O prefeito Bruno Cunha Lima assinou na manhã desta quarta-feira, 11, o Termo de Colaboração Técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a implantação do programa Mães do Brasil no Município. Na mesma solenidade, já eleita embaixadora nacional do programa no Nordeste, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima e o prefeito assinaram o certificado de colaboração técnica. Campina Grande foi o primeiro município brasileiro a se cadastrar no Programa Mães do Brasil.
O ato solene ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Bispo, contando com a presença de Ysabelle Castro, coordenadora nacional de Atenção à Maternidade e Gestação, que também firmou os documentos que selam a parceria do Município com o governo federal.
O Programa Mães do Brasil consiste em uma estratégia de proteção integral à gestante e à maternidade, com a proposta de articular e desenvolver políticas públicas voltadas à promoção da dignidade da mulher enquanto mãe. Entre os objetivos, constam ainda a garantia dos direitos da criança nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável.
Outra finalidade do programa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é o reconhecimento do valor da maternidade para o bem comum, a fim de amparar as mulheres no exercício integral da maternidade, desde a concepção até o cuidado com os filhos; e o fomento à inserção e reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação trabalho-família e a equidade e corresponsabilidade no lar.
Pronunciamentos
Em seu pronunciamento, Bruno destacou que a gestão tem um olhar e cuidados especiais para todas as pessoas e, por isso, Campina Grande não poderia ficar fora de mais este programa federal.
“De fato, muito mais que a preocupação com obras, cuja importância reconhecemos, temos como meta a permanente qualificação dos nossos serviços em prol da população em geral, especialmente dos segmentos mais carentes”, afirmou.
Bruno ainda lembrou que a ação da prefeitura não se limita à assistência social, pois todos os setores da máquina administrativa trabalham em ações, projetos e obras para favorecer às mães campinenses e seus filhos, destacando o empenho para a construção de creches e escolas, sobretudo em áreas carentes de maior atenção na área educacional.
Além do prefeito, a primeira-dama, Juliana, fez um emocionado discurso. Psicóloga de formação e grávida do primeiro filho, Juliana lembrou ter abraçado a causa das mulheres como uma das pautas de seu trabalho ao lado do marido.
“As gestantes e mães precisam de todo o suporte para uma vida digna e, assim, possam exercer a maternidade de forma plena, o que vai ser fator fundamental para beneficiar toda a sociedade”, destacou.
Reconhecimento
Já Ysabelle Castro, coordenadora nacional de Atenção à Maternidade e Gestação, parabenizou toda a equipe da Prefeitura por abraçar mais uma importante ação social. Ela fez questão de render homenagens ao Programa Colo de Mãe, implantado no Município, que tem sido reconhecido como de elevado nível de excelência e deverá ser adotado em todo o Brasil, tomando-se por base o modelo executado em Campina Grande.
Por sua vez, a secretária nacional da Mulher, Ana Reis, por transmissão online, fez saudação aos presentes à solenidade, tendo registrado o seu contentamento em ver a cidade avançar em políticas públicas voltadas ao segmento feminino.
Também fizeram discursos Talita Lucena, coordenadora municipal executiva da Mulher, e o secretário de Assistência Social, Valker Neves, que relatou todo o esforço dos que fazem o governo municipal para amparar ao máximo segmentos sociais antes esquecidos, mas que, agora, são beneficiadas com políticas concretas de inclusão social.
Presenças
Também presentes os secretários Gilbran Asfora (Chefia de Gabinete), Raymundo Asfora Neto (Educação), Giseli Sampaio (Cultura) e Larissa Almeyda (Ciência e Tecnologia); Anneliese Cunha Lima (voluntária social); Márcio Melo (presidente da Urbema) e Marli Castelo Branco (coordenação da Mulher). Além dos secretários, compareceram os vereadores Ivonete Ludgério, Hilmar Falcão, Saulo Germano, Saulo Noronha, Alexandre do Sindicato, Rostand Paraíba, Janduy Ferreira, Waldeny Santana, Luciano Breno, Frank Alves, Dinho Papaléguas, Rui da Ceasa, Aldo Cabral e Carol Gomes.