Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito Cícero Lucena anuncia retomada de série de obras abandonadas na gestão de Luciano Cartaxo

Publicado

em

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), anunciou nesta quarta-feira (13) a retomada de uma série de obras que foram abandonadas pela antiga gestão municipal que era comandada pelo então prefeito Luciano Cartaxo.

Uma das obras retomadas que chama atenção é a da Praça do Carro Antigo, localizada no bairro de Manaíra, na Zona Leste da Capital paraibana, e que fez parte de um pacote de R$ 3,3 milhões que, mesmo anunciada pela antiga gestão há três anos, nunca foi concluída.

De acordo com Cícero Lucena, a construtora contratada pela gestão Cartaxo para a reforma da dita praça cumpriu apenas as partes do serviço que interessavam a ela por dar lucro, abandonando o local logo em seguida, uma vez que a fiscalização da época não cobrou a realização de todos os serviços que estavam acordados em contrato.

Para retomar os trabalhos, a atual gestão realizou todos os procedimentos legais que tinham de ser seguidos e, agora, a construtora responsável pela reforma garantiu que a entrega das obras completas acontecerá já nos próximos 90 dias.

Ainda segundo Cícero, a sua gestão tem realizado um resgate de, pelo menos, 45 (quarenta e cinco) escolas que também tiveram suas respectivas obras abandonadas pela gestão Cartaxo, mas que, a partir de agora, além de serem retomadas, estão recebendo o padrão de qualidade imposto pela atual administração municipal com o emprego de materiais que melhoram visivelmente a qualidade física desses locais que devem ser encarados, também, como investimentos para melhoria de vida dos cidadãos pessoenses a partir da Educação.

Os comentários do prefeito foram registrados pelo RádioBlog, nesta quarta, em João Pessoa.

Confira o áudio:

 

Confira o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ThiagoMoraes (@paraibaradioblog)

Continue Lendo

Paraíba

Assembleia aprova PL que institui a Política de Atenção à Saúde Mental Materna

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou projeto de lei que cria a Política de Atenção à Saúde Mental Materna. O texto de autoria do deputado Luciano Cartaxo, apresentado nesta terça-feira (19), defende a elaboração de protocolos clínicos específicos para atenção à saúde mental de mães paraibanas na rede pública de serviços de saúde do Estado.

O deputado Luciano Cartaxo destaca que, no Brasil, conforme estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a depressão pós-parto ocorre em aproximadamente 25% das gestações. O Projeto de Lei (PL) 1.979/2024 determina ainda implementação do pré-natal psicológico e o pós-natal psicológico no âmbito da Atenção Primária à Saúde e dos demais serviços de referência sobre maternidade e atenção às mulheres.

A Política de Atenção à Saúde Mental Materna defende também a adoção de práticas de triagem e monitoramento de depressão, ansiedade e Burnout materno, além dos demais transtornos mentais, na rotina da assistência. “Cabe ressaltar que a saúde mental materna tem implicações para toda a sociedade, uma vez que seu abalo também provoca danos ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, desarticula os arranjos familiares e pode promover consequências de enorme gravidade”, Justificou o parlamentar. Para Cartaxo, é fundamental que o Poder Púbico elabore políticas que propiciem acesso à devida assistência à saúde mental materna.

A criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara também foi aprovada pelos parlamentares, nesta terça-feira. Proposta pelo deputado Chico Mendes, a iniciativa (Projeto de Lei 2044/2024) tem como finalidade garantir que esse público possa agilizar o suporte necessário em diversas instâncias, como no acesso a serviços de saúde, educação e assistência social. “A carteira servirá como um importante instrumento de políticas públicas, contribuindo para o mapeamento e a compreensão mais precisa da prevalência de doenças raras no estado. Isso possibilitará o desenvolvimento de estratégias mais efetivas para o atendimento e suporte a este grupo”, complementou o autor, em seu texto da proposta.

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Os deputados aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução 303/2024 que alinha o Regimento Interno da Casa de Epitácio Pessoa às novas regras determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no que diz respeito à eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio.

Com a aprovação da matéria, a eleição o segundo biênio (2025/2026) da atual legislatura acontecerá no próximo dia 26 de novembro (terça-feira). Com a alteração regimental, o prazo para inscrição de chapas no processo eleitoral da Casa foi oficialmente aberto nesta terça-feira (19).

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim, Pedro e Romero, articulados para unir a oposição na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O tradicional jantar promovido pelo senador Efraim Filho (UB-PB) para os novos prefeitos em Brasília (DF) foi uma clara demonstração de que o líder do União Brasil no Senado, o líder do Podemos na Câmara Federal, Romero Rodrigues, e o presidente do PSDB-PB, Dep. Estadual Fábio Ramalho estão em sintonia com o intuito de aparar todas as arestas das oposições na Paraíba, com vistas ao pleito de 2026. O evento reuniu cerca de 100 prefeitos e lideranças de vários partidos como o Podemos, PSDB, Republicanos, PSB, PDT, PSD e, claro, União Brasil. Na ocasião, Pedro Cunha Lima esteve representado pelo seu cunhado, o advogado Evaldo Cruz Neto.

“A gente sabe que nosso grupo das oposições tem diversos campos políticos, mas priorizo o respeito mútuo e luto pelo consenso. Não há problema em dialogar, em construir entendimento para alcançar os melhores caminhos para o nosso estado”, salientou Efraim ao discursar no encontro.

De acordo com Efraim, “o ano de 2025 será tempo de plantar trabalho, trabalho e trabalho, de unir nosso time e mostrar compromisso. Em 2026, a gente vê a colheita. O mais importante é construir entendimentos”, sinalizou.

O encontro promovido por Efraim foi palco de muitas conversas ao “pé do ouvido” entre as lideranças partidárias, mas também momento de confraternização, destacado pelo senador como “uma maneira para estreitar os laços e fortalecer o municipalismo paraibano”.

Estavam presentes no evento os deputados estaduais Camila Toscano (PSDB), Fábio Ramalho (PSDB), George Morais (União) e Tovar Correia Lima (PSDB); o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos-PB); os suplentes de Efraim, André Amaral (1º) e Erik Marinho (2º); o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho; o ex-senador Efraim Morais; o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA); o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; dentre outras.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Harrison Targino é reeleito presidente da OAB-PB para o triênio 2025-2027

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Harrison Targino foi reeleito nesta terça-feira (19) para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), para o triênio 2025-2027. Concorrendo pela Chapa 11, Harrison garantiu o segundo mandato à frente da instituição com 50,32% dos votos, superando os candidatos Paulo Maia, que obteve 45,51% dos votos, e Patrícia Azevedo, que recebeu 4,17%.

Em seu discurso de agradecimento, Harrison Targino destacou a confiança depositada pela advocacia paraibana e reafirmou o compromisso de liderar uma gestão inclusiva, participativa e com respeito a todas as pessoas.

“Agradeço à advocacia paraibana por renovar a confiança em nosso trabalho. Este resultado nos dá ainda mais força para continuar construindo uma gestão que atenda a todos os advogados e advogadas do nosso estado. Seguiremos empenhados em defender a classe, fortalecer a nossa Ordem e garantir que todos se sintam representados e valorizados”, declarou o presidente reeleito.

A eleição, que transcorreu das 9h às 17h em João Pessoa, no Esporte Clube Cabo Branco, e nas 11 Subseções da OAB-PB no interior do estado, mobilizou 9.560 advogados em todo estado.

Carreira e compromisso
Harrison Targino, advogado com mais de 35 anos de carreira e professor titular na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e no UNIPÊ, já demonstrou liderança e dedicação em seu primeiro mandato.

Com a vitória, a nova diretoria da OAB-PB assume o compromisso de representar os advogados e advogadas do estado no triênio 2025-2027, priorizando as demandas da categoria e o fortalecimento das ações institucionais em defesa da justiça e dos direitos humanos.

Continue Lendo