Nos acompanhe

Paraíba

SMS amplia rede de coleta de exames nos serviços de saúde de João Pessoa

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), por meio da Diretoria de Regulação, deu início à descentralização de exames laboratoriais, com objetivo de dinamizar o fluxo dos encaminhamentos de exames e proporcionar mais rapidez nos resultados. Com esta medida, os usuários poderão dirigir-se a um posto de coleta com os documentos necessários e fazer os exames solicitados pelo médico da rede municipal de saúde.

Com a nova determinação, a partir de 01 de fevereiro todos os usuários da Grande João Pessoa, com requisições de exames laboratoriais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), poderão ser encaminhados para um dos 38 postos de coleta distribuídos nos 5 distritos sanitários ou ao Laboratório Central (Lacen), localizado no Cais Jaguaribe, para a realização dos seus exames.

De acordo com o Secretário de Saúde Adalberto Fulgêncio, a descentralização garantirá o acesso espontâneo, sem necessidade de agendamento, a uma média de 150 mil exames por mês, reduzindo o tempo de espera para a realização dos exames com a comodidade de realizá-los em um mesmo local. “É uma forma de ampliar o acesso sem muita burocracia, de forma dinâmica e com a agilidade que cada caso e usuário necessitem. Estamos trabalhando intensivamente para garantir a assistência de forma integral”, ressaltou.

Para realização dos exames serão necessários a apresentação dos seguintes documentos: Requisição clínica de exames (emitida por um médico da rede SUS, com carimbo e assinatura do médico solicitante), cópias de RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Os exames que não são disponibilizados pelo Lacen Municipal serão regulados no próprio serviço para outros estabelecimentos da rede SUS, de João Pessoa.

De acordo com Patrícia Valadares Gusmão, diretora do Laboratório Central de João Pessoa, as demandas serão espontâneas, direto em um dos postos de coleta ou no Laboratório Central, em Jaguaribe. “Essas descentralizações serão apenas para exames de laboratórios. Os exames passarão a ter um fluxo mais eficiente e com mais rapidez, da coleta ao resultado”, explicou.

Ainda, segundo a diretora, os exames que não são realizados pelo Lacen serão encaminhados para rede privada e conveniada pela prefeitura. “Nós faremos as coletas e os laboratórios irão pegar no mesmo dia, com o prazo de três dias para entregar os resultados. Os resultados que feitos no Lacen, poderão ser acessados pelo site: www.lacen.joaopessoa.pb.gov.br”, completou.

Lacen – O laboratório realiza 150 tipos de exames de baixa, média e alta complexidade, de microbiologia, parasitologia, uroanálise, bioquímica, hematologia, hormônios, coagulação e alguns exames de saúde pública, como hepatite B e C. O serviço dá suporte aos serviços tanto da Atenção Básica como dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Além de usuários da Capital, o Lacen Municipal também atende usuários de outras regiões do Estado que se internam e fazem exames nos hospitais da Rede Municipal por conta da pactuação entre os municípios.

Em 2017, o laboratório da rede municipal realizou mais de um milhão de exames, de diversas especialidades. Por mês são aproximadamente 100 mil exames de diagnósticos.

Relação dos postos de coleta da rede municipal de saúde.

DISTRITO 1

USF CRUZ DAS ARMAS
ENDEREÇO: Av. Cruz das Armas, s/n – Cruz das Armas
USF NOVA CONQUISTA
ENDEREÇO: Rua Durval Coutinho, s/n – Alto do Mateus
USF SAUDE E VIDA
ENDEREÇO: Rua Mauricio de Almeida, s/n – Ernani Sátiro
USF SAUDE PARA TODOS
ENDEREÇO: Rua Marta da Luz, s/n – Novais
USF JARDIM SAUDE
ENDEREÇO: Rua Poeta Victor Hugo, s/n – Jardim Veneza

DISTRITO 2

USF VILA SAUDE
ENDEREÇO: Rua Engenheiro Sérgio Rubens de Albuquerque, – Cristo Redentor
USF ESPAÇO SAUDE
ENDEREÇO: Rua Horácio Trajano, s/n – Cristo Redentor
USF UNINDO VIDAS
ENDEREÇO: Rua Murilo Buarque, s/n – Cristo Redentor
USF JOAO PAULO
ENDEREÇO: Rua Adailson Nunes, s/n – João Paulo II
USF GROTAO
ENDEREÇO: Rua Severino Bento de Morais, s/n – Grotão
USF QUALIDADE DE VIDA
ENDEREÇO: Rua Bom Jesus, s/n – Rangel
USF MUDANCA DE VIDA
ENDEREÇO: Rua Joaquim Monteiro de França, s/n – Colinas do Sul
USF COLINAS DO SUL
ENDEREÇO: R. Apos. Clotilde Maria da Conceição – Gramame

DISTRITO 3

USF VERDES MARES
ENDEREÇO: Rua José Eustáquio da Fonseca, s/n – Cidade Verde
USF ROSA DE FATIMA
ENDEREÇO: Rua Oscar Lopes Machado, s/n – Valentina Figueiredo
USF CIDADE VERDE
ENDEREÇO: Rua Leopoldo Pereira de Lima, s/n – Mangabeira VIII
USF IPIRANGA
ENDEREÇO: Rua São Luiz, s/n – Valentina-I
CAIS MANGABEIRA
ENDEREÇO: Rua Romário C. de Morais, s/n – Mangabeira I
USF JOSE AMERICO
ENDEREÇO: Rua Oselmar de Castro Barreto, s/n – José Américo
USF QUATRO ESTACOES
ENDEREÇO: Rua Jurema Teotônio da Silva, s/n – Mangabeira VII
USF NOVA ESPERANCA
ENDEREÇO: Rua M. Arlindo Bezerra Camboim s/n – Mangabeira 4
USF INTEGRADA VALENTINA
ENDEREÇO: Rua Ministro Jose Queiroz Batista, s/n – Valentina

DISTRITO 4

USF ALTO DO CEU
ENDEREÇO: Rua João de Brito Lima Moura,216 – Mandacaru
USF ROGER
ENDEREÇO: Rua 19 de Março, s/n – Roger
UBS MANDACARU
ENDEREÇO: Av. Mascarenhas de Morais, s/n – Mandacaru
USF VIVER BEM
ENDEREÇO: Rua Maria Dias de Oliveira s/n – Treze de Maio
USF ILHA DO BISPO
ENDEREÇO: Rua Apolônio Sales de Miranda, s/n – Ilha do Bispo

DISTRITO 5

USF UNIDADE DAS PRAIAS
ENDEREÇO: Av. Olinda, s/n – Tambaú
USF SAO JOSE
ENDEREÇO: Rua Virgolino Florentino da Costa, s/n – Manaíra
USF ALTIPLANO
ENDEREÇO: Rua Prof. Emílio de Araújo Chaves s/n – Altiplano
USF PENHA
ENDEREÇO: Rua Francisco Lunga, s/n – Penha
USF BESSA
ENDEREÇO: Rua Marechal Hermes Fonseca, s/n – Bessa
USF BANCARIOS
ENDEREÇO: Rua Esmeralda Gomes Vieira, s/n – Bancários
USF TORRE
ENDEREÇO: Rua José Severino Massa Espinelly, 835 – Torre
USF SÃO RAFAEL
ENDEREÇO: Rua Jonatas Careca, 76 – Castelo Branco
USF CIDADE RECREIO
ENDEREÇO: Rua Projetada, s/n Quadra 104 – Lote 06 – Portal do Sol

Continue Lendo

Paraíba

Com a participação de 4.208 atletas, João Pessoa recebe os Jogos da Juventude a partir desta quarta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Começam em João Pessoa, Paraíba, nesta quarta-feira (13/11), os Jogos da Juventude Caixa, que prosseguem até o dia 28 de novembro.  O evento conta com a participação de 4.208 atletas, de 15 a 17 anos, que vão disputar 18 modalidades olímpicas. Os Jogos têm como pilares o fortalecimento da cidadania, igualdade de gênero e sustentabilidade, conciliando a formação esportiva, individual e cidadã dos jovens atletas.

São 2.113 mulheres e 2.095 homens na edição deste ano, vindos das 26 unidades da federação e mais o Distrito Federal. A maior parte das delegações terá número semelhante de atletas. A do Rio de Janeiro terá 176 atletas, São Paulo (174), Santa Catarina (172), Paraná (172), Pernambuco (171), Minas Gerais (168), Distrito Federal (168) vêm logo depois. Apenas o Acre (110) e Roraima (133) terão menos de 140 atletas.

“Vários atletas que disputam os Jogos da Juventude são beneficiários do programa Bolsa Atleta do MEsp. São futuros brasileiros de alto rendimento, que estão na base, se especializando e aperfeiçoando, visando chegar ao alto rendimento”, ressaltou a secretária de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques. Iziane destacou ainda, que os jogos promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) recebem recursos repassados pelo governo federal via leis das loterias.

“Estamos muito confiantes de que entregaremos um evento de altíssimo nível, contribuindo cada vez mais com a formação integral desses jovens e com a revelação de atletas para o esporte de alto rendimento”, diz Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

Com uma média de quase 30 técnicos por delegação e seis dirigentes, os Jogos da Juventude CAIXA deverão ultrapassar a marca de 5 mil membros de delegação, além de 558 árbitros, que também vêm dos estados e do DF.

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos do Quinto Constitucional declaram apoio a Harrison Targino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Doze advogados candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJPB), pelo Quinto Constitucional, declararam, nesta segunda-feira (11), apoio a Harrison Targino, candidato à reeleição como presidente da OAB da Paraíba.

Declaram apoio a Harrison e Janny Milanês, Romulo Palitot, Luiz Pereira, Douglas Beltrão, Fidelis, Chica Leite, Saulo Medeiros, Valdomiro Figueiredo, Nevita Luna, Claudecy Soares, Janayna Nunes, Cristina Alves Moreira e Thiago Leite.

“Fiquei muito feliz com essa confiança depositada em mim por estes advogados e advogadas que tão bem representaram a advocacia na disputa do Quinto Constitucional. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de continuar trabalhando e atuando em defesa da nossa classe e pelo fortalecimento da nossa Ordem”, disse Harrison Targino.

A disputa pela vaga de desembargador contou pela primeira vez com a paridade de gênero para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional. Harrison encabeçou essa luta e foi autor da resolução que estabeleceu o critério para a formação da lista com três homens e três mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

‘Operação Integridade’: Corregedoria da DPE divulga Nota Oficial sobre investigações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) divulgou uma ‘Nota Oficial’ sobre a ‘Operação Integridade’, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Polícia Civil e com o apoio da Polícia Militar, na segunda-feira (11/11), com objetivo de apurar possível desvio de finalidade na Defensoria Pública e em outras organizações.

As investigações apontam para indícios de que essas instituições estejam captando indevidamente clientes, em violação ao princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Gaeco, PC e PM investigam uso indevido da Defensoria Pública na PB e judicialização fraudulenta

Na ‘Nota’, a DPE informou que já abriu um procedimento administrativo para afastar temporariamente do cargo o defensor público da comarca de Guarabira que está sendo investigado.

A apuração será realizada com todo o rigor que a lei exige, incluindo o afastamento temporário do cargo durante as investigações”, garantiu o corregedor geral da DPE-PB, Coriolano Sá.

Clique aqui e confira a íntegra da ‘Nota Oficial’

Continue Lendo