O deputado Tovar Correia Lima (PSDB) se encontrou, em São Paulo, com a empresária Luiza Helena Trajano, que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza. O parlamentar solicitou apoio para a realização do projeto Casamento Coletivo, que acontece todos os anos no Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Também na capital paulista, o deputado visitou a Casa Hunter para conhecer o trabalho voltado às pessoas com doenças raras.
Sobre o encontro com Luiza Trajano, Tovar destacou que com o apoio do Magalu o Casamento Coletivo poderia ser ampliado. “Ter o apoio dela e de sua empresa nesse evento, que é um dos maiores que acontece em Campina, daria ainda mais força ao projeto, e com certeza ampliaria o alcance dele. Poderíamos contemplar mais famílias e garantir que nosso São João seja ainda maior do que já é”, pontuou.
Este é o primeiro ano após a pandemia da covid-19 em que acontecerá o Casamento Coletivo, sendo a 32ª edição da festividade. O projeto é coordenado pela Secretaria de Cultura de Campina Grande. Conforme a titular da pasta, Giseli Sampaio, ele está previsto para ser realizado em 12 de junho, e deve contemplar 80 casais.
Tovar também agradeceu o apoio da empresária para o desenvolvimento da Paraíba. Em novembro do ano passado, o deputado comandou a sessão especial para a entrega do título de cidadã paraibana a Luiza. “Com a instalação das lojas de sua rede em diversas regiões do estado, ela tem investido para o crescimento econômico, geração de emprego e renda da população paraibana”, avaliou.
Casa Hunter – Integrante da Frente Parlamentar de Doenças Raras da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Tovar visitou a Casa Hunter para conhecer o trabalho voltado às pessoas com doenças raras. A Casa é uma instituição sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa, tem o intuito de garantir soluções públicas e sensibilidade do setor privado e sociedade em geral, para os portadores de doenças raras, com a união de esforços de familiares, amigos, além de profissionais médicos especialistas e todos os interessados pela causa.
“Foi uma experiência importante poder ver de perto esse extraordinário trabalho realizado pela Casa Hunter. São iniciativas que podemos adotar na Paraíba e debater na Frente Parlamentar de Doenças Raras. É responsabilidade de todos nós discutirmos melhorias para essas pessoas, tanto no legislativo quando no executivo, para construirmos políticas públicas que garantam direitos e assegurem acesso a diagnóstico e tratamento. Também precisamos envolver a sociedade neste debate, pois é preciso quebrar preconceitos”, defendeu o deputado.
Tovar atua em defesa dos raros e autismo na Assembleia Legislativa da Paraíba. Ele é defensor da implantação do Centro de Referência no Tratamento de Doenças Raras da Paraíba, que consta na lei 9.527, aprovada sancionada em 2011, mas que ainda não saiu do papel.
Fundada em 26 de novembro de 2013, a Casa é composta pelos pais de crianças com doenças raras, médicos especializados em estudos genéticos, pesquisadores, farmacêuticos, empresários preocupados com o bem-estar da sociedade e por idealistas e atuantes em Direitos Humanos, que sentiram a necessidade de partilhar suas experiências e trabalhar em busca da melhor qualidade de vida das crianças e seus familiares atendidos pela instituição.