Gosta de animação e não sabe por onde começar? O 16º Fest Aruanda, que acontece de 5 a 9 de dezembro de forma híbrida, em João Pessoa, está com inscrições abertas para a oficina online “Aruanda Cagepa de Roteiro para Animação”, que será ministrada pelo diretor e roteirista Frederico Pinto (RS).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo linktr.ee/festaruanda. O período da oficina é de 6 a 9 de dezembro, das 16h às 18h. Ao todo, estão sendo ofertadas 15 vagas e o prazo para inscrição é até as 12h do dia 6.
O conteúdo da oficina abrange técnicas de roteiro e métodos de criação utilizados para o desenvolvimento de séries, curtas e longas em animação, através de conceitos teóricos, exercícios de escrita e análises de cenas que visam explicar o processo de criação e as especificidades da construção narrativa para animação.
Sobre o facilitador – Frederico Pinto tem voltado grande parte de seu trabalho para o público infantojuvenil, dirigindo diversas obras em animação, documentário e ficção para esse segmento desde 2002. Atualmente, é consultor de roteiro da série animada ‘Tainá’. Além de seus trabalhos para o público infantojuvenil, também dirigiu o curta ‘De lá pra cá’ (prêmio especial do júri no Festival de Bilbao) e o documentário ‘Balões, Lembranças e pedaços de nossas vidas’ (para o projeto Histórias que Ficam da Fundação CSN).
O Festival – Com mostra de filmes internacionais, longas e curtas, debates, oficinas, homenagens, o 16º Fest Aruanda começa no dia 9 e se encerra no dia 15 de dezembro. A programação será híbrida e acontecerá pelas salas da Cinépolis (Manaíra Shopping) e Plataforma AruandaPlay.
Patrocínios e apoios – A 16ª edição do Fest Aruanda tem patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa e copatrocínio da PBGás via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, sob a chancela do CCHLA-UFPB e da Bolandeir@rte&Films, produtora do evento. A assessoria de imprensa local fica por conta da Vivass Assessoria & Comunicação, e a nacional, feita pela agência Procultura. Conta, ainda, com o apoio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).