Nos acompanhe

Paraíba

MPPB expede recomendação para regularizar o trânsito em Cuité e Nova Floresta

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) expediu, nesta terça-feira (23), recomendação visando à adoção de medidas capazes de regularizar o trânsito em Cuité e Nova Floresta (a 250 quilômetros de João Pessoa). A recomendação foi expedida ao poder público dos dois municípios, ao Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), à Polícia Rodoviária Federal (PRF), às polícias militar e civil e aos condutores de veículos.

De acordo com o promotor de Justiça de Cuité, Dennys Carneiro Rocha dos Santos, a medida foi adotada devido ao descumprimento rotineiro de normas nacionais de trânsito nesses locais, o que coloca em risco inclusive a vida da população.

Dentre as irregularidades estão a condução de veículos por pessoas inabilitadas (inclusive crianças e adolescentes); o transporte de crianças menores de sete anos em motocicletas ou motonetas de forma totalmente insegura (em cima do tanque de gasolina, no colo ou dependuradas nos braços de adultos ou de outras crianças); a ausência do uso de capacetes; a existência de condutores dirigindo veículos sob o efeito de bebidas alcoólicas, em velocidade excessiva e com a realização de manobras imprudentes e inseguras e a circulação de automóveis sem placas e com suas características originais alteradas sem permissão legal, por exemplo.

Segundo o artigo 244 do Código de Trânsito, conduzir motocicletas, motonetas e ciclomotor sem usar capacete de segurança ou transportar passageiro sem o referido acessório, ou fora do assento da garupa colocado atrás do condutor ou em carro lateral, bem como transportar criança com idade inferior a sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança, consiste em infração administrativa considerada gravíssima, punida com suspensão do direito de dirigir. Essa conduta também implica em crime previsto no artigo 132 do Código Penal, cuja pena é de três meses a um ano de detenção.

O transporte interno e intermunicipal de passageiros não está imune a esses problemas. Nas duas cidades, ele é feito em carros e camionetas em desacordo com as normas de trânsito, já que passageiros são transportados em carrocerias, não usam cinto de segurança e é comum o excesso de passageiros nesses veículos.

A recomendação

Aos condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores foi recomendado o uso obrigatório de capacete, inclusive para os passageiros no banco da garupa, sob pena de serem penalmente responsabilizados pelo crime previsto no artigo 132 do Código Penal (perigo para a vida ou saúde de outrem).

Aos cidadãos em geral foi recomendado que se abstenham de dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação, sob pena de cometerem crime previsto no artigo 309 do Código de Trânsito. Também não devem permitir, confiar ou entregar a direção de veículos a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou direito de dirigir suspenso, a menores de 18 anos e a pessoa que, por seu estado de saúde física e mental ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo.

Já aos condutores de automóveis, foi recomendado o uso obrigatório de cinto de segurança, que evitem alterar as características originais do veículo sem a devida autorização legal, bem como dirigir veículos em mal estado de conservação que comprometam a segurança dos seus passageiros, sem placas de identificação e sem licenciamento.

Os condutores de carros, vans e camionetas devem usar obrigatoriamente o cinto de segurança, além de se absterem de transportar veículos lotados e pessoas em locais impróprios, sem cinto de segurança.

Ao comando da 3a Companhia do BPTran e à superintendência da PRF, foi recomendado que realizem operação conjunta ou não, e procedam blitzes periódicas para prevenir e coibir essas irregularidades.

Aos poderes executivos de Cuité e Nova Floresta foi recomendado que providenciem os atos normativos e executivos necessários para municipalizarem o trânsito. Por fim, ao comando do 9º Batalhão de Polícia Militar, foi recomendado a realização dos atos necessários para viabilizar a capacitação de policiais militares para que eles atuem como agentes de trânsito.

A recomendação ministerial deve ser cumprida imediatamente pelos poderes, caso contrário a Promotoria de Cuité adotará as medidas judiciais cabíveis.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de pessoas atípicas e, consequentemente, suas respectivas famílias que se sentiram atingidas.

Segundo Flávio, o ministro afirmou que Autismo é “problema” e que clínicas são “passeios na floresta“.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Sine-JP oferece 293 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza 293 vagas de trabalho a partir desta segunda-feira (25). Para esta semana, as funções que se destacam com maior número de oportunidades são atendente de lanchonete (25) e manobrista (20). Para se candidatar, é importante verificar algumas orientações, como grau de escolaridade, por exemplo.

Há, ainda, vagas para frentista (16), pedreiro (14), farmacêutico (10), atendente de farmácia (10), estoquista (8), balconista (8), atendente de loja (8), camareira de hotel (7), atendente balconista (7), marceneiro (7), entre outros.

Na lista de oportunidades desta semana, há vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD), como gesseiro, oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, eletricista auxiliar, bombeiro hidráulico e auxiliar de almoxarifado.

As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade, no endereço: www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/.

Serviço – O Sine-JP fica localizado na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 800 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816 vagas de emprego em 12 municípios do estado. Em João Pessoa, as oportunidades chegam a 281, enquanto as demais vagas são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Cabedelo, Mamanguape, Conde, Bayeux, Guarabira e Pombal.

O maior número de vagas em João Pessoa é para os cargos de ajudante de carga e descarga (20), carpinteiro, estoquista, mecânico de motociclistas, operador de caixa, pedreiro e vendedor interno (10 vagas para cada função). Além dessas, há vagas para motorista de ônibus rodoviário – médio completo, auxiliar de limpeza, atendente de lanchonete e servente de obras (seis vagas para cada cargo), recepcionista de mercadorias, embalador, a mão, operador de máquinas fixas, em geral e atendente de bar (cinco vagas para cada), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 137 vagas, com destaque para carregador e descarregador de caminhões (20), ajudante de obras (nove), vendedor porta a porta e empacotador a mãos (oito vagas cada função), consultor de vendas e repositor de mercadorias (seis vagas para cada cargo), açougueiro, garçom e auxiliar de cozinha (quatro vagas cada) e outras em diversas áreas.

No município de Santa Rita, serão ofertadas 125 vagas de emprego, entre elas aj. de carga e descarga de mercadoria (30), operador de caixa (18), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15), repositor – em supermercados (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.

Em Patos, serão 30 vagas distribuídas em várias funções: servente de obras, encanador e vendedor de comércio varejista  (cinco para cada função), conferente de carga e descarga de mercadoria, auxiliar de linha de produção e técnico de refrigeração – instalação (duas vagas cada), soldador, motorista de automóveis, auxiliar de logística, auxiliar de linha de produção, assistente administrativo, atendente de telemarketing e motorista de caminhão (uma vaga cada).

No Sine/PB de Cabedelo, as quatro vagas contemplam funções como auxiliar de armazenamento e pedreiro (uma vaga para cada) e embalador a mão (duas vagas). Em Sapé, serão 12 vagas – atendente de padaria, repositor de mercadorias e vendedor pracista (duas vagas cada cargo), ajudante de cozinha, pasteleiro, vendedor interno, motorista entregador e cozinheiro de restaurante (uma vaga para cada).

Em Guarabira, o Sine-PB vai ofertar 149 vagas para diversas funções tais como: costureira em geral (40), ajudante de carga e descarga de mercadoria e operador de caixa (30 vagas para cada cargo), atendente de padaria (15), auxiliar de estoque e motorista de caminhão (10), fiscal de loja – médio completo (seis).

No município do Conde, serão 40 vagas direcionadas para o cargo ajudante de carga e descarga de mercadoria – médio completo. Em Mamanguape, serão oferecidas quatro vagas – garçom, supervisor de operações logísticas, retificador de motores veículos e auxiliar de fabricação na indústria de artefatos de cimento (uma vaga cada cargo).

Em Bayuex, estarão disponíveis 13 vagas – quatro para auxiliar de logística – fundamental completo, três para vendedor interno – superior completo, duas para ajudante de carga e descarga de mercadoria, e uma para cada um dos cargos de gerente comercial, encarregado de estoque, assistente de vendas e balconista.

No Sine estadual de São Bento, serão disponibilizadas 20 vagas para funções como aj. de carga e descarga de mercadoria (10), operador de máquinas fixas, em geral (quatro), promotor de vendas, motorista entregador, atendente de lojas e vendedor – no comércio de mercadorias (uma para cada cargo). Em Pombal, uma vaga para agente de vendas de serviços – médio completo.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira  as vagas 
Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo