O esporte é cada vez mais um aliado da edução na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito Cícero Lucena foi até a Escola Cônego João de Deus, nos Expedicionários, para duas ações neste sentido: lançar mais um núcleo do projeto “Futebol de Rua na Escola” e reconhecer os alunos pelos seus resultados nos Jogos Internos Escolares.
“É muito bom poder formar esta parceria com o ‘Futebol de Rua’, que já possui um núcleo aqui e tomam a cidade como referência. Queremos trazer para João Pessoa a representação deste instituto no Norte e Nordeste para que cada vez mais o esporte seja estimulado como formação e descoberta de talentos”, afirmou Cícero.
O projeto irá atender 100 crianças e adolescentes, de 7 a 13 anos, no período da tarde com atividades que contemplam práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores, e serão realizadas na Escola Municipal Conego João de Deus. As atividades acontecem no contraturno das aulas, de segunda a sexta-feira.
Esse será o segundo núcleo na cidade. O primeiro começou a funcionar no ano de 2021, na Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, no Bairro das Indústrias, em parceria com a empresa Deca/Dexco, onde atende mais 90 crianças.
A metodologia alia aulas de Formação Humana ao futebol no qual a regra número um é o Fair Play, onde o gol vale menos que o drible e os alunos são os árbitros de seus próprios jogos. Com isso, é estimulado o diálogo com conteúdo e o protagonismo em todos os momentos.
“A primeira experiência em João Pessoa foi fantástica e estamos muito felizes por retornarmos enquanto instituto para atender mais crianças. Queremos contribuir com uma mudança de comportamento e compartilhar com os órgãos públicos uma experiência de mudança social a partir da educação”, afirmou o coordenador do “Futebol de Rua na Escola”, Eber Cristian Dartora.
Premiação – A solenidade também foi oportunidade para o reconhecimento dos estudantes da Escola Cônego João de Deus pelos Jogos Internos Escolares. Cerca de 50 unidades de ensino participam, até o dia 23 de junho, dos Jogos Internos Escolares onde irão disputar as seguintes modalidades: baleado, futsal, atletismo, voleibol, handebol, xadrez, judô, tênis de mesa, salto em distância, cabo de força, gincana esportiva, entre outros. Na unidade desta quinta, os alunos participaram de atletismo, futebol de salão e baleado.
A secretária municipal da Educação, América Castro, destacou que os jogos não eram realizados há cerca de dez anos na Capital. “É uma atividade que lembra a época em que fui professora da rede pública. Vemos uma alegria muito grande dentro da unidade em relação a essas competições sadias e trazemos como orientação do prefeito que quer o esporte de volta”, afirmou.
“Isso é um marco para a Educação de João Pessoa. Realizar jogos desse nível com toda essa premiação e com os materiais que as escolas e os professores de Educação Física receberam nunca vimos isso na rede”, disse o diretor da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise) da Sedec, Theodan Stephenson.
Sobre o Futebol de Rua – Desde sua criação, em 2006, a organização sem fins lucrativos já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes, atuando nas cinco regiões do Brasil. Com sede principal em Curitiba, Paraná, hoje ele atua em 73 núcleos, 59 cidades e 20 estados, atendendo aproximadamente 7.500 meninos e meninas, entre 8 a 17 anos, em diversos projetos sociais.
A parceria da Deca/Dexco com a Prefeitura de João Pessoa acontece por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Confira imagens: