Nos acompanhe

Paraíba

MP recomenda medidas para coibir poluição sonora em Pitimbu e Caaporã

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendações aos municípios de Pitimbu e Caaporã para combater a poluição sonora. Na recomendação, a promotora de Justiça de Caaporã, Miriam Pereira Vasconcelos, destaca que é proibido o uso de paredões de som nas zonas urbana e rural dos municípios, sendo liberado o uso de som nos bares e nos veículos automotores, em volume ambiente, desde que não atrapalhe a sossego público.

A Promotoria de Justiça recomendou ao comando da 1a Companhia Independente de Polícia Militar de Alhandra, responsável pelos dois municípios, que ao receberem denúncia, ainda que anônima, e ao perceberem o uso indevido de paredões de som ou congêneres, coíbam e autuem, mediante boletim de ocorrência a ser remetido à Delegacia de Polícia, todos os estabelecimentos comerciais e propriedades privadas que estiverem com seus aparelhos de som ligados em volume acima do razoável e em níveis intoleráveis ao ser humano e que estejam a perturbar a tranquilidade e o sossego alheio, independentemen
te do horário, inclusive, com a respectiva apreensão do veículo e do equipamento sonoro, os quais somente serão liberados mediante autorização judicial.

Conforme a promotora de Justiça, houve número significativo de reclamações referentes à prática de poluição sonora, encaminhadas à Promotoria de Justiça, relatando emissão abusiva de ruídos por sons automotivos, aparelhagens, escapamento de motocicletas, dentre outros.

Prefeitura

Foi recomendado aos prefeitos municipais que, prazo de 60 dias, adote as providências necessárias para regularizar, por lei, a lavratura de autos de infração e aplicação de multa por seus órgãos, notadamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, adequando-se integralmente à legislação vigente, em especial nos casos de constatação da prática de poluição sonora.

A medição dos ruídos sonoros deve ser realizada, exclusivamente, por profissional habilitado para tal função, devendo o mesmo utilizar aparelho medidor de sons digital, com a etiqueta de aferição do Inmetro dentro do prazo de validade, calibrado pelo profissional antes de cada medição e usado em posição estática.

Secretarias

Já aos secretários municipais do Meio Ambiente foi recomendado a realização de realização de ampla divulgação do número de telefone para a população de Pitimbu e Caaporã entrar em contato com o setor competente do poder público municipal e informar as ocorrências de poluição sonora no município, inclusive, nos finais de semana e feriados, 24 horas por 24 horas.

Também foi recomendado a intervenção de equipes capacitadas das Secretarias Municipais de Meio Ambiente para o efetivo combate da poluição sonora nos estabelecimentos comerciais ou em propriedades privadas, obedecendo o direito de propriedade, quando for acionada por populares.

As secretarias devem ainda realizar campanhas de conscientização junto à população de Pitimbu e Caaporã informando-a sobre as consequências danosas da emissão abusiva de ruídos e orientando proprietários de sons e equipamentos afins, tanto quanto condutores de motocicletas, acerca dos limites em decibéis dos sons a serem por eles emitidos,

Caso seja necessário para a solução de conflitos, deve ser utilizado o efetivo exercício do poder de polícia com a interdição dos locais e apreensão de objetos, observado o devido processo administrativo.

Legislação

Na recomendação, o MP destaca que a Lei n. 9.605/98 em seu artigo 54 tipificou como crime, causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar danos à saúde humana, incluindo-se, neste gênero, a sonora. Já o Decreto-Lei n. 3.688/41 em seu artigo 42, inciso III, elenca como contravenção penal a conduta de perturbar o trabalho ou o sossego público abusando de instrumentos sonoros ou de sinais acústicos.

Além disso, o artigo 61 do Decreto no 6.514/2008 expõe que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade, implica

em multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

Já o artigo 1º da Resolução nº 204/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som só será permitida nas vias terrestres abertas à circulação, em nível de pressão sonora não superior a 80 decibéis, medido a sete metros de distância do veículo.

 

Continue Lendo

Paraíba

Dique de Cabedelo recebe banda Revelação e Rafa e Pipo em celebração dos 68 anos da cidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pôr do sol, mar, axé, pagode e uma energia surreal! Foi assim que Cabedelo celebrou seus 68 anos de emancipação política, com um super sunset no Dique nessa quinta-feira (12).

Ao som do pagode da banda Revelação e do astral da dupla baiana Rafa e Pipo, a cidade se encheu de alegria e mostrou toda a sua beleza natural em uma festa que teve como cenário o fabuloso encontro do rio com o mar e um por de sol de tirar o fôlego!

Pela primeira vez, a Prefeitura Municipal de Cabedelo realizou um evento público no novo Dique, que foi todo urbanizado e já se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, saudou o aniversário da cidade e falou emocionado em tom de agradecimento e despedida.

“É com grande prazer que celebramos mais um aniversário de Cabedelo. Agora temos o nosso local para grandes eventos e este é mais um sonho realizado. Saio deste mandato de cabeça erguida e com o sentimento de missão cumprida. Daqui pra frente, por onde eu for, levarei o nome de Cabedelo. Agradeço também a todos os servidores do município por tudo que fizeram em equipe e por todas as realizações desta gestão”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Quem abriu o sunset no Dique foram os artistas já conhecidos e amados pelo público de Cabedelo. A dupla baiana Rafa e Pipo Marques mostrou, novamente, porque é tão celebrada na cidade portuária, colocando todo mundo para tirar o pé do chão.

“Já nos sentimos cabedelenses! Que honra poder estar fazendo parte desse aniversário. Sempre somos bem recebidos quando a gente vem pra cá”, ressaltou o cantor Pipo

“E nós trouxemos toda alegria e energia para comemorar  o aniversário dessa cidade maravilhosa que já temos no coração”, complementou Rafa.

Logo em seguida foi a vez da banda Revelação, que levou o melhor do pagode e não deixou ninguém parado. Pela primeira vez se apresentando em um evento público na cidade, o grupo cantou sucessos já consagrados como “Deixa Acontecer”, “Tá  escrito” e “Fala Baixinho” e pode sentir toda a energia do público cabedelense.

“Já que é uma inauguração deste local de eventos, foi também uma grande ‘revelação’. Nós estamos muito felizes e honrados por estar pela primeira vez fazendo esse show em praça pública aqui em Cabedelo. Essa cidade tem o clima quente e efervescente como a nossa Rio de Janeiro e com certeza isso colaborou pra essa grande apresentação”, comentou o vocalista do grupo, Jhonatan Alexandre, o Mamute.

Para quem foi curtir o sunset no Dique, não faltaram empolgação, beleza e alegria, aliando o cenário perfeito a uma festa igualmente inesquecível.

O empresário Stênio Marques está morando em Cabedelo há 3 anos e, pela primeira vez, foi a um evento em praça pública. Sua impressão foi melhor possível. “Minha esposa é fã do grupo Revelação. E eu acabei virando fã deste local. O Dique de Cabedelo é um espaço maravilhoso e essa festa aqui, bem organizada, combinou demais com o ambiente. Parabéns a Cabedelo por tudo isso”.

Já a estudante de psicologia, Milena Lopes, que mora em São Paulo, está visitando os pais em Intermares e também foi estreante numa festa em Cabedelo. “O clima aqui é maravilhoso. As praias, os pontos turísticos e eu tive a sorte de chegar e aproveitar exatamente o aniversário da cidade. Que festa massa!  Cabedelo vai ficar no meu coração”, finalizou.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa entra na lista global da Booking.com de destinos tendência para 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A pesquisa anual de Previsões de Viagem da Booking.com para 2025 colocou João Pessoa como destaque no mundo como destino tendência. A pesquisa apontou que os viajantes brasileiros vão repensar suas maneiras de viajar e sair do convencional para descobrir destinos menos lotados (83%), embarcar em retiros de longevidade (78%) ou optar por atividades noturnas para escapar das temperaturas mais altas (57%).

Na lista dos destinos tendências globais para 2025, junto com a Capital paraibana, estão San Pedro de Atacama, Chile; Sanya, China; Trieste, Itália; Tromsø, Noruega; Willemstad, Curaçao; Tignes, França; Naha, Japão; Villajoyosa, Espanha; e Houston, Estados Unidos.

A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 27.713 pessoas em 33 países e territórios participaram da pesquisa. Os participantes responderam a uma pesquisa online em julho/agosto de 2024. Os destinos tinham que estar entre os 1.000 mais reservados na Booking.com entre 15 de junho de 2023 e 15 de julho de 2024. A lista resultante foi ordenada por aumento anual. Houve uma leve curadoria dos destinos para garantir a distribuição geográfica.

A inclusão de João Pessoa nesse seleto ranking de destinos mundiais foi celebrado pelo secretário de Turismo, Daniel Rodrigues. A pesquisa, conforme o secretário, enfatiza a localização privilegiada da cidade, como o ponto mais oriental das Américas, onde o Sol nasce primeiro e que oferece um combo de natureza, segurança, infraestrutura, acessibilidade e inclusão. “São itens aos quais trabalhamos diuturnamente para oferecer o melhor para os nossos visitantes, para que a experiência deles supere as expectativas’, afirmou.

A Booking.com apontou ainda, que João Pessoa é admirada como um local verde, a cidade oferece aos viajantes a chance de admirar sua beleza natural com uma visita ao Jardim Botânico. Já para quem procura passar um dia mais cultural, uma boa opção é uma visita ao tradicional Centro Histórico de João Pessoa e às muitas belas igrejas da cidade, incluindo a Igreja São Francisco. Para relaxar, Picãozinho, Seixas e Caribessa são áreas famosas ao longo da costa, enquanto a Ilha de Areia Vermelha e a Praia do Jacaré são imperdíveis para aproveitar o Sol.

Os viajantes também podem visitar o Mercado de Tambaú para aprender mais sobre o artesanato local, incluindo bordados, cerâmica e técnicas de crochê. Outra opção interessante é o passeio cultural no Catamarã do Forró, no Rio Paraíba, para comer pratos tradicionais, dançar quadrilha e apreciar o forró.

Continue Lendo

Paraíba

Vereadores eleitos do União Brasil garantem “voto conjunto” para a presidência da Câmara de Campina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os cinco vereadores eleitos para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Campina Grande pelo partido União Brasil se reuniram nesta quinta-feira (12/12) para tratar sobre a eleição para a Presidência da Casa de Félix Araújo para o biênio 2025/2027.

De acordo com informações divulgadas pelo blog Pleno Poder, estiveram juntos as vereadoras Ivonete Ludgério, Carol Gomes e Fabiana Gomes, além dos parlamentares Alexandre do Sindicato e Rafafá.

Ao final da reunião ficou decidido que a bancada votará unida no pleito do próximo dia 1º de janeiro e que o nome a ser lançado será escolhido dentro de muito em breve.

Continue Lendo