Nos acompanhe

Paraíba

Dia da Criatividade: Campina Grande é reconhecida mundialmente pelo seu poder criativo

Publicado

em

Historicamente lembrado como o Dia de Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, o dia 21 de abril é também reconhecido oficialmente como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação A data foi reconhecida em 2017, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

E Campina Grande, lógico, tem motivos de sobra para comemorar já que, desde novembro de 2021, passou a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, em Artes Midiáticas, sendo , inclusive, a primeira cidade do Brasil e a segunda da América Latina a se tornar detentora do título na categoria.

São muitos os atributos que fazem de Campina Grande uma cidade criativa. As universidades, com campi já consolidados, e cursos nas áreas de tecnologia, game, design, produção artística e midiática; o Sesi Museu Digital, que conta a história da cidade de forma lúdica e tecnológica; o Museu de Arte Popular da Paraíba, também conhecido por Museu dos Três Pandeiros, com exposições artísticas e um rico acervo fonográfico.

Além, é claro, dos eventos que são realizados com maestria, sendo o principal deles, O Maior São João do Mundo.

Todos os atributos que deram a Campina um papel de destaque, fizeram com que a cidade fosse escolhida para sediar o primeiro encontro do ano das cidades membro da Rede de Criatividade no Nordeste, evento que acontecerá no final do próximo mês de maio e deverá reunir representantes da comunidade criativa de toda a região para discutir o tema.

Essa busca constante pelo novo e para estar à frente do seu tempo faz de Campina Grande uma cidade genuinamente criativa.

“Nossa comunidade criativa reúne educadores, empreendedores, líderes sociais, criadores, pesquisadores e outros agentes de mudança, que conectam iniciativas visando a inovação para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável”, destaca Rosália Lucas, secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande.

A criatividade é tão assídua na cidade, que a todo momento existem atividades criativas acontecendo. Exemplo disso é a exposição que acontece atualmente no Centro Cultural Lourdes Ramalho, chamada ’A Caixa’, que trata-se de uma experiência inclusiva do artista plástico Alan Cruz. Suas obras são táteis, explorando o braile e o tornando pioneiro na região em trazer o braile na pintura e desmistificando o tabu do ’não toque na tela’.

A exposição Bendita Seja também acende a chama da criatividade do campinense. Ela está acontecendo no Museu de Arte Popular da Paraíba e apresenta os cenários, vozes e presenças de três personagens guardiões da reza no Cariri paraibano.A exposição é a partilha da pesquisa de Rebeca Souza, na busca por seus ancestrais.

Continue Lendo

Paraíba

Em Brasília, Gervásio recebe prefeitos paraibanos e garante voz ativa às pautas municipalistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), recebeu nesta terça-feira (26/11), em Brasília, prefeitos de diversas cidades da Paraíba e reforçou compromisso em destinar ações e recursos aos gestores para garantia de desenvolvimento da população paraibana.

Os prefeitos buscam apoio para ações nas áreas da educação, saúde, equipamentos hospitalares, pavimentação, habitação e outras ações

“Vamos juntos construir caminhos que tragam mais desenvolvimento, melhoria da qualidade de vida e dignidade para as filhas e filhos do povo”, disse Gervásio em publicação nas redes sociais.

Confira: 

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo