Nos acompanhe

Paraíba

Especialista da Unimed-JP orienta sobre prevenção e combate à hipertensão arterial; confira sinais

Publicado

em

Resultado silencioso do estilo de vida adotado por alguns indivíduos, a hipertensão arterial é um dos males crônicos mais recorrentes em todo o mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apenas no Brasil, a doença acomete aproximadamente 30% da população.

O cardiologista Ricardo Queiroga, responsável técnico da Unimed João Pessoa, explica que a hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Apesar disso, no entanto, a doença é modificável e, por este motivo, é também sinônimo de alerta e esperança para uma vida com hábitos mais saudáveis.

FATORES DE RISCO

            Ricardo Queiroga explica que os principais fatores de risco modificáveis são reflexo dos excessos cometidos ao longo da vida, como tabagismo, sedentarismo e estresse. Além das causas modificáveis, no entanto, há fatores fixos, nos quais não é possível interferir, são eles: idade e hereditariedade.
“Dependendo do estágio da doença, nos casos modificáveis, é possível tratar apenas com uma mudança de estilo de vida. Ao adotar hábitos mais saudáveis, a pessoa consegue controlar os fatores de risco para a hipertensão”, afirma o cardiologista.

COSTUMES SIMPLES

            Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que tanto a descoberta quanto o tratamento da hipertensão podem ser simples. Basta que as pessoas monitorem a pressão arterial regularmente, fazendo disso um hábito bimestral.

“Independentemente de ter sintomas ou não, o indivíduo precisa verificar a pressão para que o diagnóstico não se torne tardio e os órgãos-alvo sejam atingidos”, o cardiologista lembra que a saúde de olhos, rins, coração e cérebro se torna um foco quando o paciente é hipertenso. Isto acontece porque estes órgãos enfrentam um regime elevado de pressão e, ao longo do tempo, podem apresentar alterações graves em sua estrutura. “Em linhas gerais, é importante estimular a população para rotinas saudáveis, com caminhadas, redução do estresse e alimentação saudável. E é claro, falar do problema também é de fundamental importância”, aconselha Ricardo Queiroga.

SEIS SINAIS PARA FICAR ATENTO

            Para evitar a descoberta tardia da doença, o cardiologista do plano de saúde Unimed JP destacou os seis principais sintomas aos quais as pessoas devem estar atentas quando o assunto é hipertensão arterial. Quando houver identificação com um ou mais sinais, é importante que o paciente procure um médico, evitando assim maiores complicações.

Veja abaixo os sintomas:

  • Dores na cabeça e tontura;
  • Dor no peito;
  • Zumbido no ouvido;
  • Fraqueza;
  • Visão embaçada;
  • Sangramento nasal.

COMO EVITAR

  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Alimentação saudável;
  • Evitar fumar e ingerir bebida alcoólica;
  • Controlar o estresse;
  • Controlar doenças como diabetes e hipertireoidismo;
  • Consumir mais fibras.

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo