A Escola do Teatro Bolshoi realiza no mês de junho uma turnê pelo Nordeste. Seis cidades recebem espetáculos, workshops e pré-seleções para novos alunos. São elas: Fortaleza, João Pessoa, Recife, Natal, Maceió e Salvador.
Em João Pessoa, a apresentação do espetáculo Gala Bolshoi acontece no dia 20 de junho, às 20h, no Teatro Pedra do Reino. O Gala Bolshoi é formado por variações de conhecidos e aclamados espetáculos do Balé, como “Don Quixote” e “Quebra-Nozes”, a beleza da “Melodia de Gluck”, e a ópera “Orfeu e Eurídice”, além da energia e da força das danças a caráter.
O primeiro ato traz, entre outros momentos, o solo “A Morte do Cisne”, do coreógrafo Fokine, de apenas dois minutos de duração, conta a história do último voo de um cisne, antes de sua morte. A coreografia exige tal capacidade de expressão, com dramaticidade e emoção de voo, que torna esta performance dificílima e de uma beleza única. O segundo ato é composto pelo balé contemporâneo Kaori, do coreógrafo William Almeida. Esse balé teve estreia em 2018 e desde então está no repertório da instituição. Um balé forte que exige concentração e desafia os bailarinos com sua movimentação rápida e precisa. O programa contempla ainda, coreografias que trazem todo o esplendor e técnica da arte da dança.
Ações na Turnê Nordeste
Além do espetáculo Gala Bolshoi, a Escola Bolshoi irá realizar em sua turnê workshops gratuitos e um processo de pré-seleção para novos alunos.
No dia 18 de junho, a partir das 9h, no Centro de Educação Integrada (CEI), acontece a pré-seleção de João Pessoa. As vagas são para candidatos de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 17 anos (conforme data de nascimento descrita no edital), com conhecimento em dança. Nesta etapa, da pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.
O objetivo é pré-selecionar bailarinos e bailarinas nascidas nos anos de 2005 a 2011. As inscrições para a pré-seleção têm uma taxa de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e podem ser feitas no site da Escola Bolshoi:
https://www.escolabolshoi.com.br/audicoes até 13 de junho.
Workshop
Também no dia 18 de junho, a partir das 14h30, acontecem 3 workshops gratuitos de dança clássica, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O Workshop é uma aula ministrada pelos bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil. Uma experiência única para quem faz dança e deseja conhecer o método Vaganova e sua aplicação dentro de sala de aula. Em João Pessoa serão workshops para iniciantes, intermediários e avançados. As inscrições são no site
www.escolabolshoi.com.br/worshops até o dia 16 de junho.
Espetáculo Gratuito para Rede Pública
No dia 21 de junho, às 15h, no Teatro Pedra do Reino, a Cia. Jovem Bolshoi Brasil volta a se apresentar para a Rede Pública de João Pessoa, de forma gratuita.
Escolas da rede pública de João Pessoa, já agendados previamente com a Secretaria de Educação, vão prestigiar um lindo espetáculo preparado especialmente para a ocasião. O espetáculo estimula o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro. Através desses estímulos e reflexões, a plateia se familiariza com a linguagem cênica.
A Escola Bolshoi tem uma parceria com Prefeitura de João Pessoa, onde realiza a pré-seleção de crianças do Município para estudarem na única filial do Bolshoi. Atualmente, 5 alunos de João Pessoa estudam na Escola Bolshoi por meio do convênio de bolsas de Estudos com João Pessoa.
Bolshoi Brasil
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está há 22 anos disseminando a cultura e a arte pelo Brasil. Com a missão de formar artistas e cidadãos, a Escola Bolshoi se orgulha pelos 70% de alunos formados que atuam na área da dança, nos palcos do Brasil e do exterior, fomentando o acesso à arte e levando o nome do nosso país, estado e cidade para o mundo.
Em 2022 a Escola Bolshoi tem 219 alunos, vindos de 20 estados brasileiros e 2 países. A instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Instituto J&F, Arcelor Mittal, Brascabos, Britânia, Whirlpool, Celesc, Ciser, Expresso São Miguel, Franklin Eletric, Nidec, Havan, União Química, Zanotti e demais Amigos que contribuem com a arte no país.
A Turnê Nordeste tem patrocínio do Ministério do Turismo, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Em João Pessoa, tem apoio da Prefeitura Municipal e da AD2M Comunicação.
Confira imagens: