Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria de Educação promove V Encontro de Gestores de Escolas e Creches do Município de Cabedelo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio do Setor de Gestão Escolar (Seges) da Secretaria de Educação (Seduc) promoveu, nessa quinta-feira (16), o Encontro Anual de Gestores de Escolas e Creches do Município. Em sua 5ª edição, o evento recebeu o nome de “Noite das Estrelas” e buscou homenagear os gestores que mais se destacaram durante o ano de 2021.

A solenidade foi realizada no pátio interno da Escola Municipal Paulino Siqueira e recebeu autoridades, convidados especiais, gestores e gestores adjuntos. Para ter acesso, todos tiveram que apresentar previamente os cartões de vacinação, conforme orientação do decreto municipal.

“Nós temos mesmo uma constelação, uma preciosidade…Que bom poder fazer parte desse momento e celebrar o brilhantismo da equipe gestora da Secretaria de Educação de Cabedelo. São profissionais que sempre estão enfrentando problemas e, ao mesmo tempo, acolhendo alunos, funcionários e professores, prestando-lhes um auxílio que não é somente pedagógico. Eu não poderia deixar de fazer parte desse momento tão grandioso e especial preparado pelo Seges”, destacou Márcia Moreira, secretária de Educação.

Na ocasião, também foi divulgado o recebimento de um prêmio nacional concedido ao município. O “Selo Compromisso com a Educação 2021”  é promovido pelo Programa Nacional Todos Pela Educação – entidade filantrópica que visa valorizar as ações educacionais e o engajamento dos seus profissionais no programa. Cabedelo foi o município paraibano que teve o maior número de cursistas inscritos no programa, com a representação de 42 gestores e 1 técnico da Seduc.

“Temos uma equipe que zela pelo olhar diferenciado que a gestão municipal tem pela nossa educação. Agradecemos pelo empenho que os gestores têm no dia a dia e pela participação nesse curso, pois além do esforço pelo conhecimento, eles se engrandecem como profissionais e engrandecem a educação de Cabedelo”, disse Márcia.

O Encontro é realizado desde 2017 e é pioneiro na Paraíba, propondo, principalmente, um momento de valorização e reconhecimento da figura dos gestores à frente das unidades educacionais, a fim de estimulá-los em suas experiências no cotidiano escolar.

“Esse encontro visa a valorização do profissional que é o elo entre a escola e a Secretaria de Educação. Atualmente, a figura do gestor tem que atentar às competências institucionais, políticas, pedagógicas e relacionais. E os nossos participaram de fórum de discussão que visam diretrizes em nível nacional e se destacaram. Por isso essa comemoração não poderia ser tão singular”, destacou Rosilane Oliveira, coordenadora do Seges.

Tradicionalmente, a solenidade premia os gestores nos segmentos de Educação Infantil , Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Nesta edição, a homenagem foi  com a comenda “Gestor Petrônio Fernandes Beltrão” , criteriosamente escolhido comendador pela coordenação do Seges no ano anterior.

Premiações – Na Noite das Estrelas, no segmento de Educação Infantil, quem recebeu a comenda foi a equipe gestora da Creche Municipal Adamo Klinger de Castro Frutuoso; no Fundamental, foi a gestão da Escola Municipal Maria José Veríssimo de Andrade; e no Fundamental II, a gestão da Escola Municipal Plácido de Almeida.

“Eu só tenho a agradecer a todos por esse presente e aos que foram suporte pra esse nosso trabalho”, disse a representante da gestão homenageada no segmento educação infantil, Maria José Cunha, gestora da Creche Ádamo Klinger.

“Eu só estou na escola para trabalhar para o aluno, o sucesso de nosso trabalho se reflete na vida deles. Uma Secretaria forte nos fortalece também”, afirmou Liz Helena, gestora da Plácido de Almeida e representante da gestão homenageada no segmento Fundamental II.

Honra ao Mérito – Ainda durante a solenidade, o gestor comendador Petrônio Beltrão recebeu a comenda de “Honra ao Mérito pelo Empenho e Compromisso prestado à Educação de Cabedelo”.

“Quero agradecer de coração a todos. Deus nos honrou com esta comenda, mas eu vejo um comendador em cada um gestor das nossas escolas e creches, pois nossa função é dirimir conflitos, lidar com pessoas, fazer a escola funcionar e crescer. É importante também que enxerguemos qualidade nas pessoas que nos auxiliam, nos nossos parceiros, pois isso é extremamente necessário para fazermos render frutos e ter uma escola cada vez melhor. Sejamos respeitados não pelo temor, mas pelo amor” destacou Petrônio.

Lançamento da Comenda 2022 – Em um dos momentos especiais da noite, o Seges também anunciou o nome de Rosemberg Farias, gestora da Escola Maria José Veríssimo, como a gestora comendadora do projeto para o ano de 2022. E o setor também foi homenageado por uma representação dos gestores.

“Eu acho que todas nós somos merecedoras. Agradecemos por todo apoio e carinho que recebemos. Tudo isso que está acontecendo só nos dá vontade de fazermos melhor ainda”, ressaltou Rosenberg.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba recebe 128 novos profissionais do programa Mais Médicos em 2024; 483 estão ativos no Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo Federal tem fortalecido a atenção primária à saúde do país por meio do programa Mais Médicos, que, só este ano, contou com 6.729 novos profissionais em mais de 2 mil municípios. Esse número representa mais de 25% do total de 26.756 médicos que atuam em 4.412 cidades e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Na Paraíba, foram 128 novos médicos, totalizando 483 profissionais em atividade no Estado.

No início desta gestão, o Ministério da Saúde contava com apenas 13 mil vagas ativas no Mais Médicos. Em 2023, o governo federal retomou o programa, com o intuito de ter profissionais nos municípios distantes dos grandes centros e nas periferias das cidades. O programa avançou, sobretudo, entre os municípios com maior vulnerabilidade social, onde cerca de 60% dos médicos estão.

Os resultados alcançados nos últimos dois anos foram discutidos no Encontro Nacional das Referências do Programa Mais Médicos, na sexta-feira (6). “O Mais Médicos não se encerra em si mesmo. Ele é um meio potente e importantíssimo para viabilizar e fortalecer a Estratégia Saúde da Família”, afirmou o secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde (APS), Jerzey Timóteo, em palestra sobre a relação do programa com as principais iniciativas que constroem o primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

O intuito do encontro foi, além de dar visibilidade às ações desenvolvidas, mostrar o papel importante que as referências regionalizadas têm para o sucesso do programa. As referências regionais do Ministério da Saúde são essenciais na gestão dos programas de provimento profissional na ponta do serviço, onde as pessoas moram, formam suas famílias e recebem atendimento. Elas são responsáveis por apoio técnico, orientações, mediações de conflitos, acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas. São como a ponte entre o ministério e os territórios.

“2025 será o ano de consolidar nosso trabalho, metas e políticas que retomamos desde o início da gestão. Com o trabalho das referências regionais, comunicamos mais com gestores, profissionais e sociedade as políticas da atenção primária à saúde, ganhamos capilaridade sem perder de vista o nosso papel de formulador de políticas públicas”, destacou o diretor do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária, Wellington Mendes Carvalho.

“Com a aproximação entre a gestão federal e as referências regionalizadas, é possível também identificar os desafios de cada território e alinhar as ações, as diretrizes e os planos futuros”, lembrou o diretor.

Outros avanços do Mais Médicos em 2024

Pela primeira vez na história do programa, foi lançado um edital de chamamento com cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.

Outro destaque foi a concessão de curso e bolsa-formação em preceptoria de medicina de família e comunidade de R$4.000 a 2.700 residentes de medicina de família e comunidade (MFC). Essa formação prepara o futuro médico de família e comunidade para que ele transmita o conhecimento adquirido a novos profissionais em formação, ampliando assim a capacidade do país de criar novos programas de residência médica em MFC.

O Ministério da Saúde anunciou, ainda, a integração das formas de provimento do programa, o que garante mais segurança às equipes de saúde e fortalece o atendimento à população. Com isso, 3,6 mil médicos bolsistas serão efetivados pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), com permanência nos municípios onde já atuam, mantendo o vínculo com a comunidade.

Continue Lendo

Paraíba

“Meu pai político é Hugo Motta se ele quiser eu saio da ALPB na mesma hora”, diz Márcio Roberto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Estado Márcio Roberto (Republicanos) que após dois anos de intensa batalha judicial só poderá assumir ao mandato de deputado estadual nesta terça-feira (17/12), falou sobre a espera pela decisão da Justiça, inexistência de mágoas e o apreço pelo deputado federal e presidente estadual do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta.

Márcio ainda ressaltou a presença da fé inabalável em Deus e em Nossa Senhora Aparecida e revelou ter passado dois anos com muita dificuldade por ter sido impedido de assumir ao mandato.

Os comentários de Márcio Roberto foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (16/12).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Diretório do PL rebate e também pede cassação de vereadores do PDT em JP por suspeita de fraude

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O diretório do Partido Liberal (PL) de João Pessoa entrou com uma ação eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) solicitando a cassação dos vereadores eleitos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas eleições municipais de 2024 sob a alegação de fraude na cota de gênero. A medida também atinge os suplentes da legenda.

De acordo com a sigla bolsonarista, o PDT apresentou uma lista de 28 candidatos, composta por 18 homens e 10 mulheres, respeitando o mínimo de 30% de candidaturas femininas. No entanto, após a análise dos resultados eleitorais e das campanhas, surgiram suspeitas sobre a autenticidade das candidaturas de três mulheres: Márcia Henriques dos Santos, Maria Ares Menezes Barbosa e Luanna de Moura Lima, que receberam apenas oito, 11 e 17 votos, respectivamente.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta segunda-feira (16/12), o vereador do PDT, João Almeida, afirmou que as candidatas cumpriram toda legislação eleitoral e que obtiveram poucos votos devido ao baixo orçamento de campanha.

“Acho até um desrespeito chamar essas mulheres de laranjas porque elas fizeram campanha, são mulheres que pelo fato de não ter muita estrutura financeira tiveram pouco e voto e temos que respeitar”, disse.

Ouça:

Continue Lendo