Nos acompanhe

Paraíba

Assembleia debate implantação do Teste Ampliado de Triagem Neonatal na Paraíba

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (24), audiência pública para debater o atual estágio de implantação do teste de triagem neonatal destinado ao diagnóstico precoce de doenças raras. A audiência foi solicitada pelo deputado Jeová Campos, no âmbito da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento contou com a participação do deputado Dr. Taciano Diniz, presidente da Comissão de Saúde, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, médicos e especialistas da área.

Em 10 de dezembro de 2019, o governador João Azevêdo sancionou a Lei 11.566/2019, assegurando o direito de todas as crianças nascidas nos hospitais e estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes da rede pública de saúde da Paraíba ao teste de triagem neonatal, na sua modalidade ampliada.

O deputado Jeová Campos, autor da Lei, ressaltou que a triagem é destinada ao diagnóstico precoce de doenças raras como fenilcetonúria e outras aminoacidopatias; hipotireoidismo congênito; hiperplasia adrenal; galactosemia; deficiência de biotinidase; toxoplasmose congênita; deficiência de G6PD; fibrose cística; anemia falciforme e outras hemoblobinopatias e leucinos.

“Trata-se da mais importante política pública implantada no estado da Paraíba. Essa triagem serve para diagnosticar doenças que a criança traz geneticamente e que é bem mais difícil de diagnosticar”, observou Jeová.

O deputado Dr. Taciano Diniz, que presidiu a audiência, apontou que após alteração ocorrida em 2021, a Lei Federal age em consonância com a lei sancionada na Paraíba, determinando a triagem neonatal ampliada para diagnóstico das patologias já especificadas.

“Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 27 de maio de 2021 a Lei 14.154, que altera a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, do ‘Estatuto da Criança e do Adolescente, para aperfeiçoar o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), por meio de estabelecimento de rol mínimo de doenças a serem rastreadas no teste do pezinho”, disse.

O diretor Geral do Lacen, Bergson Vasconcelos, informou que o Laboratório implantou a triagem neonatal modalidade ampliada em outubro de 2021. O gestor argumentou que a modalidade de triagem aplicada atualmente pelo laboratório cumpre as determinações impostas pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), mas que o órgão não medirá esforços para atender o que especifica a Lei estadual.

“Agradecemos a convocação para esta rica discussão e reconhecemos a importância desse projeto e da necessidade da sinalização precoce, somos conscientes disso. Faremos o possível e impossível para que consigamos, dentro das possibilidades, liberar o mais rápido possível os exames, fortalecer a qualidade da coleta dessas amostras, que é fundamental para que tenhamos o desempenho aceitável dentro da nossa tecnologia”, garantiu o diretor geral do Lacen, Bergson Vasconcelos.

Ainda segundo o gestor, 175 cidades paraibanas enviam amostras dentro da nova modalidade de triagem ampliada para o Laboratório. 48 municípios ainda não ativaram postos de coletas. Atualmente, são disponibilizados mensalmente entre 3.500 a 4 mil testes pelo Lacem.

Renata Nóbrega, secretária Executiva de Saúde do Estado, explicou como está organizada a rede de triagem na Paraíba. Segundo ela, a triagem neonatal envolve os 223 municípios, desde o momento do nascimento da criança, passando inclusive pela parte de coleta das amostras necessárias para a triagem ampliada. “O serviço tem um funcionamento em que, a partir no nascimento até o quinto dia de vida, faz essa coleta para que traga essa amostra para o Lacen. O cuidado começa no âmbito das maternidades ou no âmbito dos seus municípios, que consigam organizar os seus postos de coleta, em articulação com a equipe da secretaria”, explicou.

De acordo com Salmo Raskin, representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBDP), o processo do programa nacional é complexo, pelas próprias características geográficas e sociais brasileiras. Mas, é necessário analisar os entraves e adaptar para a realidade de cada localidade.

A Dra. Regina Próspero, fundadora do Instituto Doenças Raras, defendeu que, tão importante quanto o diagnóstico precoce de doenças raras, é a necessidade de disseminação de todas as informações existentes sobre o tema. Para a médica, a informação traz o empoderamento às famílias e contribui para que estas possam lutar pelo tratamento correto e ideal.

A professora associada da Universidade de São Paulo (USP), Tânia Bachega, presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo, exaltou a ação da Assembleia Legislativa da Paraíba em realizar uma audiência envolvendo a sociedade médicas, os pacientes e a administração pública para a implementação de uma lei tão necessária à população. “Parabenizo o deputado Jeová, porque quando ele fez a lei em 2019, foi atrás de recursos robustos para que o projeto pudesse funcionar e conseguiu mais de R$ 1 milhão de financiamento para que pudesse ser montada toda a infraestrutura”, observou.

A audiência pública contou ainda com a participação da promotora de Justiça Jovana Tabosa; da diretora administrativa do Lacen-PB, Samantha Valeriano; da coordenadora de Triagem Neonatal da SES-PB, Eugênia Moreira; da vice-presidente do Instituto Vidas Raras, Amira Awada; da médica Hellen Karla Sá Fernandes da Costa, responsável pelo Ambulatório do Hemocentro; da diretora do Hospital Regional de Itaporanga, Rogéria Shelly Diniz; da diretora do Hospital de Piancó, Inez Leite; da diretora técnica da Maternidade Cândida Vargas, Céres Bandeira; da diretora do Banco de Leite Anita Caral e Coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, Thaise Ribeiro; da assessora técnica da Presidência da Funad, Laíla Pereira Gomes da Silva; e do coordenador de atenção básica da 3ª Gerência Regional de Saúde de Camp ina Grande, Josenildo Querino Dias; entre outros.

Continue Lendo

Negócios

Corrida da Unimed JP será neste domingo; veja orientações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A corrida da Unimed João Pessoa será neste domingo (1º) com largada a partir das 6h, no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Manaíra e Tambaú. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros, além da categoria especial Family Run, com distância de 1 quilômetro. Ao todo, 1.650 pessoas estão sendo esperadas para correr.

O presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, destacou que a realização do evento é importante para incentivar a população a praticar atividades físicas e ganhar mais qualidade de vida e longevidade. “A nossa mensagem é reforçar que promover saúde é prevenir doença, seja física ou mental, além de reduzir estresse, melhorar a autoestima e trazer mais expectativa de vida”, declarou.

PROGRAMAÇÃO

A concentração da corrida terá início às 5 horas e às 5h30 será realizado um aulão para aquecimento. Para ter acesso à arena e à pista de largada, é preciso utilizar o número de peito, que vem no kit, que está sendo entregue nestas sexta e sábado, no Espaço Vida, unidade da Unimed JP que fica na Avenida Epitácio Pessoa.

Os corredores farão a distância escolhida em um trecho entre Tambaú e Cabo Branco. A largada dos PCDs será às 6h. Em seguida, às 6h05, largam os demais inscritos nos 5 e 10 quilômetros. Já a largada do Family Run ocorre às 7h45.

A premiação está agendada para as 8h30. Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros e as crianças do Family Run receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

ESTRUTURA E SEGURANÇA

No Largo da Gameleira, os atletas contarão com estrutura de segurança, banheiros e guarda-volumes. Já ao longo do percurso, vão contar com pontos de hidratação. Além disso, as crianças inscritas na corrida terão acesso ao Espaço Kids, com atividades recreativas com personagens infantis e lanches.

Após a corrida, os atletas deverão se dirigir à arena, onde receberão uma medalha e o kit finish, e terão acesso a serviços como fisioterapia. Haverá também uma apresentação musical com o cantor Gera, o King.

ENTREGA DE KITS

A entrega do kit da corrida nesta sexta-feira (29) vai até as 19h. No sábado (30), os participantes podem retirar no horário das 9h às 18h. Para fazer a retirada, os corredores precisam apresentar um documento com foto, comprovante de inscrição, além de levar dois quilos de alimento não perecível para doação.

A Unimed JP organizou uma programação especial no Espaço Vida para recepcionar os corredores, com a presença de um DJ e realização de atividades de saúde e bem-estar como prática de yoga, demonstração de treino funcional, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, no local está ocorrendo a venda de produtos esportivos voltados para corrida.

REGULAMENTO

O regulamento completo da corrida está disponível no endereço www.unimedjp.com.br/corridasunimed.

 

Continue Lendo

Paraíba

Istoé: Cícero Lucena anuncia criação da Cidade da Imagem de João Pessoa para 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena e o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, participaram, nesta quinta-feira (28), da French Tech Summit São Paulo 2024, evento que une França e Brasil com muita inovação, tecnologia e empreendedorismo. A iniciativa é o ponto de encontro para líderes, startups e investidores de ambos os países, promovendo conexões e transformações inspiradoras. O gestor destacou a importância do evento e anunciou a Cidade da Imagem de João Pessoa para 2025.

Cícero Lucena afirmou que o envolvimento e as parcerias entre a França e o Brasil estão crescendo cada vez mais e que o evento traz a oportunidade de ter uma visão de futuro e de crescimento também nessa relação, trazendo a tecnologia, inovação, as experiências a serem perguntadas, o aprendizado numa área fundamental para se vislumbrar um futuro melhor para a população do Brasil e do mundo.

“É motivo de muita alegria estar participando desse evento, com a certeza de que João Pessoa será inserida nesse projeto e com esse objetivo. Obviamente, em toda a área de tecnologia e inovação, mas sem dúvida nenhuma também nesse projeto cultural e de desenvolvimento econômico da indústria de audiovisual com a Cidade da Imagem”, declarou.

Sobre a parceria da Cidade da Imagem com João Pessoa, ele destacou sua alegria. “Quando nós traçamos um planejamento e temos um objetivo maior de cuidar da cidade de João Pessoa, de aproveitar todo o seu potencial para que isso seja revertido em oportunidade, inclusão, desenvolvimento econômico, em melhor distribuição de renda, tendo como um dos pilares fundamentais a formação de mão de obra para um setor que cada vez mais cresce e vai proporcionar oportunidades, é a certeza de que estamos no caminho certo e que temos que buscar parceiros, como estamos encontrando, e que juntos vamos construir o futuro da nossa cidade”, acrescentou o gestor.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que o evento é extremamente importante. “Estamos falando de processos de integração, de inclusão. A agenda hoje pressupõe a dinâmica da cultura cada vez mais associada a outras dinâmicas, inclusive a tecnológica. Daí, colhermos e trocarmos experiências no nível das inovações que, aparentemente são apenas tecnológicas, mas têm reverberação na cultura, é fundamental para nós”, observou.

Marcus lembrou que a cidade de João Pessoa vive hoje um excelente momento na área de cultura, mas ressaltou que não se pode pensar futuro para isso se não for aliado às tecnologias do audiovisual e de outras ferramentas. “É muito importante a presença de João Pessoa aqui até para que possamos trocar experiências e levar o melhor que temos em inovação para a cidade, implantando o polo audiovisual de cinema, a Cidade da Imagem em João Pessoa, é fundamental estarmos antenados a isso também”.

A CEO da Cidade da Imagem, Sylvia Arone, falou sobre o que representa integrar o evento. “Participar do French Tech Summit é uma coisa realmente incrível. Para nós é sempre especial como Cidade da Imagem. É a primeira vez que falamos do projeto de uma forma pública e fazer isso num evento da França – a França que faz parte da história da Cidade da Imagem desde o começo – é muito importante”, comentou.

Arone destacou ainda que a França é um país de inovação e a Cidade da Imagem é um projeto de inovação também. “Hoje estamos bem felizes, inclusive, de contar com a presença do prefeito Cícero Lucena e do diretor da Funjope, Marcus Alves aqui conosco no evento para comemorar o nascimento da Cidade da Imagem na Paraíba, que vai chegar em João Pessoa a partir de fevereiro de 2025”, pontuou.

O evento

French Tech Summit São Paulo, coorganizada com a Câmara de Comércio França Brasil – CCIFB e Business France, é voltada para quem busca liderar transformações tecnológicas e estabelecer parcerias estratégicas no cenário internacional. Esta é a maior iniciativa promovida pelo governo francês que apoia e promove startups inovadoras, oferecendo networking, financiamento e visibilidade global no setor de tecnologia.

Continue Lendo

Paraíba

Rômulo Dantas adere e Dinho passa a contabilizar 23 vereadores no apoio à sua reeleição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição do atual presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD). Com isso, o número de apoiadores do atual mandatário sobe para 23 entre os parlamentares eleitos para a próxima legislatura.

A formalização do apoio de Dantas para o biênio 2025/2026 ocorreu durante encontro no início da tarde. O vereador atribuiu a adesão ao reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Dinho ao longo dos últimos anos. Entre as conquistas dele à frente da Casa está a construção da nova sede do Legislativo, em frente ao prédio atual.

Desde que iniciou as articulações visando a disputa da reeleição, o presidente tem recebido sucessivas manifestações de apoio. Nesta semana, participou de uma reunião com 17 vereadores (18 com ele). No evento, outros quatro parlamentares fizeram videochamada para confirmar a adesão.

A eleição para a escolha do novo presidente ocorrerá no dia 1º de janeiro, logo após a posse dos novos vereadores. Neste ano, graças à mudança no Regimento da Casa, foram eleitos 29 parlamentares para a próxima Legislatura. Antes disso, o número máximo era de 27.

Continue Lendo