Nos acompanhe

Paraíba

CMJP retoma trabalhos e presidente cortará pontos de vereadores que se dedicarem às eleições

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Valdir José Dowsley (Avante), popularmente conhecido como ‘Dinho’, confirmou que cortará o ponto de vereadores que se dedicarem às Eleições 2022 e faltarem às sessões da Casa.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (15) durante entrevista ao RádioBlog, na cerimônia de reabertura dos trabalhos na CMJP e se deu devido a alguns parlamentares da Casa já terem confirmado disposição para também disputarem as Eleições 2022 com vistas ao Senado e a Assembleia Legislativa.

Segundo Dinho, não há justificativa para que o cotidiano produtivo da Câmara Municipal seja afetado.

Confira o áudio:

Parecerias com a Prefeitura

Dinho destacou o avanço no convênio realizado pela CMJP com a Prefeitura da Capital, no qual a Câmara cedeu o canal aberto 6.3 para a transmissão e distribuição de conteúdos educativos, que tornou possível o programa JP Edu TV, no sentido de ser mais uma ferramenta do ensino público municipal.

“Aproveitando que o prefeito anunciou a aquisição de tablets e chromebooks para nossos alunos, não poderia deixar de registrar o convênio que esta Casa e todos os vereadores, representados pela Mesa Diretora, assinaram no sentido de ceder o canal 6.3 da TV Câmara à Prefeitura. O prefeito Cícero já tem à disposição essa TV como uma nova ferramenta de comunicação”, declarou Dinho, salientando que o canal já está em teste e segue um modelo já utilizado pelo Governo do Estado.

O presidente da CMJP enfatizou que esse convênio é um exemplo da parceria entre Câmara e Prefeitura e destacou a importância da harmonia e diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo para o desenvolvimento da cidade. “É uma parceria que respeita a autonomia desta Casa, na qual a presteza e diálogo entre os poderes prevalecem. É uma parceria salutar e só quem ganha é a população de João Pessoa”, destacou Dinho, citando como resultados positivos da parceria a agilidade na aprovação e sanção de projetos e a execução das emendas impositivas.

O chefe do Legislativo Municipal destacou a execução das emendas impositivas pela Gestão Municipal, inclusive as pendências deixadas pelo governo anterior. “Tivemos um aumento de R$ 12 milhões e 65 mil para R$ 18 milhões em emendas executadas. Isso demonstra o carinho e o respeito do Executivo com esta Casa. Fazemos parte desse governo, independente de bancada”, frisou Dinho, lembrando que emendas impositivas de ex-vereadores como Humberto Pontes e Sandra Marrocos foram atendidas pela atual Gestão Municipal.

“Prefeito Cícero e vice, eterno vereador, Leo Bezerra, tenham certeza que vocês contam com a presteza desta Casa para juntos melhorarmos a cidade de João Pessoa”, enfatizou o vereador presidente.

Balanço das atividades e metas para 2022

 

O presidente Dinho destacou que, mesmo em período de pandemia, em 2021 a Câmara apreciou mais de 20 mil matérias e realizou visitas aos bairros. “Acompanhamos de perto as alegrias e tristezas do nosso povo. Conhecemos os problemas e fomos atrás das soluções”, salientou destacando que o orçamento impositivo permitiu contribuir de forma mais efetiva a melhoria da vida dos pessoenses com a oferta de mais saúde, educação e infraestrutura para a cidade.

 

“Neste ano traçamos como meta ampliar o diálogo, fazer com que esta Casa do povo seja cada vez mais a casa das pessoas e da nossa cidade. Voltamos aos trabalhos focados na atuação para a participação do cidadão. Nesse sentido, reformulamos o portal da Câmara. Vamos lançar a plataforma e-Democracia para o cidadão contribuir de forma mais efetiva no processo legislativo, para que a população possa opinar, dar sugestões, podendo até fazer um Projeto de Lei para que seja absorvido por esta Casa”, detalhou Dinho.

 

O presidente salientou os esforços da Câmara para o retorno seguro dos trabalhos, com a realização da testagem dos servidores e a parceria com a Secretaria de Saúde, que viabilizou a maratona de testes. “Voltaremos com toda a cautela, com sanitizações e com respeito a todas as regras sanitárias. Essa pandemia ainda não passou, existe o perigo iminente da infecção, por isso vamos ter cautela”, afirmou Dinho, garantindo que os cuidados não diminuirão o volume de trabalho dos vereadores, que poderão participar de forma remota, em rodízio, para evitar aglomeração.

 

Dinho salientou o encaminhamento para a construção da nova sede da Câmara, com a aquisição do terreno e futura aprovação de empréstimo para o início das obras a fim de que “em breve tenhamos um Poder Legislativo à altura da população de João Pessoa, com estrutura para receber o povo”. Ele salientou ainda que a CMJP vai contribuir para a revisão do Plano Diretor da cidade.

 

Continue Lendo

Paraíba

“Meu pai político é Hugo Motta se ele quiser eu saio da ALPB na mesma hora”, diz Márcio Roberto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Estado Márcio Roberto (Republicanos) que após dois anos de intensa batalha judicial só poderá assumir ao mandato de deputado estadual nesta terça-feira (17/12), falou sobre a espera pela decisão da Justiça, inexistência de mágoas e o apreço pelo deputado federal e presidente estadual do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta.

Márcio ainda ressaltou a presença da fé inabalável em Deus e em Nossa Senhora Aparecida e revelou ter passado dois anos com muita dificuldade por ter sido impedido de assumir ao mandato.

Os comentários de Márcio Roberto foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (16/12).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Diretório do PL rebate e também pede cassação de vereadores do PDT em JP por suspeita de fraude

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O diretório do Partido Liberal (PL) de João Pessoa entrou com uma ação eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) solicitando a cassação dos vereadores eleitos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas eleições municipais de 2024 sob a alegação de fraude na cota de gênero. A medida também atinge os suplentes da legenda.

De acordo com a sigla bolsonarista, o PDT apresentou uma lista de 28 candidatos, composta por 18 homens e 10 mulheres, respeitando o mínimo de 30% de candidaturas femininas. No entanto, após a análise dos resultados eleitorais e das campanhas, surgiram suspeitas sobre a autenticidade das candidaturas de três mulheres: Márcia Henriques dos Santos, Maria Ares Menezes Barbosa e Luanna de Moura Lima, que receberam apenas oito, 11 e 17 votos, respectivamente.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta segunda-feira (16/12), o vereador do PDT, João Almeida, afirmou que as candidatas cumpriram toda legislação eleitoral e que obtiveram poucos votos devido ao baixo orçamento de campanha.

“Acho até um desrespeito chamar essas mulheres de laranjas porque elas fizeram campanha, são mulheres que pelo fato de não ter muita estrutura financeira tiveram pouco e voto e temos que respeitar”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“A ditadura chegará a todos”, diz deputado bolsonarista sobre prisão de general Braga Netto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A prisão do ex-ministro da gestão Bolsonaro, general Braga Netto, por suspeita de tentativa de golpe de Estado realizada no último sábado (14/12) segue movimentando o debate político a nível nacional.

Candidato a vice-presidente nas eleições municipais de 2022 ao lado de Jair Bolsonaro (PL), o 4 estrelas do Exército teve o mandado de prisão cumprido no inquérito da Polícia Federal que apura tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas eleições presidenciais.

Aliado do partido, o deputado federal Cabo Gilberto (PL) atribuiu a prisão como inconstitucional e afirmou que o Brasil vive atualmente uma ditadura.

“Têm senadores lá aguerridos, mas infelizmente a maioria dos senadores que têm o poder de fazer o sistema de freios e contrapesos voltar a funcionar e cada Poder ficar no seu quadrado, é omisso, é covarde e não defende a Constituição, não defende o povo brasileiro. Repito e insisto, a ditadura chegará a todos”, disse durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta segunda-feira (16/12).

Ouça:

Continue Lendo