Nos acompanhe

Paraíba

Familiares podem fazer visitas presenciais diárias aos pacientes internos no Hospital Metropolitano

Publicado

em

As visitas presenciais do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, retomadas de forma gradativa em agosto de 2021, passaram a ser diárias, nessa segunda-feira (17), para os pacientes dos setores de Urgência, Decisão Clínica e UTIs, em que não há acompanhantes. A medida visa contribuir para o tratamento, entendendo-se que o apoio familiar é fundamental no período de internação.

A paciente Silvia Santos, 41 anos, recebeu na UTI Neurológica, no último domingo (16), a visita da mãe, Maria José Santos, e não aguardava vê-la na segunda-feira, o que a surpreendeu e emocionou. “Minha cirurgia foi no sábado, me sinto debilitada, e o carinho da minha mãe me renova. Eu estava esperando o médico fazer a videochamada com ela, e depois vê-la no tablet, mas tocar sua mão e ver que ela estava aqui do meu lado, ainda que por alguns minutos, aqueceu o meu coração”, disse.

Para Maria José, mãe da paciente, receber o comunicado sobre a ampliação das visitas foi motivo de comemoração. “Eu estava saindo no último domingo, quando recebi o papel com as orientações, fiquei muito feliz de poder vir na segunda-feira novamente. Eu não vejo a hora da minha filha ir para a internação, e eu estar com ela todos os dias, e mais ainda, sair daqui com ela curada, porque o que a equipe tem feito por nós, só Deus para pagar” expressou a aposentada.

Para que ocorram as visitas de forma segura aos pacientes, a direção da unidade, junto às gerências médicas e multidisciplinar, manteve as medidas sanitárias já adotadas, reforçando a obrigatoriedade do cartão de vacinação dos visitantes. “Assim como ocorreu no ano passado, foi através de estudos e avaliações do cenário atual que tomamos essa decisão. Os visitantes precisam se adequar às regras, considerando que contribuirá para a saúde e recuperação do paciente. Não é permitida a entrada de pessoas com sintomas gripais, e antes de ter acesso aos leitos, fornecemos a todos os EPIs (Equipamento de Proteção Individuais) necessários, como touca, máscara e capotes descartáveis”, pontuou o diretor, Gilberto Teodozio.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social, Carmen Lúcia Meireles, nos últimos quatros meses do ano anterior, mais de 4.600 mil visitas presenciais foram realizadas. “Através do relatório emitido pelo setor de T.I. da nossa instituição, quantificamos o que vemos de forma qualitativa. Cada sorriso, às vezes lágrimas, a troca de olhares, é o que nos estimula ao desejo de proporcionar momentos como esses. Considerando o período pandêmico que ainda vivemos, é permitida a entrada de apenas um visitante por paciente, e tornar as visitas diárias contribui também para que os familiares se organizem entre si, e visitem o seu parente, podendo neste momento tirar todas as dúvidas sobre o quadro clínico atual do interno com o médico plantonista”, explicou.

Foi justamente em acordo com os irmãos que Hosana Leite, filha do paciente Antônio Leite, internado na UTI Endovascular, afirmou ter organizado entre a família os dias de visita ao pai. “Agora ficou melhor para nós, combinamos entre os filhos os dias de visitá-lo e conversar com o médico. Temos fé de que logo ele sairá”, enfatizou.

VISITAS HOSPITAL METROPOLITANO – TODOS OS DIAS

Urgências Neurológica, Cardiológica e Decisão Clínica

Das 14h30 às 15h

UTIs

Caronária, Neurológica e Endovascular

15h30 às 16h

RECOMENDAÇÕES: Chegar com 30 minutos de antecedência; Estar vestido adequadamente com calça comprida e sapato fechado; Não utilizar celular e aparelhos eletrônicos; Retirar brincos, relógios, pulseiras e alianças; Fazer uso de máscara e álcool gel ou 70%; Apresentação do cartão de vacinação.

Continue Lendo

Paraíba

Prova mundial de ciclismo será realizada em João Pessoa no dia 10 de novembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de João Pessoa está em reta final de preparação para receber a quarta edição da prova de ciclismo Gran Fondo Brasil, uma das mais tradicionais do esporte mundial. O evento será realizado no dia 10 de novembro e deve contar com mais de 200 ciclistas de todo país, com largada às 6h no Busto de Tamandaré. Os participantes irão disputar a corrida em dois percursos: 119 km (longo) e 81km (curto).

“Chegamos à quarta edição da prova, uma competição que vai repetir a mesma intensidade das disputas dos anos anteriores. Uma corrida que faz parte do nosso calendário esportivo e que ganha ainda mais o apoio da gestão municipal, através do prefeito Cícero Lucena”, disse Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Para a organização da prova, o sucesso é atrelado ao interesse da Prefeitura no evento ciclístico. “Não pouparam esforços para que pudéssemos dar continuidade ao calendário ciclístico na Paraíba. João Pessoa é destino de grandes eventos esportivos, não apenas do ciclismo olímpico e paralímpico, onde foi sede recentemente do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada”, ressaltou Romolo Lazzaretti, gestor da W27 Eventos, organizadora das provas do Circuito Gran Fondo Brasil.

Percursos – O percurso será praticamente o mesmo da edição anterior. Os atletas vão largar do Busto de Tamandaré e seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco – sempre atrás do carro de apoio e com a velocidade máxima controlada. Logo após percorrem a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, seguem à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde começam as disputas de velocidade.

Depois desse trajeto, os atletas começam as disputas de velocidade e seguem rumo ao Mangabeira Shopping, onde vão percorrer toda Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Já na rodovia, os ciclistas encaram a maior prova, se deslocando até o viaduto de Intermares, onde retornam na altura do Km 9.

Para os competidores inscritos na menor distância, a prova termina na Estação Cabo Branco. Já os demais, vão até o Centro de Convenções – ida e volta, duas vezes, assim completando a competição.

Planejamento – Todo o planejamento foi elaborado em uma ação conjunta das Secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Esse é um evento ciclístico que atrai participantes de diferentes regiões, gerando turismo, impulsionando a economia local, hotéis, restaurantes e comércios. Com isso, todos se beneficiam com a presença dos visitantes. A marca é internacional e, por isso, também coloca a cidade no mapa das grandes competições, aumentando, assim, a visibilidade e prestígio”, explicou o secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, Juliano Sucupira.

Atletas – Até o momento, aproximadamente 200 competidores, de nove estados brasileiros, já confirmaram presença. As inscrições seguem abertas até 9 de novembro, um dia antes da competição, no site ticketsports.com.br.

A prova é aberta a todos os ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. A infraestrutura é de um evento de ciclismo profissional, com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.

Os primeiros cinco colocados gerais, masculino e feminino, receberão premiação em dinheiro. Já os primeiros colocados de cada categoria vão receber um troféu.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.648

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo