Nos acompanhe

Negócios

Novo malware móvel usa ofuscamento em camadas e ataca bancos russos

Publicado

em

No ano passado, o malware Fanta SDK atacou usuários do banco russo Sberbank e usou medidas exclusivas de defesa. Agora, a Trend Micro alerta para o surgimento de outra família de malware bancário – nomeada FakeBank -, que atacou ainda mais bancos russos com técnicas novas e avançadas de ofuscamento. Até o momento, as amostras que os especialistas da Trend Micro coletaram chegas aos milhares e indicam que o malware não ataca somente o Sberbank, mas também outros bancos russos como o Letobank e o banco VTB24. Essas amostras têm nomes aleatórios de pacotes e se passam por softwares de administração de SMS/MMS para enganar os usuários e fazer com que eles baixam o programa. A tabela abaixo mostra os nomes das amostras:

Tabela 1. Nomes das amostras do malware bancário

Nomes de aplicativos Nomes russos traduzidos para o inglês e português
SMS_S SMS_S
SMS_MMS SMS_MMS
ММС – Пoсланиe ММС – Send – Enviar
ММС – Сообщениe MMC – Message – Mensagem
Посланиe Messenger – Programa de Envio de Mensagens
Соoбщение Composition – Composição
Фoтo Photo – Foto
CМC – Фотo CМC – Photo – Foto
СMС – Соoбщение СMС – Composition – Composição
СMC – Послание СMC – Message – Mensagem

Na verdade, esses recursos de administração de SMS anunciados são usados contra a vítima. O malware intercepta os SMS’s em um esquema para roubar dinheiro dos usuários infectados através de seus sistemas bancários móveis.

O malware bancário se espalhou principalmente pela Rússia e outras nações, conforme tabela abaixo:

 

Imagem 1. Principais países onde as amostras foram encontradas; as detecções em outros países totalizaram menos de 1%

A interceptação do SMS gera uma forma de transferir dinheiro

O aplicativo malicioso pode controlar a função de rede aberta e fechada de um usuário infectado e também se conectar silenciosamente à internet, ou seja, pode enviar informações para seu servidor de comando e controle (C&C) sem que o usuário perceba. Além disso, o malware analisa o dispositivo para verificar a presença de um antivírus e, se esse for o caso, abandona o aparelho sem executar nenhuma atividade maliciosa, uma técnica usada para que não seja denunciado e passe desapercebido.

O malware também rouba informações do dispositivo e as envia para o servidor de C&C. Os dados confidenciais coletados incluem: números de telefone dos usuários, lista de aplicativos bancários instalados, saldo em qualquer cartão bancário vinculado e até mesmo informações de localização.

Para garantir que a coleta de dados seja ainda mais bem-sucedida, o malware proíbe o usuário de abrir as configurações do dispositivo, o que provavelmente impede a desinstalação. Algumas amostras detectadas também exigiam privilégios de administrador, dando ao malware ainda mais acesso ao dispositivo.

O malware vai além e até mesmo controla o SMS do usuário. Primeiro, ele substitui o programa padrão de administração de SMS pelo seu próprio e esconde o ícone, para assim enviar e analisar qualquer SMS recebido e até mesmo excluir quaisquer mensagens localmente. Isso significa que qualquer verificação ou consulta bancária feita pelo usuário pode ser interceptada e removida. O malware pode até mesmo ligar para o celular, enviar SMS’s específicos and roubar registros de ligações e listas de contatos.

Pior que isso é que todo esse acesso aos SMS’s do dispositivo faz com que o malware possa livremente e silenciosamente roubar o dinheiro da conta bancária dos usuários. Os usuários vinculam suas contas bancárias ao dispositivo e recebem notificações neste mesmo dispositivo, portanto o malware pode interceptar as informações confidenciais da conta, redefinir as senhas bancárias através das mensagens recebidas com código de segurança e começar a transferir dinheiro.

O FakeBank também impede que usuário abra o aplicativo legítimo do banco-alvo, assim evitando modificações no relacionamento entre o número do cartão bancário e seu número de telefone. Com isso, é possível presumir que o desenvolvedor do malware está muito familiarizado com o formato das mensagens bancárias e o processo de transferência, já que todas as notificações de pagamento em SMS são anotadas e codificadas pelo C&C.

Vale ressaltar que o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) oficialmente desencorajou o uso de SMS como método de autenticação de dois fatores. Os usuários móveis devem escolher outros meios de autenticação, caso isso seja uma opção do aplicativo ou serviço.

Para ler a análise do caso na íntegra, acesse: https://blog.trendmicro.com/trendlabs-security-intelligence/new-mobile-malware-uses-layered-obfuscation-targets-russian-banks/

Continue Lendo

Negócios

Como Salvar Um Casamento: Nany People traz peça teatral a João Pessoa em outubro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A atriz e comediante Nany People estará em João Pessoa para apresentar o espetáculo “Como Salvar um Casamento”. O evento acontecerá no dia 04 de outubro de 2024, no Teatro Paulo Pontes.

No espetáculo, Nany People apresenta um monólogo que proporciona uma volta à suas raízes teatrais, numa comédia que fez história em sua carreira. Nany interpreta uma palestrante e outros diversos personagens, mostrando para a plateia que o humor pode estar presente até mesmo nas divergências dos casais.

O texto apresenta “sete temas” que tratam de assuntos de relacionamentos e, ao final, o público percebe um texto divertido, amoroso e abrangente, que o faz pensar sobre a instigante arte de amar.

O espetáculo começa às 20h, da sexta-feira (04/10) e os ingressos podem ser adquiridos através do site Outgooficial com meia entrada para todos até o dia 30 de julho.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Negócios

Humorista Tirullipa faz show na Capital em novembro, no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Se prepare para rir muito, João Pessoa, que o Tirullipa tá levando uma terceira dose super especial de muito humor e alegria para você e para toda sua turma, no dia 17 de novembro às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.

Nessa apresentação, o comediante não vai poupar os detalhes mais engraçados da sua família. Ele fala do pai, mãe, avô, sogro, sogra e até das filhas, ou seja, vai expor todo mundo! O seu cotidiano também é assunto, contando tim-tim por tim-tim as suas experiências e os seus causos.

O espetáculo do rei das paródias tem piada, tem música e claro, tem as paródias das músicas que fazem sucesso na internet.

SOBRE O TIRULLIPA

Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos já mostrava a veia humorística que herdou do pai, na época, o imitando como o “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu e se destacou por onde passava. Com talento de sobra para fazer rir, Tirullipa consegue arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho. Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, gerando no público emoções nostálgicas e boas risadas. Entre os personagens de maior destaque do humorista estão o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).

FICHA TÉCNICA:

ELENCO E ROTEIRO: Tirullipa
DURAÇÃO: 90 min
CLASS. INDICATIVA: 14

SERVIÇO:

Local: Teatro A Pedra do Reino
Horário: 20h
Ingressos Online: https://www.ingressonacional.com.br/evento/28918/tirulipa
Vendas em loja física: Mioche Mag Shopping
Realização: JDProduções e NonStop
Mais informações: (83) 98797 6879

Continue Lendo