Seridó, localizados no município de Junco do Seridó (PB), somam um investimento total de R$ 832,5 milhões, dos quais R$ 239 milhões são do FDNE.

Os valores liberados na última reunião da Diretoria Colegiada correspondem à quarta parcela do financiamento – no total, serão R$ 15,7 milhões. Essas unidades são da multinacional EDF Renewables e fazem parte do Complexo do Seridó, composto por 12 parques eólicos, que entraram em operação em julho do ano passado e têm capacidade total instalada de 480 MW.

O agente operador desses financiamentos é o Banco do Brasil. A Sudene conta com quatro instituições financeiras como agentes operadores do FDNE, além do BB. São elas Caixa Econômica Federal , Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Evolução, Banco do Nordeste (BNB) e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca a importância do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste para a região e reforça que a contratação de novos agentes operadores “fortalece a política de democratização de acesso ao crédito e contribui para uma maior interação com o setor produtivo, uma vez que essas instituições estão mais próximas da realidade local. “Essa ação está em sintonia com a aposta da Sudene em um diálogo mais efetivo que tenha, como consequência, a atração de novos negócios e a geração de emprego e renda”, afirmou.

Em fevereiro, foi assinado um protocolo de intenções para que o Banco do Estado de Sergipe (Banese) também passe a operar os recursos do FDNE. Para o diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, esse é um caminho para “democratizar os fundos regionais, que é uma orientação do Governo Federal, contribuindo para uma maior divulgação desse importante instrumento de ação, que é o fundo, e ampliando o acesso ao crédito”.

Heitor Freire falou sobre a importância do FDNE para o desenvolvimento regional. “Esse é um importante instrumento para a atração de investimentos para os 11 estados da área de atuação da instituição, com taxas bastante atrativas. Para 2024, há a disponibilidade de R$ 1,1 bilhão”, disse o gestor.

Continue Lendo