Nos acompanhe

Paraíba

“A virtude está está no meio”, defende Bruno Farias sobre cenário político nacional

Publicado

em

O vereador Bruno Farias (Cidadania) rechaçou os extremos e defendeu ‘a virtude do meio’, no que se refere ao cenário político nacional. O parlamentar foi o segundo orador na sessão ordinária desta terça-feira (3), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Aristóteles estava certo: a virtude está no meio. A virtude no nosso comportamento pessoal e nas nossas posturas públicas está no centro, no equilíbrio. Fico preocupado quando vejo forças antagônicas se digladiando, porque quem está no meio delas é a população brasileira, que se sente espremida, sufocada e que pede socorro. O que quero para o meu país não é a extrema direita ou a extrema esquerda, são homens públicos que possam dialogar com a esquerda e a direita em favor da população. Chega de extremos e radicalismos”, defendeu o parlamentar.

De acordo com Bruno Farias, é preciso que o próximo governo represente a diversidade existente no país. “Quero que o governo do meu país represente todas as cores, a diversidade das riquezas, dos problemas, com a multiplicidade dos obstáculos que temos que ultrapassar, é isso que merece o povo brasileiro”, afirmou o parlamentar, acrescentando que não quer um governo de corrupção, de intolerâncias.

“O Brasil necessita de um governo que esteja conectado com o século XXI, que respeite as identidades de gênero, os pensamentos contrários. Que faça da administração uma balança, equilibrando os interesses difusos, coletivos e muitas vezes conflitantes que pairam sobre o horizonte nacional. Precisamos de um governo que possa estimular a iniciativa privada, diminuir a carga tributária, pois só assim a gente consegue criar empregos. Mas que não se esqueça do olhar social na educação, na saúde, na segurança pública”, explicou.

Para o parlamentar, que se considera otimista, a solução está no centro, com a criação de outras vias alternativas às extremas direita e esquerda da política. “Espero que o centro democrático, em uma grande coalizão de forças, possa apresentar um nome que apresente a virtude que reside no meio, e não nas pontas”, destacou, enfatizando que, na vida pública, se considera ‘radical do centro’.

Marcos Henriques (PT) concordou com o parlamentar, afirmando que o governo petista teve respeito por todas as classes sociais. “Não acredito que o governo Lula seja extremista. Tanto que chamou Geraldo Alckmin para compor sua chapa, tendo a dimensão de que não se governa só, se governa com os diferentes, debatendo uma linha de igualdade social. Em concepção de governo, concordo plenamente com vossa excelência, nos preceitos importantes para uma sociedade justa e igualitária”, declarou.

Também concordando com Bruno Farias, porém com o pensamento diferente, o vereador Carlão (PL) afirmou que é preciso união. “É uma importante pauta, a ideia de conciliação e mediação, de unir direita, esquerda e podar os extremos. Concordo que o equilíbrio está no centro, mas é preciso entender que direita, esquerda e centro caminhando para o bem da cidade e da Paraíba a gente vence muito mais”, declarou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Em Brasília, governadores se reúnem com Lewandowisk e debatem sobre PEC da Segurança Pública

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) participou, na quinta-feira (28/11), no Palácio do Buriti, em Brasília, do 10º Fórum Nacional de Governadores. O encontro contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, oportunidade em que foi debatida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Durante a reunião, o ministro afirmou que o governo federal está à disposição para receber propostas dos governadores à PEC e destacou a importância do intercâmbio de informações com os gestores estaduais.

Um novo encontro com os governadores foi marcado para o início de dezembro, com a apresentação de novas sugestões, com o objetivo de fortalecer o combate ao crime organizado no país.

Dentre os pontos previstos na PEC estão a constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública e da Política Penitenciária e a criação de um Conselho Nacional de Segurança Pública, com a presença de estados e municípios.

Continue Lendo

Paraíba

Projeto-piloto para promoção da paz nas escolas é implantado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Centro Judiciário de Justiça Restaurativa de Campina Grande (Cejure-CG) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, se uniram para implantar um projeto-piloto que levará ações às escolas no sentido de promover a cultura da paz entre a comunidade escolar. O projeto deve ser iniciado em fevereiro de 2025 e será voltado aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

As definições aconteceram na segunda-feira (25), durante reunião entre a coordenadora do Cejure, juíza Ivna Mozart, o secretário de Educação de Campina Grande, Raimundo Asfora Neto, e a gerente de projetos da prefeitura, Fabíola Alessandra Gomes Gaudêncio, na sede do Centro. A magistrada informou que durante o encontro já foi iniciado o planejamento para logística da operacionalização das ações.

“A escola, como ambiência comunitária primeira de crianças e jovens, mostra-se como um terreno fértil para o desenvolvimento da cultura da não violência. Oferecer práticas restaurativas no ambiente escolar é, sobretudo, realizar um investimento no futuro e no presente. Investimento este que, certamente, impactará positivamente na redução de situações conflitivas remetidas para o Poder Judiciário”, ressaltou a juíza Ivna Mozart.

Durante a reunião, foi apresentado o Projeto: ‘Práticas Restaurativas nas escolas: um olhar coletivo em prol da promoção da cultura de paz e cidadania’, idealizado pelas mediadoras de conflitos, facilitadoras de círculos de construção de paz e advogadas, Joselma Lacerda, Lúcia Queiroz e Tatianne Lacerda. Elas também estavam presentes na reunião, com a servidora do Cejure, Giselda Vidal de Lima.

O projeto consiste na implementação de um programa de práticas restaurativas nas escolas por meio de diagnóstico preliminar do ambiente escolar, realizado através de visitas in loco para identificação dos gargalos mais conflituosos no aparelho educacional, realização de oficinas entre a comunidade escolar e aplicação de um Ciclo de Círculos de Construção de Paz com o intuito de prevenir e resolver conflitos, fortalecer as relações interpessoais e promover um ambiente de respeito mútuo e inclusão.

“Entendendo o conflito como uma condição inerente à condição humana e que precisa ser visto como forma de aprendizagem e transformação, e sendo o ambiente escolar um espaço de convivência social e formação cidadã, o presente projeto pretende, através das práticas restaurativas, promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor como forma de prevenção e redução das formas de violência”, ressaltou Joselma Lacerda.

Ela explicou, ainda, que, o projeto se coaduna com o que já estabelecem os incisos IX e X art. 12  da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), quando apontam que os estabelecimentos de ensino devem promover ações destinadas à cultura de paz e medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, em especial o bullying.

Continue Lendo

Paraíba

8ª edição do Fórum Paraibano de Gestão Pública debate governança digital e inovação no setor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), promoveu, nesta quinta-feira (28/11), a 8ª edição do Fórum Paraibano de Gestão Pública que teve como tema “Governança Digital na Gestão Pública”.

O evento, reconhecido como o maior de gestão pública da Paraíba, reuniu especialistas e autoridades para trocar experiências e fortalecer as administrações municipais, promovendo inovação e eficiência.

Destacando os avanços e desafios da transformação digital no setor público, o secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, deu detalhes da implantação de novas tecnologias na administração pública que beneficia população e gestão.

Confira:

Continue Lendo