Os hospitais de Trauma instalados em João Pessoa em Campina Grande realizaram mais de 900 (novecentos) atendimentos no final de semana. A informação foi confirmada pelo canal oficial do Governo do Estado.
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 478 atendimentos, sendo que 140 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde registrou 41 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, que equivalem a 16 de emergências e 25 eletivas. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir das 0h da sexta-feira (4) até às 23h59 desse domingo (6).
Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 120 casos, seguidas por 53 acidentes de moto. Outros casos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (53), trauma (20), atropelamento (quatro), arma de fogo (oito), queimadura (nove), acidente de automóvel (cinco), agressão física (nove), acidente de bicicleta (quatro) e arma branca (quatro). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (19) e Acidente Vascular (10).
A faixa etária dos 19 aos 59 anos foi responsável pela maioria das entradas na instituição com 275 pacientes, seguida por pessoas com mais de 60 anos (108), crianças de 0 a 12 anos (77) e de 13 a 18 com 18 casos.
O bairro de Mangabeira lidera os atendimentos com 21 entradas, seguido por Valentina (20) e Pedro Gondim (20), Bairro das Industrias (11), Bancários (11) e Bessa (10). Já em relação aos municípios, Santa Rita lidera com 38. Na sequência estão Bayeux (20), Cabedelo (13), Conde (oito) e Mamanguape (seis).
Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltada para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.
Campina Grande
Já o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 473 pacientes, durante o fim de semana. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (5) até as primeiras horas desta segunda-feira (7). Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões, durante o período, seguidos dos acidentes de moto, que aparecem em segundo lugar.
O plantão de maior movimento foi o do sábado (5), quando 235 pessoas foram atendidas, seguido do plantão do domingo (6) quando deram entrada 224 pessoas. E da meia-noite da segunda-feira (7) até às 6h30 da manhã, 14 pacientes passaram pela Urgência e Emergência da unidade. Dos 473 usuários do SUS atendidos durante o fim de semana, 370 já receberam alta médica.
De acordo com a estatística do Hospital de Trauma de Campina Grande, dos 473 atendimentos, 127 foram vítimas de queda, superando os acidentados de moto (57). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram agressão física (11), vítimas de projéteis de arma de fogo (dois), arma branca (quatro), atropelamentos (um). No fim de semana, não houve registro de vítimas de acidentes de bicicleta atendidos no hospital. Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.
Conforme o relatório, 32 vítimas de acidentes de moto de Campina Grande foram socorridas no Trauma-CG, nesse fim de semana. Depois vêm Aroeiras (quatro), Boqueirão (dois), Esperança (dois) e Alagoa Nova (um).
A unidade de saúde disponibiliza 298 leitos, 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba.