Nos acompanhe

Paraíba

COVID-19: taxa ocupação de leitos de UTI geral na Paraíba é de 50%

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta sexta (18), 2.394 casos de Covid-19. Entre os casos confirmados neste boletim, 23 (0,96%) são moderados ou graves e 2.371 (99,04%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 558.170 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, já foram realizados 1.419.622 testes para diagnóstico da Covid-19.

Também foram confirmados 13 novos óbitos, desde a última atualização, 10 deles ocorridos nas últimas 24h. Com isso, o estado totaliza 10.015 mortes. O boletim registra ainda um total de 406.583 pacientes recuperados da doença.

* Dados oficiais preliminares (fonte: SI-PNI, e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SIM), extraídos às 10h, do dia 18/02/2022, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Os óbitos divulgados neste boletim ocorreram entre os dias 03 e 18 de fevereiro, sendo um em hospital privado e os demais em hospitais públicos. As vítimas são 10 homens e 03 mulheres, com idades entre 58 e 95 anos, residentes dos municípios de Água Branca (1); Alcantil (1); Bayeux (1); Campina Grande (1); João Pessoa (3); Mamanguape (1); Monteiro (1); Pedra Lavrada (1); Pocinhos (1); Sapé (1) e Solânea (1). Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente e três não tiveram comorbidade informada.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no Sistema de Informação SI-PNI, a aplicação de 7.699.085 doses. Até o momento, 3.304.922 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (81,40% do total) e 3.080.043 completaram os esquemas vacinais, o que representa 75,86% da população total do estado. Do total de vacinados com o esquema primário completo, 2.996.290 tomaram as duas doses e 83.753 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 33.052 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 1.281.066 doses de reforço na população com idade a partir de 18 anos. A Paraíba já distribuiu um total de 8.161.874 doses de vacina aos municípios.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 50%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 68%. Em Campina Grande, estão ocupados 44% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 48% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 20 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 328 pacientes estão internos nas unidades de referência pra Covid-19.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Continue Lendo

Paraíba

UFPB prorroga inscrições para concurso público de Técnicos-Administrativos até 23 de dezembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou a prorrogação do período de inscrições para o concurso público de provimento de cargos de Servidores Técnico-Administrativos em Educação. O prazo, que inicialmente se encerraria no dia 17 de dezembro, foi estendido até o dia 23 de dezembro de 2024, às 15h.

Os interessados têm agora mais tempo para realizar sua inscrição e efetuar o pagamento, que também poderá ser feito até o dia 23 de dezembro. Contudo, a UFPB recomenda não deixar o pagamento para o último dia, a fim de evitar possíveis contratempos.

O valor da inscrição é de R$110,00 para cargos de nível médio e R$140,00 para cargos de nível superior.

As provas do concurso, organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), estão previstas para acontecer no dia 09 de fevereiro de 2024. Elas serão aplicadas nas cidades de João Pessoa, Rio Tinto, Mamanguape, Areia e Bananeiras, contemplando vagas para cargos de nível médio e superior.

Mais informações podem ser consultadas no edital do concurso e no site da organizadora IBFC: https://ibfc.selecao.net.br/informacoes/473/ .

Continue Lendo

Paraíba

Justiça paraibana decide e garante direito de policial penal se afastar para concorrer em eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Segunda Seção Especializada do Tribunal de Justiça da Paraíba declarou ilegal o ato do Secretário de Estado da Administração que negou o pedido de afastamento de um policial penal para disputar o cargo de vereador em outro estado. A decisão foi proferida no âmbito do Mandado de Segurança nº 0817266-36.2024.8.15.0000, da relatoria do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

No caso, o servidor havia solicitado afastamento com base na Lei Complementar nº 64/90, requerendo a preservação de seus vencimentos durante o período eleitoral.

O Estado da Paraíba indeferiu o pedido, sob o argumento de que, por se tratar de candidatura em município distinto de onde o servidor exerce suas funções, não haveria necessidade de desincompatibilização. Segundo o Estado, o servidor não teria influência sobre os eleitores de outro município nem poderia utilizar a máquina pública para fins eleitorais.

Contudo, a decisão do Tribunal destacou que tanto a jurisprudência quanto a legislação aplicável não impõem a exigência de que o afastamento esteja vinculado ao local de atuação do servidor público. Assim, foi garantido ao policial penal o direito de se afastar de suas funções para concorrer às eleições, sem prejuízo de sua remuneração.

Continue Lendo

Paraíba

Bruno Cunha Lima e vereadores eleitos em Campina serão diplomados nesta terça-feira pelo TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito e o vice reeleitos em Campina Grande, respectivamente, Bruno Cunha Lima (União) e Alcindor Villarim Filho (Podemos), bem como os vereadores eleitos no pleito de 2024 serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) nesta terça-feira (17/12).

O evento acontecerá no auditório do Hotel Garden, a partir das 17h. A cerimônia será presidida pelo magistrado Cláudio Pinto Lopes, juiz da 16ª Zona Eleitoral.

Na sessão solene, serão diplomados o prefeito reeleito, Bruno Cunha Lima; o vice-prefeito eleito, Alcindor Villarim Filho, e mais 23 vereadores e 27 suplentes.

Continue Lendo