O Superintendente do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal da Paraíba (HUAC-UFCG) e vinculado à Rede Ebser/MEC. Dr. Mario de Oliveira filho, participou do primeiro Encontro de Gestores da Rede Ebserh realizado de forma presencial desde 2019. O encontro foi realizado no auditório do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na cidade de Brasília, e contou com a participação de todos os superintendentes das unidades administradas pela Ebserh.
Para o Dr. Mario de Oliveira Filho, o momento resultou em uma profunda discussão que vai possibilitar olhar com mais clareza para os caminhos do futuro. “O momento que vivenciamos em Brasília esses três dias foi muito rico porque se faz um diagnóstico da rede como um todo, conversamos sobre tudo o que vai modificado e disponibilizado para os hospitais em 2022. Teve a oportunidade de avaliar o passado e projetar para onde vamos caminhar. Foi um momento ímpar dentro desse contexto da gestão da Rede Ebserh”, afirmou.
O objetivo do evento, que ocorreu entre os dias oito e dez de março, foi promover uma maior integração dos gestores da administração central com os superintendentes dos hospitais universitários federais vinculados à estatal. Também foi o momento de trocar experiências em vários assuntos como administração, orçamento, tecnologia da informação, gestão de pessoas, atenção à saúde, ensino e pesquisa, entre outros.
Durante o encerramento do evento, o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, se dirigiu aos superintendentes e ressaltou que Administração Central da estatal precisa, cada vez mais, conjugar o verbo “ouvir”, para melhor auxiliar os hospitais na dupla função de atender os pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoia o ensino e a pesquisa. “Nós precisamos ouvir os hospitais. Só teremos condições de ajudar se soubermos o que temos que fazer. Mais efetivos seremos na nossa tarefa se tivermos a oportunidade de conhecer as questões. É muito importante entender que temos que trabalhar em proveito da atuação dos hospitais” afirmou o dirigente.
Além de palestras e apresentações das áreas técnicas, de discussões sobre o planejamento de ações da Rede Ebserh e de apresentação de resultados alcançados, houve momentos, durante a programação, para compartilhar e dar visibilidade às iniciativas de destaque das unidades hospitalares vinculadas. Foram quatro momentos para a apresentação de oito boas práticas selecionadas pela Administração Central, considerando aspectos como resultados, impactos da ação e possibilidade de replicação.