Um total de 86 prefeitos de municípios paraibanos já confirmaram presença no “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios”, evento inédito promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), direcionado aos 223 prefeitos do Estado.
A solenidade acontecerá no próximo dia 17 e terá a participação da Secretaria do Tribunal de Contas da União (TCU) no estado da Paraíba.
O convite foi feito pelo Reitor Valdiney Gouveia ao secretário do TCU na Paraíba, Márcio Fernando Sueth da Silva, que realizou visita institucional à UFPB, nesta quinta-feira (09).
“O Reitor nos noticiou a respeito desse evento, para o qual foram convidados todos os prefeitos da Paraíba, dos 223 municípios, para debater como a Universidade pode ajudar o desenvolvimento regional do Estado. E nós ficamos muito felizes em receber esse convite, também, e estaremos aqui, participando, como ouvintes, para poder verificar o que a academia pode oferecer ao gestor municipal para melhorar o desenvolvimento socio-econômico da sua região”, disse Márcio Sueth.
O evento “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios”, no dia 17, terá sua programação a partir das 8h30 até às 17h30. O objetivo é demonstrar as potencialidades da UFPB no apoio a possíveis demandas ou necessidades dos municípios, também dialogando possibilidades de firmar convênios e parcerias entre as partes envolvidas para análise de solos, com o intuito de estimular e ampliar a produção agrícola.
Na programação, serão apresentadas pela UFPB propostas de potencialização do turismo, alternativas energéticas para o homem do campo, educação a distância, fortalecimento dos arranjos produtivos e caminhos para a internacionalização.
De acordo com o Prof. Adailson Pereira de Souza, do Laboratório de Tecnologia de Solos e Produtos de Origem Vegetal e Animal do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o momento será uma oportunidade ímpar que “permitirá uma interlocução direta da academia com os que representam a voz da sociedade”, afirmou.
Para o Prof. Adailson, no que se refere às comunidades rurais, é necessário demonstrar as competências da UFPB no atendimento a demandas específicas. A sua expectativa é de que encontros como esse passem a fazer parte da estratégia da Universidade de se fazer presente onde a sociedade mais precisa.
“Vejo essa iniciativa do atual Reitorado como de extrema importância. Precisamos mostrar quão preparada a Universidade está para atender a demandas específicas: análises laboratoriais e orientações devidas sobre o uso correto de insumos e produtos tendo em vista a maximização de sua produção”, exemplificou o docente.
Confira a matéria completa sobre o evento neste link.
Confira imagens: