Nos acompanhe

Paraíba

CMJP aprova programa de reforma e reconstrução de casas populares

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, em votação durante a sessão desta terça-feira (30), o Programa Cuidar do Lar, destinado à reforma e reconstrução de casas para a população de baixa renda da Capital. Na votação, os parlamentares ainda aprovaram isenção de imposto para concessionárias de transporte público; guarda subsidiada para crianças e adolescentes em risco social, além de realocação orçamentária e abertura de crédito para a Educação. Todos os projetos aprovados foram de autoria do Executivo Municipal.

O PLO 799/2021 cria o programa Cuidar do Lar, que tem como objetivo promover a melhoria das condições habitacionais no Município, elevando a qualidade de vida por meio da qualificação de moradias para famílias com renda familiar de até dois salários mínimos em moradias de até 42m². O projeto teve a aprovação de forma unânime nas comissões permanentes da Casa e em votação no Plenário.

“Projetos como esse muito me alegram. Sou agente comunitário e convivo com pessoas vulneráveis. O prefeito dá um tiro certo junto à secretária Socorro Gadelha. Estamos para somar e parabenizar essa política habitacional”, afirmou o vereador Junio Leandro (PDT) sendo acompanhado também pelo vereador Marcos Henriques (PT), que destacou o déficit habitacional do Município e o empenho da secretária Socorro Gadelha à frente da Habitação Social.

O vereador Bosquinho (PV) destacou a importância do projeto no sentido de possibilitar ajuda aos que mais precisam. O vereador Guga (Pros) enfatizou a grandiosidade do programa, sendo acompanhado pelo vereador Emano Santos (PV). O vereador Carlão (Patriota) salientou o bom uso do dinheiro do contribuinte pela Gestão Municipal, “repassando aos que mais precisam em unidades que estão em área de risco”, especificou.

O líder da situação na Casa, vereador Bruno Farias (Cidadania) ressaltou o olhar social que a prefeitura e a secretária Socorro Gadelha tiveram “envidando esforços para diminuir o déficit habitacional e para que as pessoas que mais precisam possam ter ajuda e contribuição do poder público em um momento difícil, no qual seus lares estão na iminência de sofrer algum tipo de abalo”, afirmou Bruno, também destacando a competência da secretária Socorro Gadelha.

CMJP aprova isenção de ISS a empresas de ônibus

Ainda foi aprovado o PLC 18/2021, de autoria do Executivo Municipal, que altera o Código Tributário do Município prorrogando a isenção de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) incidente no serviço prestado pelas empresas concessionárias de transporte público coletivo municipal. A medida foi aprovada com os votos contrários dos vereadores Marcos Henriques, Junio Leandro e Bispo José Luíz (Republicanos).

O vereador Marcos Henriques justificou seu voto contrário à falta de informações sobre o lucro das empresas e à falta de qualidade nos serviços prestados pelas empresas concessionárias. “Trata-se de um benefício direto para as empresas de transporte coletivo as quais sempre peço as planilhas de custo e não recebo. Elas descumprem as regras básicas do acordo em que as novas frotas teriam que vir com ar-condicionado e wi-fi”, enfatizou o vereador, sendo acompanhado por Junio Leandro, que salientou a redução de frota, a aglomeração nos veículos e as demissões dos cobradores, resultando na dupla função do motorista.

Os vereadores Bruno Farias, Mangueira (MDB) e Tarcísio Jardim (Patriota) destacaram que a aprovação da medida é necessária para que não haja aumento da tarifa das passagens de ônibus. “Vivemos uma realidade muito dura em todo o país na qual todos os insumos aumentaram, inclusive os combustíveis de modo geral. Só isso seria suficiente para elevar os custos do transporte municipal. O propósito maior do prefeito é de não aumentar a tarifa, pois não podemos castigar a população, sobretudo a mais humilde que se utiliza do transporte público municipal”, justificou.

Guarda subsidiada é aprovada na CMJP

O PLO 779/2021 institui o Programa Guarda Subsidiada, que visa a auxiliar no custeio de despesas geradas com os cuidados de crianças e adolescentes inseridas em famílias extensas e/ou ampliadas, sob guarda e os cuidados de pessoa com quem mantenham laços afetivos e que não disponham de recursos financeiros suficientes para o provimento de suas necessidades básicas. O programa é destinado a crianças e adolescentes que estejam com direitos violados ou em situação de risco social e pessoal, em caso de afastamento do convívio com seus pais.

“Com esse projeto, são dadas condições à própria família para dar conta da assistência integral a essa criança, tanto psicologicamente, quanto material”, destacou Odon Bezerra (Cidadania), sendo acompanhado também pelos vereadores Carlão, Toinho pé de Aço (MDB) e Guga. “Essas crianças são socorridas para serem colocadas numa situação de cuidado melhor, com tios ou avós. A prefeitura e esta Casa em harmonia constroem uma cidade melhor”, avaliou Carlão. “O objetivo é resgatar os vínculos familiares e afetivos e fazer com que a criança e o adolescente possam crescer em meio aos seus, com o poder público propiciando os meios mínimos e necessários para o acolhimento”, enfatizou Bruno Farias.

Realocação de recursos e abertura de crédito na Educação

Ainda foram aprovados o PLO 814/2021 e o PLO 812/2021. O primeiro dispõe sobre a realocação de dotações orçamentárias na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e nos encargos gerais do Município no valor de R$ 50 milhões. De acordo com o projeto, a maior parte dos recursos será voltada à inclusão digital, com a compra de tablets. A matéria foi aprovada com os votos contrários de Marcos Henriques e Junio Leandro, que não concordaram com a saída de recursos de remuneração de profissionais. Bruno Farias justificou que o orçamento atual foi elaborado pela gestão passada e que não há prejuízo na remuneração dos trabalhadores, que têm salário em dia, produtividade, gratificação e 14º regulares.

Já o PLO 812/2021 autoriza a abertura de crédito especial na Secretaria Municipal de Educação e Cultura no valor de R$ 2,9 milhões e foi aprovado de forma unânime pelos parlamentares.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) finaliza o mês de setembro ofertando 766 vagas para quem está procurando emprego em diversas áreas, a partir de segunda-feira (30). Dentre as vagas disponíveis, 500 são para João Pessoa e as demais para os municípios de Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sapé, Mamanguape, Cajazeiras, Cabedelo, Pombal e São Bento.

Atendente de telemarketing é a função que disponibiliza o maior número de oportunidades, com 300 vagas em João Pessoa, onde também são ofertadas vagas de motorista carreteiro – médio completo (10), pedreiro (10), atendente de padaria (6) vagas, auxiliar de logística, empacotador – a mão e pedreiro (5 vagas para cada cargo), técnico de refrigeração (instalação) e auxiliar de pedreiro (4 vagas cada), trabalhador rural, soldador, pizzaiolo, motorista de caminhão, dedetizador e atendente de lojas e mercados, (três vagas para cada função), entre outras.

Em Campina Grande há 183 vagas de emprego disponíveis para a população desempregada. A maioria – 100 vagas – é destinada para os operadores de processo de produção, mas também tem emprego para carregador e descarregador de caminhões (20), para pedreiro e operador de trator (7 vagas para cada cargo), separador de material reciclável (4), para estoquista (5) – médio completo (6 meses de CTPS) e as demais vagas em diversas áreas.

No município de Santa Rita serão oferecidas 13 vagas de emprego, dentre as quais cinco para oficial de S. gerais na M. de edificações, estofador de móveis, garçom, saladeiro e supervisor de hospedagem (2 vagas para cada função).
Guarabira ofertará 14 vagas de emprego, sendo todas destinadas para costureira em geral – médio incompleto (6 meses). No posto do Sine de Pombal, são disponibilizadas três vagas para vendedor interno com exigência de ensino médio completo.

Em Patos, serão disponibilizadas 20 vagas de emprego variados. Tem três vagas para servente de obras, enquanto para estoquista, jardineiro, faturista e vendedor de comércio varejista serão ofertadas duas vagas para cada função, e as demais oportunidades estão distribuídas para ajudante de motorista, auxiliar administrativo, conferente de mercadoria, encanador, promotor de vendas, motorista de caminhão e auxiliar de limpeza, etc.

No Sine-PB em Sapé serão oferecidas nove vagas entre os cargos de: motorista de caminhão (3), agente de vendas de serviços (3), além de mecânico de automóveis e caminhões, biomédico e coordenador administrativo, com uma vaga para cada função. No município de São Bento serão ofertadas oito vagas para operador de caixa, promotor de vendas, auxiliar de contabilidade, motorista entregador, empre. doméstico nos serviços gerais e assistente administrativo, vendedor – no comércio de mercadorias (uma vaga cada cargo).

Em Cabedelo, vão estar disponíveis 12 vagas de emprego, sendo elas para auxiliar de estoque, balconista, vendedor porta a porta, assistente de prevenção de perdas (duas vagas para cada), já para faturista, marceneiro de móveis, motorista de caminhão e assistente de mídias sociais, uma vaga para cada cargo. No posto do Sine de Mamanguape, são três vagas para frentista, operador de caixa e vendedor interno (1 vaga cada).

Por sua vez, na cidade de Cajazeiras, será uma vaga para motorista entregador – fundamental completo (6 meses/ CTPS)

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Multidão toma ruas de Conde em comício de Karla Pimentel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata à reeleição na cidade de Conde, Karla Pimentel (PSB), realizou, na noite desta sexta-feira (27/09), um comício que arrastou uma multidão de apoiadores às ruas de Jacumã.

O evento contou com a presença do secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira. O gestor destacou o apoio do governador João Azevêdo (PSB) e a parceria com a prefeita na busca pela continuidade do trabalho na cidade.

“O comício da futura prefeita Karla Pimentel encheu as ruas de Jacumã e mostrou que Conde quer continuar crescendo, confiando e trabalhando junto com essa grande parceira. Vamos juntos nesse projeto com o apoio do governador João Azevêdo para fazer um Conde cada vez melhor!”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com propositura de Carlão, CMJP concede ‘Título de Cidadão Pessoense’ ao bispo Alcivan Tadeus

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta sexta-feira (27/09), sessão solene para entrega do ‘Título de Cidadão Pessoense ‘a Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

De propositura do vereador Carlão Pelo Bem (PL), a honraria teve o objetivo de destacar as iniciativas e ações feitas pelo pároco na promoção do bem-estar, inclusão e o apoio às comunidades mais vulneráveis de João Pessoa por meio da Santa Igreja.

“Vem fazendo um trabalho brilhante na cidade de João Pessoa. Ao lado do nosso arcebispo metropolitano Dom Delson, vem construindo e contribuindo com a fé do povo católico e cristão. Ajudando muito nas obras de caridade da igreja, estendendo o braço de misericórdia que a igreja faz, defendendo o evangelho de Cristo. É isso que ele vem fazendo na cidade de João Pessoa. Com esses meses que ele já está aqui, fazendo um brilhante trabalho visitando comunidades, visitando paróquias”, afirmou o parlamentar.

O Monsenhor Alcivan foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 8 de novembro de 2023, por solicitação do arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que, na oportunidade, manifestou o desejo de poder contar com a colaboração de um auxiliar. À época, o padre Alcivan pertencia ao clero da diocese de Caicó (RN), como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN). Na Arquidiocese da Paraíba, ele atua como administrador.

Continue Lendo