O prefeito de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB), decidiu ‘pagar para ver’ ao ignorar a recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e manter a realização da ‘Festa da Luz 2022’.
O MPPB recomendou que a Prefeitura de Guarabira cancelasse a realização da ‘Festa da Luz’ como medida de prevenção à 4ª onda, o perigo de explosão novo surto de Covid-19 em solo paraibano e a identificação da variante ômicron, que disparou um novo alerta mundial por ser a mais violenta variação do coronavírus conhecida até hoje.
Leia também: MPPB recomenda cancelamento da ‘Festa da Luz’ por prevenção à 4ª onda e novo surto de Covid-19
Números
De acordo com dados oficiais divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), na segunda-feira (29), Guarabira, com 10.209 (dez mil duzentos e nove) casos e 149 (cento e quarenta e nove) casos, é o quinto município com maior número de registros de infecções por Covid-19 na Paraíba.
Os dados da SES confirmam que Guarabira só perde para os municípios de Cajazeiras (11801 casos / 176 óbitos), Patos (14547 casos / 268 óbitos), Campina Grande (47627 casos / 1172 óbitos) e João Pessoa (110216 casos / 2970 óbitos).
‘Reza’
O gestor afirmou que irá apelar para o trabalho e a ‘reza’ para que a pandemia seja superada em até 60 (sessenta) dias, período que corresponde ao início da festa na cidade que, tradicionalmente, atrai milhares de pessoas em todos os dias do evento.
Marcus Diogo afirmou saber que um gestor deve cuidar principalmente do ser humano, mas, não pode se deixar levar pela “hipocrisia” nem pela “demagogia” e deixar de ser responsável pelos setores sociais e econômicos de uma cidade.
Atrações
Na página oficial do evento, disponibilizada como anexo do site oficial da Prefeitura de Guarabira, a edição de 2022 da ‘Festa da Luz’ é apresentada como um acontecimento “atual, vibrante e memorável” e que “traz uma simbologia ainda maior: significa a retomada das atividades turísticas e culturais, da economia, da alegria, após um ano sem o evento que alavanca a economia local e o turismo regional, devido a pandemia de coronavírus (2021)“.
A Prefeitura chegou a realizar um evento especial, na terça-feira (09/11), na Maison D’Mel Laguna, para apresentar a lista de atrações confirmadas, conforme a seguir:
Dia 28/01 – Eliane, Valquíria Santos, Calcinha Preta;
Dia 29/01 – Taty Girl, Solange Almeida, Limão Com Mel;
Dia 30/01 – Eric Land, Wesley Safadão, Nattanzinho;
Dia 31/01 – Zé Vaqueiro, Xand Avião, João Gomes;
Dia 01/02 (Show Religioso) – Adriana Arydes, Celione David.
Cancelamentos
A Prefeitura Municipal de Cabedelo anunciou oficialmente, na terça-feira (16), o cancelamento dos shows das festividades de fim de ano na cidade que, tradicionalmente, recebe grandes atrações nacionais para comemorar o aniversário da cidade, no dia 12 de dezembro, e no Revéillon, no dia 31.
Leia também: Prefeitura de Cabedelo cancela shows que aconteceriam no réveillon e no aniversário da cidade
A atual gestão, comandada pelo prefeito Vitor Hugo, afirmou que a medida foi motivada para proteção dos cidadãos locais contra uma nova onda de Covid-19.
Leia também: Prefeitura cancela réveillon em João Pessoa, mas autoriza realização de eventos privados
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), cancelou eventos patrocinados pela Prefeitura da Capital no réveillon. Antes da decisão, Cícero se reuniu com autoridades de Saúde e com o governador João Azevedo para chegar a um consenso que preserve a saúde da população.
O secretário municipal da Saúde, médico Fábio Rocha, já havia defendido o fechamento da orla da Capital paraibana no dia 31 de dezembro para evitar aglomerações que possam fazer explodir um novo surto de infecções provocadas pelo vírus da Covid-19 em território pessoense.