Nos acompanhe

Paraíba

MPPB promove audiência e sete municípios são orientados sobre municipalização do trânsito

Publicado

em

A Promotoria de Justiça de Bananeiras promoveu, nessa terça-feira (22/02), uma audiência por videoconferência com os prefeitos, procuradores e presidentes das Câmaras de Vereadores de Bananeiras, Borborema, Serraria, Dona Inês, Belém, Caiçara e Logradouro para tratar da municipalização do trânsito. O objetivo, conforme explicou a promotora de Justiça Airles Kátia Borges Rameh de Souza, é proporcionar à população um trânsito mais organizado, seguro e harmonioso, reduzindo o número de infrações e o risco de acidentes que podem provocar, inclusive, mortes.

A audiência contou com a participação do coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba (NPP/MPPB), o procurador de Justiça Valberto Lira, e de representantes dos órgãos que integram o Grupo de Trabalho (GT) interinstitucional para a municipalização do trânsito na Paraíba, órgão que foi criado para dar apoio técnico e ajudar os municípios a superarem entraves burocráticos e financeiros, inclusive por meio da celebração de convênios e consórcios, para facilitar a inclusão deles no Sistema Nacional de Trânsito.

Segundo Lira, atualmente, apenas 15 cidades paraibanas integram esse sistema nacional. “Nossa intenção é buscar um entendimento para concretizar algo que já está previsto na lei e na Constituição Federal, pois é uma obrigação do município disciplinar e cuidar de seu trânsito. O que temos visto é que, a cada dia que se passa sem que haja essa municipalização (do trânsito), aumentam as infrações e isso repercute inclusive no direito de ir e vir das pessoas, já que não é raro vermos veículos estacionados em calçadas, obrigando os pedestres a caminharem nas vias públicas ou veículos estacionados em áreas proibidas que impedem a acessibilidade de cadeirantes, por exemplo. Por isso, estamos aqui à disposição dos gestores para ajudar na solução do problema”, disse.

Frota irregular e condutores sem habilitação

Durante a audiência, os representantes do GT apresentaram dados estatísticos sobre o assunto. Segundo o IBGE, os sete municípios possuem, juntos, cerca de 72 mil habitantes. Já o Detran-PB aponta que neles existam cerca de 8 mil condutores e 17 mil veículos (a maioria motos), sendo que o percentual de carros e motocicletas irregulares varia, de acordo com a cidade, de 47% a 61%.

Outro problema enfrentado pelos gestores e relatado na audiência diz respeito à grande quantidade de motoristas em situação irregular e que desconhecem a legislação de trânsito, o que requer políticas públicas visando à ampliação de programas de habilitação social (para condutores de baixa renda) e de educação para o trânsito, inclusive nas escolas das redes públicas de ensino. Outra questão discutida e apontada por uma gestora foi a existência de animais soltos nas pistas.

Os representantes dos órgãos técnicos esclareceram dúvidas dos prefeitos sobre o processo de municipalização do trânsito e falaram sobre o roteiro simplificado que foi elaborado pelo GT com as providências que devem ser adotadas nos municípios, tendo em vista a Resolução 811/2020 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Eles também se colocaram à disposição para a realização de audiências e orientação.

Os prefeitos destacaram a importância da audiência e do apoio do GT e do MPPB nessa questão. Alguns já adiantaram medidas, inclusive legislativas, que já foram adotadas para municipalizar o trânsito da cidade. Todos sinalizaram o interesse na celebração de convênios para viabilizar a municipalização de seus trânsitos. Uma nova audiência será marcada pela Promotoria de Justiça para propositura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre a matéria.

GT interinstitucional

A criação do GT interinstitucional para fomentar e facilitar a municipalização do trânsito na Paraíba foi articulada pelo NPP/MPPB, em razão dos dados alarmantes em relação a problemas como frota irregular, condutores sem habilitação e acidentes de trânsito nos municípios.

O órgão é integrado pelo MPPB, pela Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Detran-PB, Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Polícia Militar, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PB), Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER-PB) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Conta também com o apoio de órgãos que se destacam na expertise sobre gestão de trânsito, a exemplo da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP-CG).

Continue Lendo

Paraíba

MPPB constata que 15 Municípios da PB não têm sala de coleta para teste do pezinho e cobra solução

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente conhecida como “teste do pezinho”. O problema levou o Centro de Apoio Operacional em matéria da defesa da saúde do Ministério Público da Paraíba (CAO Saúde) a encaminhar, a título de apoio funcional, aos promotores de Justiça que atuam nessas localidades, minutas de portaria e de recomendação para cobrar dos gestores a instalação dessas salas. A ação integra o Procedimento 001.2022.027175, instaurado pelo MPPB para acompanhar a triagem neonatal na Paraíba.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB), os municípios que não dispõem de salas para a coleta do exame são: Areia de Baraúnas, Baraúna, Boa Ventura, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Conceição, Diamante, Passagem, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Inês e de São José de Espinharas.

Conforme explicou a coordenadora do CAO Saúde, a promotora de Justiça Fabiana Lobo, a falta da coleta local impacta negativamente na cobertura da triagem neonatal, pois a puérpera e o bebê (de três a cinco dias de nascido) precisam ser levados para outro município. “Muitos não vão, comprometendo eventual diagnóstico e tratamento precoce de doença congênita”, argumentou.

Segundo ela, a implantação de sala de coleta para o teste do pezinho pode ser feita em um espaço na própria UBS (Unidade Básica de Saúde). Para facilitar o trabalho, a SES elaborou um checklist com os requisitos mínimos que devem ser atendidos pelos municípios. O checklist também foi enviado aos promotores de Justiça.

Lobo destacou também que a atuação ministerial do promotor de Justiça de Itaporanga, Renato Martins Leite, sobre a matéria norteou a minuta da recomendação enviada aos demais membros.

Promotoria de Itaporanga

O promotor de Justiça Renato Leite informou que, a partir de ofício enviado pelo CAO Saúde, foi instaurado o Procedimento 001.2024.074116 para acompanhar a taxa de cobertura do teste do pezinho nos municípios da circunscrição da Promotoria de Justiça de Itaporanga.

Foi constatado que quatro municípios apresentavam cobertura abaixo de 50% (Boa Ventura, Diamante e Pedra Branca, que não registraram cobertura do exame, e Curral Velho, com 12% de cobertura) e que três tinham cobertura acima de 50% (Itaporanga, com 84%; São José de Caiana, com 78% e Serra Grande, com 77%).

No último dia 16 de outubro, foi realizada audiência, por videoconferência, com representantes de hospitais locais, da SES-PB, do Laboratório Central (Lacen-PB) e com os secretários municipais de Saúde sobre o assunto. “Na ocasião, foi identificado que alguns dos municípios da circunscrição não possuíam sala de coleta para o teste do pezinho e que, embora alguns possuíssem a sala, a coleta do material era feita em município diverso da residência do recém-nascido”, disse o promotor de Justiça.

No dia 7 de novembro, foi expedida a Recomendação n° 20/2024 aos municípios de Itaporanga, Serra Grande, São José de Caiana, Pedra Branca, Boa Ventura, Diamante e Curral Velho, para que fossem adotadas as medidas necessárias à implantação de Posto de Coleta da Atenção Básica para o Teste do Pezinho, situado no próprio município, bem como capacitação das equipes de saúde para orientar ao acesso da população recém-nascida do respectivo município ao diagnóstico precoce de doenças raras.

Também foi recomendada a adoção das medidas necessárias para capacitação contínua das equipes de saúde responsáveis pela coleta e transporte de material biológico para o Teste do Pezinho, uma vez que, em todo o Estado, há um número significativo de amostras que não estão sendo analisadas pelo Lacen-PB por serem consideradas inservíveis.

Outra medida recomendada foi a busca ativa pelas equipes de saúde da população recém-nascida para a realização do exame. “Os municípios de Pedra Branca e São José de Caiana já informaram que já constam com o Posto de Coleta devidamente instalado. Ademais, o procedimento aguarda a comprovação do acatamento e do cumprimento da recomendação pelos destinatários”, informou o representante do MPPB.

Continue Lendo

Paraíba

Vereadores se reúnem e lançam aliança por mudança na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O grupo de vereadores composto por João Almeida, Edmilson Soares, João Corujinha, Bosquinho, Rômulo Dantas, Luiz da Padaria e Fábio Carneiro, formalizou aliança para discutir a Câmara Municipal e os avanços necessários para a cidade de João Pessoa.

Durante o encontro realizado nesta quinta-feira (28/11), os parlamentares firmaram o compromisso de ampliar a discussão sobre o que a população de João Pessoa deseja da nova Câmara e de seus vereadores, que serão empossados em janeiro.

Além da ampliação dos espaços para população, o grupo defende uma discussão do orçamento da Casa com todos os parlamentares, a criação de duas novas comissões permanentes para ampliar o debate no ambiente legislativo municipal, além da construção de espaço para receber crianças atípicas e suas mães, ampliação dos dias de sessão ordinárias e especiais e ampliação do projeto Câmara Itinerante por todos os bairros da cidade.

Na oportunidade, o grupo ratificou nome de João Almeida como candidato a presidente, deixando espaço aberto para outros vereadores se incorporarem visando a discussão de uma nova Câmara, com mudanças conectadas com a população.

De acordo com João Almeida, quem tem que decidir os rumos da Câmara são os quase 1 milhão de habitantes que hoje moram na Capital.

Já o experiente vereador Edmilson Soares disse que a Câmara tem que ter igualdade para todos os 29 parlamentares, além de ser descentralizada para que todos tenham condições de trabalho e voz ativa nas principais ações administrativas.

O vereador eleito Rômulo Dantas defende a construção de uma creche nos moldes da mantida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para atender as funcionárias da Casa, além das mães de crianças autistas.

Fábio Carneiro, que chega pela primeira vez à Câmara, disse que o grupo tem o “DNA” da palavra e vai buscar o consenso para uma Mesa eclética e democrática. Ele ressaltou que o grupo é composto por vereadores aliados de primeira hora do prefeito Cícero Lucena (PP) e que foram recentemente secretários de sua gestão, a exemplo de João Corujinha, João Almeida e o próprio Fábio Carneiro.

“O grupo quer o levar o debate para as ruas, e perguntar se a população está satisfeita com a atual gestão, que tenta sua segunda reeleição ou prefere uma mudança urgente”, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O calendário de pagamento de fim de ano do Governo da Paraíba tem início nesta quinta-feira (28), quando recebem aposentados e pensionistas. A folha referente a novembro será concluída nesta sexta-feira (29), com os servidores da ativa da administração direta e indireta. Até o próximo dia 27, em um período de menos de 30 dias, serão injetados R$ 2,4 bilhões na economia paraibana — o que inclui, além da folha de novembro, a segunda parcela do 13° salário, o Abono Natalino para cerca de 670 mil famílias, e a folha de dezembro. A iniciativa aquece setores como comércio e serviços, gerando emprego e renda em todo o estado.

O anúncio do calendário de pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais foi feito pelo governador João Azevêdo na segunda-feira (25), quando ele destacou: “É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com Capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”.

De acordo com a programação, o Abono Natalino será pago de 10 a 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. Já as datas do pagamento do 14º e 15º salários da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo