Em comemoração aos 84 anos da Biblioteca Municipal Félix Araújo, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promoverá atividades culturais que acontecerão nesta quarta e quinta-feira, dias 09 e 10 de março, sempre a partir das 15h. A agenda artística será composta pela exibição de curta-metragem e contação de histórias, projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc que por meio destas ações apresentarão suas contrapartidas.
Na quarta-feira, 09, a Biblioteca Municipal receberá a o projeto “Bob & Lina”, que contará uma história de amor entre o jacaré do Açude Velho e uma garça, trazendo todo o contexto cultural de um dos nossos principais cartões postais da cidade. A ação, intermediada pela Coordenação da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social (Semas), será voltada às crianças autistas do Instituto Brenda Pinheiro (AMA).
Também na quarta-feira o coletivo “Fala na Lata” promoverá um momento de interação com os usuários da biblioteca, mostrando a importância da história e do acervo deste equipamento que é gerido pela Secult. O material gravado resultará na produção de um podcast, que reunirá falas dos estudantes e leitores presentes no local. Essas duas atividades da quarta-feira acontecerão na parte da tarde, a partir das 15h, em espaços distintos da biblioteca.
Na quinta-feira, 10, a partir das 15h, os usuários da biblioteca apreciarão a exibição do curta-metragem “Açucena”, Açucena um Amor em 360º. O filme fala de encontros e desencontros durante a pandemia. O curta foi totalmente produzido em Realidade Virtual e leva o espectador a imergir na história por meio do óculos de realidade virtual, levando-o a cenários como a praia de Tabatinga, no litoral sul da Paraíba, até o período de Natal no Sítio São João.
“Esta programação foi pensada de tal forma a destacar a importância da leitura e da cultura para a cidade de Campina Grande. A Biblioteca Félix Araújo é um equipamento que traz consigo uma importância muito grande para todos nós, pois, dentro destes 84 anos, várias histórias foram escritas aqui. O papel da Secult é sempre levar à população o quão valorosa é a leitura, como também a cultura e a arte. E, neste espaço, nós proporcionamos tudo isto”, afirmou Erika Marques, diretora da Biblioteca Municipal.
Biblioteca Félix Araújo
Criada no dia 04 de março de 1938, pelo então Prefeito Bento Figueiredo, a Biblioteca Municipal tem no seu acervo mais de 3 mil livros. O espaço abriga a sala “Monteiro Lobato”, destinada ao público infantil, além das salas de obras raras, livros didáticos e um espaço destinado ao acervo histórico de Campina Grande. Além disso, o local também oferece ao público diversos materiais de autores paraibanos, literatura de cordel, revistas e a estante de livros em braile.
O atendimento na Biblioteca Municipal funciona das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. Todo o acervo está em catalogação para a criação da Biblioteca Virtual, que visa garantir maior acessibilidade aos livros e serviços do espaço. O prédio da biblioteca, referência na arquitetura da art decó em Campina Grande, também abriga o Instituto Histórico de Campina Grande, importante instituição para a história da Rainha da Borborema.