Nos acompanhe

Paraíba

Deputados aprovam Política de Cuidados e Combate à Ansiedade Generalizada

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade a Política de Saúde direcionada aos cuidados e combate as consequências do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e ao transtorno misto ansioso e depressivo. Em sessão híbrida realizada nesta quarta-feira (16), os parlamentares também foram favoráveis à criação do Selo da Empresa Amiga da Agricultura Familiar destinado a empresas utilizem produtos deste setor.

O texto do Projeto de Lei 2.619/2021, do deputado Júnior Araújo, além de criar a uma política de ações de cuidados e de enfrentamento às consequências do Transtorno de Ansiedade Generalizada, especifica que caberá ao Poder Executivo, principalmente por meio da Secretaria Estadual de Saúde, desenvolver atividades direcionadas a promover o conhecimento sobre a identificação, significados e tratamentos do TAG, assim como, do transtorno misto ansioso e depressivo. O parlamentar defende ainda a elaboração e ampla divulgação de material didático impresso e mídias digitais sobre os transtornos, diagnóstico e o tratamento adequado. Segundo a matéria, o deputado Júnior Araújo defende ainda a realização de eventos públicos de conscientização e sensibilização para levar ao conhecimento da população informações sobre o TAG.

“O Brasil sofre uma verdadeira epidemia de ansiedade e de depressão. Segundo dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros(9,3% da população) convivem com o transtorno. A gravidade desse cenário impõe a mobilização coordenada do Poder Público e da sociedade civil para combater esse mal, que poderá ser iniciada através da política de cuidados”, declarou o deputado.

Empresa Amiga da Agricultura Familiar
Com o intuito de fortalecer os agricultores familiares, a Casa de Epitácio Pessoa aprovou também o Selo da Empresa Amiga da Agricultura Familiar, destinado a empresas do setor público e privado que utilizem produtos da agricultura familiar na preparação dos alimentos comercializados. De acordo com o projeto do deputado Anísio Maia, para ser contemplada, além de utilizar e comercializar, a empresa deve divulgar que faz uso dos produtos da agricultura familiar.

“A presente proposta tem por objetivo apresentar mais uma forma de aumentar a demanda e a comercialização de alimentos produzidos por agricultores familiares paraibanos, suas organizações, empreendedores familiares rurais, pescadores, entre outros. Permitirá que as empresas públicas e privadas presentes no Estado da Paraíba possam produzir e comercializar alimentos mais saudáveis, ao passo em que também fortalecerá a geração de renda e desenvolvimento da economia no Estado”, argumentou Anísio.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do TCE-PB reúne imprensa em “Café Com Dados” e apresenta novas ferramentas de transparência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, reuniu profissionais da imprensa paraibana nesta terça-feira (17/12), em um café da manhã, oportunidade em que agradeceu o apoio recebido durante o seu mandato e apresentou as inovações das novas ferramentas de transparência do TCE, no que se refere a dados abertos sobre as gestões públicas. Ao lado do vice-presidente, conselheiro Fábio Nogueira, eleito para assumir a presidência em janeiro, Nominando mostrou os avanços tecnológicos da Corte de Contas e as facilidades de acesso às informações no novo portal do TCE.

No encontro, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação (Ascom), denominada “Café com Dados”, 4ª edição, o presidente sentou com os jornalistas e conversou sobre as atribuições do Tribunal de Contas, reiterando sempre o desejo de manter a parceria institucional com a sociedade, por meio da imprensa, mostrar o trabalho do TCE no controle das contas públicas, ressaltando a importância da transparência no manuseio dos recursos públicos. Na ocasião, o presidente abriu o site institucional do TCE e mostrou várias ferramentas de acesso a dados e informações sobre a destinação dos recursos da sociedade no Estado e nos municípios.

Destacou o acompanhamento das sessões ordinárias em tempo real, por meio do Portal do TCE, reforçando a novidade do acesso aos vídeos de todos os julgamentos nas datas e tempos cronometrados, conforme previstos nas pautas de julgamento, assim como, as disponibilidades das respectivas atas. “Esse é um avanço inédito em todo o Brasil”, frisou o presidente, que ainda detalhou os serviços abertos à sociedade.

No Observatório de Dados, por exemplo, estão detalhados referentes ao Sagres Cidadão, Turmalina, GeoPB, Preços de Referência, Preço da Hora, Painéis de Acompanhamento, Certidões, Banco de Legislação, Mural de Licitações e Mural de Concursos e Jurisprudência.  Em outro item, o Observatório Processual, que detalha imputações de débitos e multas a serem encaminhadas para cobrança executiva aos órgãos competentes. A novidade agora será o convênio com a Procuradoria do Estado para inserção dos responsáveis em cartórios de protestos.

No Observatório Sagres, o acesso é aberto também para as receitas com as respectivas fontes, e para as despesas do Estado e dos municípios, onde podem ser acessados todos os pagamentos realizados pelos jurisdicionados. Trata também da destinação das famosas emendas parlamentares, contratações de pessoal, contratos de terceirizados, frota de veículos, entre outras informações de interesse público.

O conselheiro Fábio Nogueira, presidente eleito e que tomará posse no cargo no dia 10 de janeiro de 2025, durante o encontro, falou de sua disposição em manter essa proximidade institucional com a imprensa, que é um canal importante de diálogo com a sociedade. “Reafirmo nosso compromisso com a transparência e o apoio da imprensa é fundamental”, disse ele. Reiterou que as demandas são crescentes na gestão pública, daí a necessidade do aparelhamento técnico dos órgãos de controle.

Continue Lendo

Paraíba

AIJE denuncia crimes eleitorais em Remígio e pede cassação de Cláudio Régis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi protocolada nesta terça-feira (17/12), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato eleito Cláudio Régis e seu vice, Afonso Galvão, acusando a chapa de abuso de poder político e econômico, bem como compra de votos nas eleições municipais de 2024. A ação é movida pela oposição ao grupo, representado pela chapa da candidata Gleds.

Diante das denúncias apresentadas, a AIJE solicita a inelegibilidade de Cláudio Régis e Afonso Galvão. Após análise judicial com a comprovação das acusações, a eleição da chapa eleita poderá ser anulada, cassando os diplomas dos candidatos, além do pagamento de multa.

Entre as denúncias, destaca-se a utilização da função pública para benefício eleitoral, a coação de eleitores e a captação ilícita de sufrágio, termo para descrever a prática ilegal de compra de votos.

Continue Lendo

Paraíba

Secretário da Segurança defende uso de câmeras corporais pelos guardas municipais de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário da Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, Dudu Soares, durante entrevista ao @portaldacapital, nesta terça-feira (17/12), defendeu o uso de câmeras corporais pelos guardas municipais que atuam na Capital paraibana.

Segundo o gestor, trata-se de uma discussão que é tendência e que terá que discutida.

Ainda de acordo com Soares, o profissional do setor precisa enxergar o recurso como defesa do próprio agente e da população.

É uma discussão nacional […] é uma tendência também. Tem que ser discutida […]. O Governo do Estado saiu na frente“, frisou Dudu Soares.

Confira o vídeo:

Continue Lendo