Nos acompanhe

Paraíba

Sinalid: MP define portas de entrada para registro e identificação de desaparecidos

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba está definindo o fluxo das informações que alimentarão o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Em reunião na manhã desta terça-feira (16), ficou pré-definido que as portas de entrada para os cidadãos que queiram informar sobre parentes desaparecidos serão as promotorias de Justiça e a Polícia Civil, que já registra boletins de ocorrência de desaparecimentos. O Sinalid ainda receberá informações de instituições que acolhem idosos desmemoriados, crianças encontradas nas ruas, além de pessoas com transtornos mentais e internadas em hospitais.

A reunião foi coordenada pelo procurador de Justiça, Valberto Lira, e contou com a participação dos promotores de Justiça, Elaine Cristina Pereira de Alencar e Márcio Gondim do Nascimento, que são coordenadores do CAO (Centro de Apoio Operacional) da Cidadania e dos Direitos Fundamentais e do CAO Criminal, respectivamente. Os três membros do MPPB ficarão responsáveis pelo Sinalid, na Paraíba.

Além da definição das portas de entrada, outras providências foram apontadas para o funcionamento do sistema, como: a determinação de um fluxograma que oriente cidadãos e instituições parceiras, quanto ao cadastro e acompanhamento dos casos; a celebração de um termo de cooperação com a Polícia Civil para envio de informações e diligências e a solicitação de informações às instituições de acolhimento do Estado sobre a permanência de pessoas não identificadas e que não se recordem dos parentes.

A ideia é que, as promotorias de Justiça do Cidadão (na Capital) e cumulativas (nos demais municípios) façam o cadastro dos desaparecidos de forma presencial, a partir das informações prestadas por parentes (dados pessoais, última vez em que foi visto, endereços e contatos de parentes…). Os registros devem ser acompanhados de fotos dos desparecidos, que serão publicizados posteriormente.

O que é

O Sinalid é um sistema composto de um banco de dados compartilhado entre os Estados brasileiros e ferramentas para buscar pessoas desaparecidas, em todo o País. O Sinalid foi desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e disponibilizado aos demais MPs, através de um acordo de Cooperação Técnica assinado com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O termo de adesão ao Sinalid foi assinado em novembro do ano passado, pelo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em solenidade ocorrida em Brasília. O acordo de cooperação prevê a colaboração de agentes externos ao Ministério Público.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com investimento de quase R$10 milhões, São Bento recebe obras de pavimentação em diversas ruas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento segue avançando nas ações estruturais da cidade e chega a última etapa das obras de pavimentação na comunidade da Barra de Cima.

Com um investimento de quase R$ 10 milhões de reais, os serviços ocorrem por meio de parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado.

“A persistência, as parcerias verdadeiras entre a Prefeitura Municipal de São Bento e o governador João Azevêdo, porque isso honra de verdade a vontade do povo. Isso sim é uma nova cidade graças ao trabalho”, destacou o prefeito Doutor Jarques em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo