Nos acompanhe

Paraíba

Eleições na FPF-PB: juiz determina republicação de edital e que pleito seja conduzido por comissão

Publicado

em

O juiz Onaldo Rocha de Queiroga, da 5ª Vara Cível de João Pessoa, determinou, nesta quarta-feira, que seja publicado um novo edital para a eleição na Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) e que este seja conduzido unicamente pela comissão eleitoral. Ele acatou parcialmente o pedido do empresário Arlan Rodrigues, que pretende se lançar como candidato de oposição, e dos clubes Spartax e Força Comunitária.

O pedido incluía o afastamento da atual presidente, Michelle Ramalho, mas este acabou sendo indeferido pelo juiz. Ele também manteve a comissão eleitoral já designada para o processo. Na prática, o magistrado entendeu que o pleito deverá ser conduzido pela própria comissão e, com isso, determinou a publicação de um novo edital para as eleições.A chapa Avante Paraíba, encabeçada por Michelle Ramalho, teve o apoio de 50 das 56 entidades filiadas à FPF-PB. Com a decisão do juiz, haverá um novo processo, que inclui um novo registro de chapa. Se mantiver o número de adesão, a atual presidente impedirá o lançamento de uma chapa de oposição, já que o estatuto da federação determina que ela seja subscrita por oito clubes profissionais e oito amadores.

Antecipação do pleito

Um dos argumentos utilizados por Arlan Rodrigues e pelos clubes Spartax e Força Comunitária para entrar com a ação na Justiça foi justamente o fato de a eleição ter sido antecipada. Como o pleito que elegeu Michelle Ramalho para a presidência da FPF-PB aconteceu no dia 29 de setembro de 2018, a oposição entendia que o processo não poderia começar antes de 29 de maio de 2022 — já que há uma previsão de quatro meses de antecipação.

A oposição também queria o afastamento de Michelle Ramalho e a posse como presidente do vice mais idoso, que é Marcílio Braz. O pedido, no entanto, foi negado, e Michelle segue no comando da FPF-PB até a marcação da nova data da eleição.

O advogado da FPF-PB, George Ramalho Júnior, viu com tranquilidade a decisão do juiz e disse que não há problema em iniciar um novo edital, conduzido pela comissão eleitoral. Sobre uma possível irregularidade no pedido de antecipação da eleição, ele lembra que há essa previsão no estatuto, e que foi um pedido feito por três quartos dos filiados.

A tendência é que a comissão eleitoral, presidida por Vantuil Gonçalves Júnior, e tendo como membros Pedro Freitas Teixeira e Nikolas Salvador Bottós, determine uma nova data para a eleição, provavelmente depois do dia 29 de maio. Antes disso, um novo edital será publicado para o registro de chapas.

Decisão do juiz
De acordo com o despacho do juiz Onaldo Rocha de Queiroga, as eleições previstas para o dia 23 de maio estão suspensas, e um novo edital deve ser publicado, assinado pela Comissão Eleitoral. O juiz também entendeu que deve ser respeitada a data mínima para o pleito — ou seja, após o dia 29 de maio de 2022.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo