Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura e Faculdade de Ciências Médicas construirão UTIs em Cabedelo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início, na sexta-feira (17), à construção de um bloco de UTI, que ficará no novo Hospital Municipal (Antigo Anexo), a ser entregue à população no primeiro semestre do ano que vem.

A Ordem de Serviço para o início da construção da Unidade de Terapia Intensiva foi assinada pelo prefeito Vitor Hugo e pela diretoria do Centro Nordestino de Ensino Superior – Faculdade de Ciências Médicas (FCM).  Com a construção do Bloco, o hospital passará a contar com uma UTI de alta complexidade, com 10 leitos.

“Vamos contar com um Hospital novo que, em breve, entrará em funcionamento para servir à população cabedelense. Tivemos um obstáculo a ultrapassar, que era o fato de não poder mexer no projeto arquitetônico, mas graças a Deus, a obra terminou e agora é a hora de construirmos nosso bloco de UTI. Sairemos da condição de termos Hospitais de média complexidade para contar com um bloco de 10 leitos para melhorar o atendimento à saúde em Cabedelo. Ano que vem, passaremos a contar com o melhor Hospital da região metropolitana da capital”, comentou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

A construção da UTI é decorrente de um acordo firmado judicialmente entre a FCM e a PMC, no dia 12 de novembro de 2021, e terá um investimento aproximado de R$ 1,2 milhões, com prazo de 10 meses para a sua conclusão. A previsão é que o Hospital seja entregue entre março e abril, contando também com inovações como quarto de repouso para os profissionais.

“Quando iniciamos o trabalho à frente da Sescab nos deparamos com diversas situações difíceis e uma delas era esse Hospital, uma obra empenhada desde 2014, com os recursos disponíveis, e um projeto totalmente desatualizado. O diálogo com o prefeito e a parceria entre as Secretarias nos possibilitou tocar a obra em frente e ultrapassar os obstáculos. Hoje a obra está 94% concluída e agora, com reativação do acordo com a FCM, podemos dizer que vamos entregar um equipamento de saúde que vai atender a todas as demandas da população de Cabedelo”, disse o secretário da saúde, Murilo Suassuna.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Obras da alça de acesso a Bananeiras entram em fase final; deputado destaca importância à mobilidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), vistoriou nesta sexta-feira (27/09) as obras de construção da alça que dá acesso à cidade de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano. Na oportunidade, o parlamentar pode constatar que os serviços já estão na fase final, faltando apenas os últimos ajustes para entregar o empreendimento à população.

O projeto recebeu um investimento de quase R$ 10 milhões do Governo do Estado da Paraíba e tem como objetivo melhorar a mobilidade na PB-105, que atravessa Bananeiras e Solânea, e inclui a pavimentação de 4,3 km de estrada.

“Esse empreendimento irá beneficiar e muito a cidade de Bananeiras e outras cidades que têm que passar por dentro da cidade e ir para zona urbana, Cacimba de Dentro, Solânea, Arara, Araruna… Então o nosso agradecimento à gestão estadual que foi extremamente importante para que esse sonho da população do Brejo fosse concluído. Já começam a transitar veículos melhorando a nossa mobilidade”, destacou Hervázio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Adjamir prepara grande comício no Centro de Curral de Cima neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), realiza neste domingo (29/09) um grande comício no Centro da cidade. A expectativa do grupo é de arrastar uma multidão de apoiadores às ruas e reforçar o nome de Adjamir.

Ele disputa ao cargo de prefeito pela oposição na coligação ‘Um Novo Tempo de Trabalho’ e tem João Ribeiro (União Brasil) compondo a chapa na condição de vice.

Sobre

Formado em Engenharia Civil, Adjamir iniciou sua trajetória política colocando o nome à disposição como vereador de Curral de Cima, sendo o mais votado da história do município. Ao longo do mandato, destacou-se pela dedicação e trabalho voltado para os curralenses.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Vereador Mô Lima propõe criação do Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador, Mô Lima (PP), apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 2235/2024, que visa criar o Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa. A proposta tem como objetivo estabelecer ações de segurança para a prática de atividades aquáticas, tanto no contexto desportivo quanto em atividades físicas similares, garantindo maior proteção para a população.

O programa buscará conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de afogamentos e a necessidade de garantir a segurança em ambientes aquáticos como piscinas, lagos, rios e praias. Entre as ações previstas estão palestras, campanhas educativas e a formação de cidadãos multiplicadores das práticas seguras em ambientes aquáticos.

Outro ponto relevante do projeto é a implementação de um programa de ensino de natação para crianças, com caráter preventivo, especialmente direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas de natação poderão ser oferecidas em parceria com entidades desportivas e empresas ligadas às atividades aquáticas.

“O Brasil é um dos países com os maiores índices de afogamento no mundo, e a criação desse programa é fundamental para conscientizar a população e prevenir tragédias. Queremos criar uma cultura de segurança aquática em João Pessoa”, destacou o vereador Mô Lima.

O projeto ainda prevê que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba e outras entidades possam ministrar palestras sobre segurança aquática nas escolas públicas e privadas da capital paraibana.

Caso aprovado, o Programa Municipal de Segurança Aquática alinhará João Pessoa com as diretrizes internacionais, como a ação da ONU que estabelece o Dia Mundial da Prevenção de Afogamento em 25 de julho. A proposta é um passo importante para reduzir as mortes por afogamento e suas consequências devastadoras para as famílias e a sociedade.

 

 

Continue Lendo