Nos acompanhe

Negócios

Vida profissional: como a geração Y se relaciona com o trabalho

Publicado

em

O mercado de trabalho transforma-se de acordo com os profissionais que estão atuando dentro das empresas. Nesse sentido, uma pesquisa global liderada pelo join.me, ferramenta de colaboração online da LogMeIn, mostrou que os millennials representarão 75% da força de trabalho no mundo nos próximos dez anos.

Se utilizarmos esses dados de maneira analítica iremos perceber que em menos de uma década a “nova geração” já será maioria dentro das empresas, mas será que o mercado de trabalho está preparado para isso? O headhunter Marcelo Liutti comenta sobre o que a geração Y deseja em sua vida profissional.

 O que é importante para o Y na hora de se candidatar a uma vaga de emprego?

É importante salientar que a geração Y vem mudando historicamente, e é difícil taxarmos exatamente o que eles buscam. Falo isso por pensar justamente nos diferentes momentos de vida destes profissionais. Por exemplo, profissionais nascidos no início dessa geração (início da década de 80) normalmente estão em uma fase de vida de construção de família, alguns até já com filhos, e por isso, olham mais a questão da estabilidade na empresa e buscam um plano de carreira mais estruturado. Muitos destes profissionais hoje já ocupam cargos de lideranças em grandes empresas.

Já profissionais das próximas décadas (anos 90 e 2000), estão mais preocupados com questões como meritocracia, pensam em crescimento rápido, por isso, buscam empresas que tenham culturas que possibilitem essa ascensão mais acelerada. E isso se reflete até na mudança contínua de emprego, o que para seus pais era um tabu e até visto com maus olhos, para essa geração a mudança é uma necessidade constante em suas vidas e elas são vistas como grandes oportunidades.

Quando já está dentro da empresa, pensando em planejamento de carreira e oportunidades, o que essa geração procura em seu local de trabalho?

De novo, depende muito do momento de vida que este profissional está. Há aqueles que estão em um momento de vida de construção conjunta (família) buscam estabilidade. Isso muitas vezes pode estar atrelado à qualidade de vida, bom clima organizacional, um plano de carreira estruturado, mas acima de tudo, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É preciso atingir resultados, mas sem sacrificar todos os dias o tempo com a família. Enquanto isso, há profissionais no início de carreira, que buscam um crescimento acelerado, preocupam-se mais com seu próprio desenvolvimento e veem a questão da qualidade de vida sobre outra perspectiva: menos estresse no dia a dia, busca por espaços de descompressão, valorizam happy hour com seus times, já que são momentos em que podem fazer amigos e não só colegas de trabalho.

Algumas empresas e ambientes de trabalho oferecem ambientes divertidos, descontraídos e flexíveis para atrair os jovens. Até que ponto são ofertas reais e em que momento são apenas ilusões para fisgar e engajar essas pessoas?

Normalmente essas empresas constroem isso porque de fato querem melhorar sua avaliação para o mercado, e manter e atrair bons profissionais. Na maior parte das vezes não são ilusões, já que isso acabaria sendo um tiro no pé, uma vez que a geração Y não se sustenta em um emprego apenas por ser um emprego. Essa geração precisa de um propósito maior e precisa sentir que a companhia se importa com ela. Caso a empresa invista em áreas de descompressão apenas por investir, sem criar a cultura e motivadores para que seus funcionários as utilizem, isso acarreta rapidamente em um alto índice de rotatividade. Além disso, com esta era da tecnologia em que tudo se compartilha rapidamente, o mercado todo ficaria sabendo, fazendo com que uma coisa que, inicialmente tinha uma boa intenção, acabe se tornando um verdadeiro limitador de engajamento e de atração de bons e novos profissionais.

Quais cargos, setores e empresas estão mais preparados para receber essa geração? E por que estão preparados frente aos outros

Hoje as startups já nascem mais preparadas para recebe-los, pois muitas delas são criadas justamente por pessoas dessa própria geração. Não é que elas estejam mais preparadas frente as outras, mas é que elas já nascem com uma cultura mais aberta, mais informal, menos hierárquica e burocrática. Elas focam seus esforços em aliar qualidade de vida com alta performance. Diferentemente de empresas mais tradicionais, a exemplo as multinacionais de grande porte, em que a implementação de uma mudança de cultura e uma transformação tão rápida, são mais difíceis, já que isso envolve aprovações, diretrizes e mindsets globais.

Enquanto gestor de RH o que eu posso fazer para transformar a empresa e atrair essa nova geração?

Para transformar a empresa, não será simples, muito menos no curto prazo, pois uma mudança cultural requer tempo e acima de tudo, engajamento de todos os níveis de profissionais que já fazem parte da empresa. Mas existem ações que podem ser criadas e rapidamente podem ser implementadas para início dessa transformação.

Pode-se por exemplo ser na estrutura física. Cada vez mais as empresas estão apostando em baias compartilhadas, onde se misturam os acentos, do Menor Aprendiz ao CEO, e isso dá a conotação de igualdade na empresa, todos se sentem parte da mesma. Outra ação cada vez mais comuns, é a criação de áreas de descompressão, com jogos, cafés, poltronas confortáveis a fim de que os profissionais no pico de stress possam refrescar suas mentes.

O pacote de benefícios também é bastante avaliado e atrativo para a geração Y, e oferecimento de carro ou fretado para transporte, pagamento de curso de idiomas e/ou pós-graduação, auxílio creche, etc, tendem a ser um diferencial que esses talentos procuram na hora de mudar de emprego.

A questão cultural, talvez seja a mais importante para a criação de uma boa imagem no mercado, ambientes mais informais e menos hierarquizados, cultura que valore mais a meritocracia do que o tempo de empresa, são também ótimas opções de employer branding.

Por fim, os profissionais estão cada vez mais ligados a forma de trabalho, ou seja, empresas que possuem horários mais flexíveis, que dão autonomia de poder fazer home office 1x por semana, também são cada vez mais procuradas pela geração Y.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas apresenta a palestra “Oratória da Elegância” no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A educadora, comunicadora e influenciadora estará em João Pessoa na terça (26) de novembro

Cíntia Chagas, reconhecida como uma das professoras de português mais influentes do Brasil, estará em João Pessoa nesta terça-feira, 26 de novembro. Com quase 7 milhões de seguidores no Instagram, ela promete encantar o público no Teatro Pedra do Reino, às 19h30, com a palestra “Oratória da Elegância”. O evento aborda os elementos essenciais para uma comunicação refinada e impactante. Garanta já o seu ingresso no Sympla, com preços a partir de R$ 99,00.

Especialista em comunicação, Cíntia Chagas é reconhecida por sua irreverência ao abordar temas cotidianos com humor e profundidade. Combinando elegância e sofisticação a um humor ácido e inteligente, a palestrante revelará segredos para evitar gafes e utilizar a comunicação como uma poderosa ferramenta de sucesso pessoal e profissional.

Segundo o CEO do Clubjob Coworking, Daniel Pessoa, “somos o maior ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba, reunindo centenas de talentos em um só lugar. Por isso, trazer a palestra de Cíntia Chagas para João Pessoa é uma oportunidade enriquecedora, conectando ainda mais nossos membros a conteúdos valiosos e promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de todos”.

Sobre Cíntia Chagas
Cíntia Chagas é professora, comunicadora e autora dos livros “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento sem Erros de Português”, frequentemente entre os mais vendidos, refletindo seu sucesso e a relevância de seu trabalho na área de educação e comunicação. Conhecida por suas apresentações irreverentes e bem-humoradas, Cíntia acumula milhões de seguidores e já atuou como articulista da revista Forbes, levando seu conhecimento em palestras e cursos por todo o Brasil.

Cíntia Chagas | Oratória da Elegância | Data, horário e onde
Terça-feira (26) de novembro, às 19h30
Teatro Pedra do Reino – Rod. PB-008, Km 5, s/n – Pólo Turístico Cabo Branco
Ingressos a partir de R$ 99,00
Vendas online: https://www.sympla.com.br/cintia-chagas—oratoria-da-elegancia__2558301?d=Icaro
Informações: (83) 96000-0000

Continue Lendo

Negócios

Ninguém Dirá que é Tarde Demais: espetáculo com Arlete Salles ocorre este fim de semana em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após protagonizar a novela da Globo ‘Família É Tudo’, Arlete Salles volta aos palcos em turnê com o espetáculo ‘Ninguém Dirá que é Tarde Demais’. O evento chega em João Pessoa fim de semana (dias 22, 23 e 24 de novembro), com apresentações no Teatro Paulo Pontes.

Sucesso de público, visto por mais de 300 mil pessoas nas temporadas presenciais e online, o espetáculo tem emocionado a plateia por onde passa.

Na comédia, Luiza (Arlete Salles) e Felipe (Edwin Luisi) são vizinhos de prédio que se detestam. Sem conhecerem a identidade do outro, acabam se encontrando na rua e algo de inusitado acontece.

O texto original é de autoria de Pedro Medina, neto de Arlete, com quem contracena no espetáculo. A direção é de Amir Haddad. Além de Pedro, Alexandre Barbalho, filho da atriz, e o amigo Edwin Luisi, que acumula diversos prêmios em teatro durante seus mais de 50 anos de carreir, a também estão no elenco.

Idealizado pelos produtores Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam, a leve e divertida comédia pode estar em cartaz perto de você.

Clique nesse link e saiba mais sobre as datas

Continue Lendo

Negócios

Campus Festival terá shows de Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge e vasta programação cultural

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Campus Festival 2024, realizado este ano na Estação Ciência, é um dos maiores eventos multiculturais da região, reunindo uma programação diversificada que inclui shows musicais, palestras, oficinas, exposições, espetáculos, gastronomia e artesanato. Com foco em educação, tecnologia, meio ambiente e empreendedorismo, o festival busca promover o crescimento pessoal e profissional dos participantes, oferecendo uma experiência enriquecedora e inovadora para todos os públicos.

A programação musical desta edição será marcada por uma verdadeira mistura de ritmos e sonoridades, com mais de 10 horas de música ao vivo. No dia 7 de dezembro, o Campus Music contará com grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Os Paralamas do Sucesso, Maneva, KVSH e Rooftime no Palco Claro, garantindo momentos inesquecíveis para os amantes da música.

Além disso, os outros palcos do festival também trarão muita diversidade musical. No Parahyba Stage, o público poderá curtir apresentações de MeioFree, Gatunas, Macumbia e Recwave, que representam a música regional com muita força. Para quem gosta de música eletrônica, o Palco ElectricTower trará nomes como Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo, garantindo a festa com os melhores beats.
De acordo com Will Fonseca, fundador do Campus Festival, o evento vai muito além da música. “Todos os anos montamos um lineup com bandas de peso que se apresentam no sábado, dia de encerramento do festival. Esse dia dedicado todo a música, demos o nome de Campus Music.”

O festival também se destaca por suas iniciativas voltadas para o aprendizado e a inovação, como o Campus Academy, que esse ano terá um Hackathon sobre mudanças climáticas. De 4 a 6 de dezembro, jovens terão a oportunidade de se conectar com o universo empreendedor e desenvolver habilidades para resolver problemas reais, tudo com acesso gratuito. Paralelamente, o Campus Talks trará debates sobre inovação e oportunidades no mundo dos negócios, com palestrantes renomados como Adriana Barbosa, Val Donato e Fany Miranda, no dia 4 de dezembro.

Os criadores de conteúdo também encontrarão seu espaço no Campus Creators, que ocorre no dia 5 de dezembro, reunindo influenciadores e especialistas do mundo digital para discutir novas abordagens e tendências na produção de conteúdo. Entre os palestrantes confirmados estão Alê Oliveira, Geyson Palitot, Isis Oliveira e Alan Smith que compartilharão suas experiências e insights sobre o universo das redes sociais. Por outro lado, o Campus Comedy, programado para o dia 6 de dezembro, trará risadas com comediantes locais como Swami Marques e Linnyke Alves, proporcionando momentos de leveza e descontração.

O Campus Festival 2024 é uma realização da Pomar em parceria com a Luz Criações e se apresenta como um espaço dedicado à cena cultural da Paraíba, convidando todos a vivenciarem uma jornada de aprendizado, inovação e entretenimento. Sobre o festival, Claudia Araujo, Diretora da Pomar, ressalta: “Temos muito orgulho do Campus Festival. É um evento que vai além do entretenimento; ele celebra e preserva a rica cultura paraibana e transformadora para o público, conectando pessoas e ideias e valorizando as raízes culturais da nossa terra.”

Além das atrações culturais, o Campus Festival contará com um espaço gastronômico que celebra a culinária local, com a participação de renomados restaurantes. O evento também estará comprometido com ações de responsabilidade social, como a promoção da sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

Confira uma prévia da programação geral:

04/12 à 06/12
Campus Arts:

18h00 às 22h00: Campus Break Battle – B-Boy Perninha (Lucas Machado) Breaking Athlete. Competição de breakdance com premiação.
20h00 às 22h00: Música Regional – Seletiva de bandas regionais

05/12 Workshop Literário
15h00 às 18h00: Oficina de Leitura em voz alta.
18h00 às 19h00: Sarau poético

04/12 (quarta-feira)
Campus Talks:

16h00 – Mesa redonda – “O novo cenário da produção de conteúdo: a construção de vínculos com criadores e marcas” Debatedores: Val Donato, Fernanda Gonçalves e José Maria Mendes.
17h00 – Mesa redonda – “Empreendedorismo Afrocentrado” Debatedores: Adriana Barbosa e Fany Miranda.

05/12 (quinta-feira)
Campus Creators:

15h00 – Mesa redonda – “Parcerias: como conquistar e manter parcerias de sucesso” Debatedores: Geyson Palitot.
16h00 – Mesa redonda – “Pós-viral: Estratégias para manter a relevância pós conteúdo viralizado” Debatedor: Isis Oliveira.
17h00 – Mesa redonda – “O começo: Desafios para construção de uma comunidade” Debatedor: Alê Oliveira e Alan Smith.

06/12 (sexta-feira)
Campus Comedy:

20h00 às 22h00: Standup Comedy com Swami Marques e Linnyke Alves.

07/12 (sábado)
Campus Music:

Palco Claro: das 17h00 às 04h00
Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge, Rooftime e KVSH.

Palco Parahyba Stage:
Macumbia, Recwave, Gatunas e Pedro Faissal & O Meiofree.

Palco EletricTower:
Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo.

Para garantir sua participação no Campus Music 2024, adquira seus ingressos online pelo site www.campusfestival.com.br ou em pontos físicos nas unidades das Lojas Furtacor. Não deixe para depois: os ingressos estão voando! Venha vivenciar uma experiência imperdível repleta de música, aprendizado e cultura vibrante. Garanta seu lugar nessa festa incrível, esperamos você lá!

SERVIÇO
Campus Festival 2024
Data: 4 a 7 de dezembro de 2024
Local: Estação Ciência – Avenida João Cirillo da Silva, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa – PB

Continue Lendo