Nos acompanhe

Paraíba

Julgamento de Lula concentra 10% das menções do Twitter na Paraíba

Publicado

em

Entre a meia-noite e as 15 horas desta terça-feira, as discussões em torno do o julgamento do ex-presidente Lula no TRF-4, que acontece nesta quarta-feira, 24, somaram 125,6 mil menções no Twitter, mostra levantamento feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (Dapp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com exclusividade para o Broadcast. Na segunda-feira, as postagens sobre o tema chegaram a 225,6 mil, de acordo com reportagem de Caio Rinaldi, do Estadão.

Esses dados mostraram que nos dois últimos dias o assunto cresceu no interesse dos internautas. De acordo com o Dapp, entre os dias 16 e 19, o mínimo de posts sobre o tema em um dia foi de 97,4 mil e o máximo, de 117,9 mil.

As publicações medidas pela FGV contemplam o julgamento – que foi citado diretamente em 50,6 mil, ou 40% das postagens desta terça-feira – e também manifestações de apoio e contra Lula; articulações do PT e da oposição sobre o assunto; o processo julgado por Sérgio Moro; o apartamento no Guarujá; e a delação da OAS. As repercussões políticas e eleitorais do resultado desta quarta-feira também foram incluídas no levantamento.

Ao longo da última semana, muitas hashtags de apoio e contra Lula foram usadas por diferentes grupos no Twitter. Desde essa segunda-feira, no entanto, os números mostram que duas delas passaram a concentrar boa parte do engajamento opinativo sobre o julgamento do ex-presidente, nesta quarta-feira. A #condenatrf4, identificada em 30 mil postagens e contrária ao ex-presidente. A favor de Lula, os posts concentraram-se na #EleiçãoSemLulaÉFraude – considerando suas variações de acento, maiúsculas e ortografia -, usada em 25 mil tuítes.

“As discussões sobre o triplex atribuído ao ex-presidente são destacadas em 8% das menções ao julgamento, e a possível prisão de Lula citada por 5% das publicações”, acrescenta o levantamento.

As menções à mobilização de militantes pró-Lula somam 4,4 mil, a maioria de conteúdo jornalístico, a partir do acompanhamento que a imprensa está fazendo da preparação de Porto Alegre para o julgamento. Além disso, há também o engajamento partidário de lideranças do PT, como Gleisi Hoffmann e a deputada petista Maria do Rosário, do Rio Grande do Sul.

Entre os Estados da Federação, São Paulo lidera as publicações com 26%, seguido por Rio de Janeiro (15%) e Rio Grande do Sul (10%). “Mas os Estados do Nordeste são os que, proporcionalmente, mais falam sobre o tema: no Sergipe, 12,3% de todas as menções geolocalizadas no Twitter são sobre o julgamento de Lula, enquanto na Paraíba a proporção é de 10%, na Bahia, de 8%, e no Piauí, no Amapá e no Ceará, de 7,7% cada, assim como no Distrito Federal”, afirma a FGV.

O diretor do FGV/Dapp, professor Marco Aurélio Ruediger, explicou que o levantamento é feito a partir de um acompanhamento em tempo real das manifestações na rede, aplicando critérios de composição e sintaxe linguística para monitorar o comportamento dos internautas. “Os dados mostram questões muito interessantes e chamam a atenção sobre como o nome de Lula segue sendo um divisor de águas no País”, avalia.

Ruediger pontuou que as eleições deste ano terão repercussões importantes não apenas durante o próximo mandato presidencial, mas “nos próximos dez anos”. “O levantamento mostra como o engajamento das pessoas com a eleição está acontecendo não só nas ruas, mas nas redes também”, declarou.

Em comparação a outros temas de destaque no noticiário desta terça, o julgamento de Lula está concentrando volume expressivo de manifestações no Twitter. Embora seja tema de público mais restrito, o Fórum Econômico Mundial de Davos, mereceu apenas 1.587 tuites até agora a tarde desta terça, de acordo com a própria plataforma digital. A declaração do jogador Dudu do Palmeiras, sobre sua permanência no time, esteve presente em mais de 28 mil mensagens.

Continue Lendo

Paraíba

Corajoso: em vídeo, Tárcio Teixeira provoca Carlão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Tárcio Teixeira, candidato a vereador pelo PSol, publicou nesta segunda-feira (23) em suas redes sociais, um vídeo em resposta aos ataques do vereador Carlão. Na publicação, Tárcio também provoca Eliza Virgínia, o prefeito de Cabedelo, Victor Hugo, e o deputado estadual Walber Virgolino. “Imagina, não sou parlamentar e esse pessoal já está extremamente aperreado. Coragem, de enfrentar? Isso é uma coisa que eu tenho!”

Usando o plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Carlão do Bem declara impropérios contra Tárcio, o chamando de “cretino, canalha e seboso”, além de acusar, falsamente, o candidato de apoiar traficantes. “Não sendo parlamentar a gente já incomoda, imagina quando chegarmos na Câmara!” ironiza Tárcio.

“Por onde passamos, levamos nossa mensagem de resistência e enfrentamento. Em uma cidade que cada vez mais tenta silenciar quem luta, seguimos firmes na defesa de uma João Pessoa para todes. A extrema direita pode até gritar, mas gritos não nos intimidam, e processos não nos silenciam. Nossa coragem é construída com o povo, e juntos vamos fazer história”, diz o candidato do Psol em sua publicação.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra quase 600 denúncias eleitorais de acordo com plataforma Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta segunda-feira (23/09) um total de 592 (quinhentas e noventa e duas) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

CAMPINA GRANDE 90
JOÃO PESSOA 73
BAYEUX 35

 

SANTA RITA 29

Continue Lendo

Paraíba

Carreata de Alexandre Inocêncio mobiliza eleitores no bairro Valentina, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Alexandre Inocêncio (PL), realizou carreata neste domingo (23/09) e mobilizou eleitores do bairro Valentina de Figueiredo, localizado na Zona Sul da Capital.

O evento contou com a presença do candidato à Prefeitura pelo partido, Marcelo Queiroga, e o deputado estadual e candidato em Cabedelo, Wallber Virgolino (PL). Alexandre atua como chefe de gabinete de Wallber na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

“Meu povo, vocês são incríveis. De coração agradeço o apoio de todos vocês, não tem sido nada fácil, mas com a força de Deus e a vontade do povo vamos vencer!”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo