Nos acompanhe

Paraíba

Eleições 2022: Demora de João Azevedo na escolha de novo partido causa insatisfação na base aliada

Publicado

em

A indefinição do governador João Azevedo quanto a formação da chapa majoritária que irá encabeçar a disputa pelo Governo do Estado e Senado Federal em outubro deste ano está causando insatisfação nos núcleos dos partidos que fazem parte da base de sustentação do governador.

A insatisfação que já especulada por um ou outro em declarações e entrevistas a imprensa ficou  mais evidente hoje, após evento de anúncio do apoio do partido Republicanos ao nome de Efraim Filho na disputa pelo Senado.

De um lado está Efraim e o Democratas em busca de apoio e pedindo definição de João. Do outro, o PP de Aguinaldo Ribeiro, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que mandou recado, na manhã de hoje, sobre morosidade na articulação política do governador.

Para incrementar ainda mais o debate, o presidente da Assembleia Adriano Galdino, que saiu do Avante, aguarda posicionamento de João Azevedo sobre vaga de vice-governador na chapa e em qual alinhamento partidário deve ingressar.

O governador não se posicionou quanto a movimentação política do Republicanos e segue a máxima utilizada na política de que “quem tem prazo não tem pressa”.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça paraibana decide e garante direito de policial penal se afastar para concorrer em eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Segunda Seção Especializada do Tribunal de Justiça da Paraíba declarou ilegal o ato do Secretário de Estado da Administração que negou o pedido de afastamento de um policial penal para disputar o cargo de vereador em outro estado. A decisão foi proferida no âmbito do Mandado de Segurança nº 0817266-36.2024.8.15.0000, da relatoria do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

No caso, o servidor havia solicitado afastamento com base na Lei Complementar nº 64/90, requerendo a preservação de seus vencimentos durante o período eleitoral.

O Estado da Paraíba indeferiu o pedido, sob o argumento de que, por se tratar de candidatura em município distinto de onde o servidor exerce suas funções, não haveria necessidade de desincompatibilização. Segundo o Estado, o servidor não teria influência sobre os eleitores de outro município nem poderia utilizar a máquina pública para fins eleitorais.

Contudo, a decisão do Tribunal destacou que tanto a jurisprudência quanto a legislação aplicável não impõem a exigência de que o afastamento esteja vinculado ao local de atuação do servidor público. Assim, foi garantido ao policial penal o direito de se afastar de suas funções para concorrer às eleições, sem prejuízo de sua remuneração.

Continue Lendo

Paraíba

Polícia Federal realiza operação para desarticular suposto esquema de compra de votos no Sertão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação especial denominada ‘Mamon do Sertão” para desmantelar um suposto esquema que teria sido criado para compra e venda de votos, bem como para o financiamento ilegal de campanhas eleitorais em Municípios localizados no Sertão do Estado da Paraíba.

De acordo com as primeiras informações, foram cumpridos pelo menos 11 (onze) mandatos de busca e apreensão nas cidades de Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos e em João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba.

Os mandados foram expedidos pela 38ª Zona Eleitoral e a operação conta com cerca de 60 (sessenta) policiais federais. Até as primeiras horas da manhã um montante de R$ 420 mil, em espécie, já havia sido apreendido durante a operação.

Continue Lendo

Paraíba

Bruno Cunha Lima e vereadores eleitos em Campina serão diplomados nesta terça-feira pelo TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito e o vice reeleitos em Campina Grande, respectivamente, Bruno Cunha Lima (União) e Alcindor Villarim Filho (Podemos), bem como os vereadores eleitos no pleito de 2024 serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) nesta terça-feira (17/12).

O evento acontecerá no auditório do Hotel Garden, a partir das 17h. A cerimônia será presidida pelo magistrado Cláudio Pinto Lopes, juiz da 16ª Zona Eleitoral.

Na sessão solene, serão diplomados o prefeito reeleito, Bruno Cunha Lima; o vice-prefeito eleito, Alcindor Villarim Filho, e mais 23 vereadores e 27 suplentes.

Continue Lendo