A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Conselho Municipal de Educação de Campina Grande participou, na manhã desta quarta-feira, 11, da IV Conferência Nacional de Educação (Conae) – Etapa Municipal, que tratou do tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral.
A conferência acontece em diferentes etapas complementares, nas esferas municipal, estadual e nacional. As deliberações no âmbito municipal são de extrema relevância, pois permitem definir estratégias e prioridades para a área da Educação, que deverão ser colocadas em prática por meio de políticas públicas alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE).
Antes de se iniciarem os trabalhos do encontro, foram realizadas apresentações culturais do cantor e instrumentista campinense Nel e do projeto “Capoeira nas escolas”, programa criado em 2007, fruto de parceria entre a Seduc e a UCPB – União dos Capoeiras do Planalto da Borborema, atuante nas unidades escolares do município.
Na sequência, compuseram a mesa de honra, Socorro Siqueira, secretária executiva de Educação de Campina Grande, Moisés Alves, coordenador do Fórum Municipal de Educação, Sônia Matias, presidente do Conselho Municipal de Educação, Mônica Cristina, representante do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) e Temístocles Bastos, representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.
A secretária executiva de Educação de Campina Grande, Socorro Siqueira, citou a Conferência como um momento agregador para a educação e as ações referentes ao setor.
“A Conferência Municipal de Educação é um espaço democrático e de grande importância para a construção de políticas públicas voltadas para a educação com perspectiva inclusiva, com equidade e qualidade. A discussão contribui para a preservação da qualidade da Educação Pública”, citou Socorro.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Sônia Matias, reiterou a importância da repercussão do evento no que diz respeito ao âmbito nacional. “É um evento de extrema relevância, tendo em vista que o novo documento definido aqui vai dar subsídio ao novo plano municipal de Educação, este que pos sua vez é o maior documento que rege a organização de Educação do Brasil”, ponderou.
A Conferência Nacional de Educação (Conae) é realizada a cada quatro anos e representa um espaço democrático, aberto e articulado entre o Poder Público e a sociedade, para promover o desenvolvimento da educação nacional.
Confira imagens: