Nos acompanhe

Paraíba

Assembleia Legislativa da Paraíba homenageia personalidades e religiosos em Cajazeiras

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na sexta-feira (26), em Cajazeiras, para homenagear educadores, religiosos e um jornalista, com a outorga da “Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim”. O evento, proposto pelos deputados Jeová Campos e Júnior Araújo, aconteceu no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC).

Foram homenageados coma Medalha Padre Rolim a professora Carmelita Gonçalves da Silva (representada por Eugênio Nóbrega), Antônio Fernandes Filho, Sheylla Nadjane Batista Lacerda, Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade (In Memoriam, representado pelo sobrinho Luiz Gualberto de Andrade), Thompson Fernandes Mariz, Padre Gervásio Fernandes de Queiroga, Ana Costa Goldfarb, Maria Regina Soares de Castro (Irmã Regina) e Olivia Boniatti (representada pela irmã Ivone Pereira Cardoso).

O deputado Jeová Campos, autor da propositura, destacou que o Padre Rolin vive em nós. “Ele deixou Olinda e passou a viver no sítio para, dali, instalar uma escola. Por essa escola, passaram nomes memoráveis como o Padre Cícero. Estou muito feliz por estar vivendo este momento”, disse. Jeová destacou ainda que o Padre Rolim era poliglota e que a homenagem dá concretude à medalha que leva o nome dele.

O deputado Junior Araújo, coautor, comemorou a instalação da Assembleia em Cajazeiras, para homenagear tantas pessoas ilustres, especialmente paraibanos que contribuíram diretamente com o desenvolvimento da educação do Alto Sertão da Paraíba, especialmente da cidade de Cajazeiras. “Especialmente por ser um cajazeirense nato, viver este momento é algo muito especial e muito gratificante; assistir as homenagens ao Padre Rolin, que tanto contribuiu com o município”, disse.

Para o Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, é por demais importante receber essa homenagem, por que o nome do Padre Inácio de Souza Rolim soa muito bem para o Sertão e para a região que engloba municípios dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e de outros estados do Nordeste “pela sua importância não só como educador, mas como o sacerdote”.

“Ele exerceu plenamente essas duas funções. Poderíamos dizer parte do mesmo sacerdócio que ele exerceu, levando o conhecimento a cultura e os sacramentos em toda essa região. Ele viveu uma profunda vida missionária atendendo aos sacramentos principalmente do batismo nesta região, até o Rio Grande do Norte, batizando os filhos e as filhas das escravas existentes na época. O Padre Inácio de Souza Rolim representa para nós uma importância extraordinária”, relatou.

O Monsenhor Gervásio, doutor em direito canônico, brincou que na sua idade é proibido ter emoções. “A gente tem que ir na vida se acostumando a ficar tranquilo diante das coisas muito alegres e das coisas muito triste. Estou tranquilo e agradeço imensamente àqueles que tiveram a iniciativa à Assembleia Legislativa por ter aprovado. Agora, com a idade já bastante avançada, 88 anos, Deus me deu a graça de poder receber essa homenagem”, comemorou.

“Me sinto muito honrada nesse momento que eu recebo a Medalha Padre Rolim”, declarou a professora Sheyla Lacerda. “Realmente, ele é o nosso espelho. Padre Rolim evangelizou através da educação. Ele foi realmente o revolucionário da educação de Cajazeiras. Então é uma alegria muito grande receber esse título. Nós educadores, nos sentimos realmente extremamente honrados com essa homenagem”, acrescentou.

A Irmã Regina de Castro, diretora do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, disse estar sentindo uma alegria muito grande por ser homenageada. “Padre Rolim faz parte do início dessa cidade. Ele representa a educação e a cultura. Então, eu que faço parte da educação, sou de uma congregação que tem como título ‘Irmãs escolares de Nossa Senhora’, para mim é uma alegria imensa. Só tenho a agradecer por esse reconhecimento, por tudo aquilo que até hoje as irmãs escolares vêm desenvolvendo aqui no sertão da Paraíba, em particular aqui em Cajazeiras”, declarou.

A professora da UFCG, Mariana Moreira, destacou a atuação plural do Padre Rolin, focada na transformação humana. “O padre Rolim não se limitou, apenas, à função de sacerdote. Usou o conhecimento, experiência e saber para contribuir com outros saberes, iluminar caminhos, alfabetizar outras tantas cabeças, outros tantos sertanejos nessa região. Pensar no Padre Rolim, então, é compreender a educação pela via da humanidade e, sobretudo, de transformação de mentes, homens, lugares, visões”, destacou.

A sessão solene foi muito concorrida e contou com as presenças do deputado federal Wilson Santiago; os prefeitos José Aldemir Meirelles, de Cajazeiras; Jacildo Souza, de Cachoeira dos Índios; e Chico Mendes, de São José de Piranhas; o vereador Eriberto Maciel, presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras; diversos vereadores da região; além do Bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales Alencar.

Continue Lendo

Paraíba

Mersinho Lucena se reúne com diretor-geral do DNIT para discutir obras na BR-230

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) participou de uma reunião, nesta quarta-feira (27), com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão. O encontro teve como foco a aceleração das obras da BR-230, nos trechos entre Cabedelo e Oitizeiro, e a necessidade urgente de instalação de sinalização e iluminação na rodovia.

Participaram da reunião o prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e os vereadores da base aliada do município. O encontro aconteceu na sede oficial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília.

Mersinho Lucena destacou a necessidade das obras avançarem rapidamente e que a sinalização e iluminação sejam implementadas para garantir a segurança dos motoristas e pedestres. “Aproveitamos para dialogar sobre nossas preocupações e estamos em busca de possíveis soluções para acelerar, o máximo possível, as obras, causando menos transtornos à população e aos visitantes”, ressaltou.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, se comprometeu a avaliar as propostas apresentadas e reconheceu a relevância das melhorias na rodovia. Ele enfatizou que o DNIT está empenhado em atender às demandas.

O prefeito André Coutinho destacou que a estrada é crucial para o desenvolvimento da região e para a melhoria da mobilidade dos cidadãos. “Estamos comprometidos em buscar soluções e garantir que esse projeto avance de forma eficiente, beneficiando toda a comunidade”, disse.

O prefeito Cícero Lucena também ressaltou a importância da colaboração entre os municípios e o Governo Federal para viabilizar projetos que impactem positivamente na infraestrutura da região. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos resultados mais efetivos para a nossa população”, afirmou.

A reunião foi um passo importante para garantir que as obras da BR-230 avancem com eficiência e atendam às necessidades da população, promovendo um trânsito mais seguro e eficiente.

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Nogueira é eleito novo presidente do TCE para o biênio 2025/2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) escolheu, por unanimidade, em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (27/11), os novos membros da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.

Para presidência foi eleito o conselheiro Fábio Túlio Nogueira, que terá na vice-presidência, o conselheiro André Carlo Torres Pontes, assim como o corregedor geral, o atual presidente, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, e o ouvidor, conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias.

O conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho foi eleito para presidir a 1ª Câmara Deliberativa. A 2ª Câmara terá na presidência o conselheiro Arnóbio Alves Viana. O conselheiro Fernando Rodrigues Catão será o novo coordenador da Escola de Contas Otacílio Silveira. A posse dos novos eleitos será realizada no próximo dia 10 de janeiro, de 2025, às 16h, em sessão solene no Centro Cultural Ariano Suassuna.

Eleito à unanimidade, o conselheiro Fábio Nogueira, que assume o cargo pela segunda vez, agradeceu a confiança dos demais pares e garantiu que vai se esforçar para dar continuidade à gestão administrativa e aos programas em andamento na Corte de Contas. Ele agradeceu a confiança de seus pares e disse que se sente orgulhoso por assumir a Presidência do TCE pela segunda vez. “Agradeço a confiança de cada um”, disse ele ao reiterar o compromisso redobrado de zelar pela boa gestão dos recursos públicos e pela transparência que a sociedade merece.

O conselheiro eleito antecipou ainda, que conta com o apoio, dedicação, o trabalho e a colaboração de todos para enfrentar os desafios futuros, sempre se pautando pelo diálogo e pela união de todos em prol dos interesses públicos. O presidente da Corte, Nominando Diniz lembrou que todos já conhecem o perfil e a competência do conselheiro Fábio Nogueira. “Não tenho dúvidas de que o TCE vai avançar no seu mister de fiscalizar, orientar e apreciar as contas dos gestores públicos”, enfatizou.

O conselheiro decano da Corte, Arnóbio Alves Viana, parabenizou os novos eleitos, registrou o êxito do atual presidente, Nominando Diniz, e pontuou que Fábio Nogueira, com certeza, dará continuidade aos avanços alcançados e fará uma gestão de sucesso, a exemplo do que já fez. “Tivemos uma administração fecunda sob todos os aspectos”, disse o conselheiro Fernando Catão, lembrando o excelente trabalho executado pela gestão que se encerra, especialmente na área de pessoal e inovações.

Quanto ao presidente eleito Fábio Nogueira, Catão enfatizou sua competência e referência como líder no controle externo nacional, especificamente, pela experiência adquirida ao presidir a Associação Nacional dos Tribunais de Contas – Atricon, por dois mandatos. O conselheiro André Carlo Torres disse que o novo presidente volta ao cargo com mais experiência e conhecimento, e certamente, pelo seu histórico de inovador, fará muito mais para prosseguir a vanguarda do nosso TCE.

“Somos privilegiados. Estamos nos despedindo de uma gestão profícua, e vamos prosseguir com a eficiência do conselheiro Fábio Nogueira, que já mostrou a competência desta Corte de Contas ao País”, reforçou o conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho. Da mesma forma, o conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho lembrou que Fábio Nogueira é ícone no Controle Externo Nacional e com certeza dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo TCE.

Trajetória – Formado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual da Paraíba, o conselheiro Fábio Túlio Nogueira ingressou no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) como conselheiro em maio de 2006. Foi presidente da Corte de Contas no biênio 2013/2014 e da Atricon – Associação dos Tribunais de Contas do Brasil por dois mandatos.

Antes de chegar ao TCE-PB, Fábio Nogueira foi vereador em Campina Grande, por três mandatos, e secretário de várias Pastas da Prefeitura Municipal daquela cidade. Foi eleito deputado estadual para a legislatura 2003/2006. Pela Assembleia Legislativa foi indicado, por unanimidade, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, encabeçando a lista tríplice encaminhada ao chefe do Poder Executivo, para preencher a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Gleryston Holanda de Lucena.

 

Continue Lendo

Paraíba

Pouco mais de um mês após garantir mandato na Justiça vereador ratifica despedida de vida política

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Renato Martins (Avante) usou a Tribuna da Câmara Municipal João Pessoa (CMJP) para ratificar sua despedida da vida política. O parlamentar prestou contas de sua atuação política, na sessão ordinária da terça-feira (26/11).

Renato Martins, que havia deixado o Avante, decidiu oficializar retorno ao partido na segunda-feira (27/05), mesma data de falecimento do titular, Professor Gabriel, para tentar assumir a vaga deixada pelo falecido na CMJP chegando, para tanto, em junho de 2024, a entrar com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e travar uma batalha judicial com a então vereadora Raíssa Lacerda, para ter o direito de ocupar a cadeira na Casa Legislativa como vereador no lugar de Gabriel.

Após a briga na Justiça, Martins conseguiu direito de posse no dia 21 de novembro de 2024 e, no dia seguinte, 22/11, assumiu a vaga deixada pelo Professor Gabriel. Agora, pouco mais de um mês de tomar posse do cargo, decidiu, durante discurso na Tribuna, ratificar sua saída da vida política.

Leia também: Renato Martins assume mandato na Câmara Municipal de João Pessoa; “fortalecer a democracia”

Leia também: Unanimidade: TRE-PB decide pela perda de cargo de Raíssa Lacerda e pela posse de Renato Martins

Leia também: Ex-vereador Renato Martins volta para o Avante e quer vaga deixada pelo Professor Gabriel

Leia também: Renato Martins entra com mandado de segurança na Justiça para assumir vaga na CMJP

Leia também: Corpo do vereador Professor Gabriel é recebido na Câmara para celebração fúnebre

O vereador, além de prestar contas, em seu discurso na Tribuna, falou em Deus, orgulho e lembrou que se fez presente ao movimento estudantil.

Deus me deu a oportunidade de seguir como político, depois de uma longa jornada no movimento estudantil, chegando até João Pessoa, onde pude, com muito orgulho, apresentar diversas matérias importantes para esta cidade. Antes mesmo de ter algum mandato nesta Casa, criei, junto com Coronel Sobreira, antes dele ser vereador, um projeto que gerou mais de dois mil agentes multiplicadores da paz. Através desse projeto, servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) receberam treinamento sobre análise e prevenção de conflitos nas comunidades de nossa cidade”, revelou.

Renato Martins fez uma ampla explanação sobre projetos apresentados em seus mandatos, tais como a sistematização da coleta seletiva; a suspensão do pagamento dos empréstimos consignados durante a pandemia; e o monitoramento por vídeo de toda a cidade, com a utilização das câmeras de segurança de prédios e condomínios. Segundo ele, os seus mandatos sempre estiveram a serviço dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), de enfermeiros e enfermeiras, e dos professores.

“Cumpri minha vida política com distinção e orgulho, sem mancha na minha fica limpa, com a cabeça erguida, enfrentando todo tipo de situações. Nos dedicamos a todas as lutas que nos chegaram. Fui assessor do mandato do senador Cássio Cunha Lima e do senador José Maranhão. Meus mandatos contribuíram com o maior número de leis voltadas para a causa animal. Fiz mais de trinta leis em defesa do bem-estar animal”, alegou.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento em tom de despedida. “Saio de cabeça erguida, com a certeza de que, na dor e no amor, fiz meu melhor para a cidade de João Pessoa. Alguma coisa eu fiz para ajudar o empreendedorismo, o meio ambiente e para o fim da precarização do serviço público, com o fim do improviso. Não devemos improvisar na política para garantirmos o sucesso da democracia”, asseverou.

Em apartes, os vereadores Marcos Henriques (PT), Coronel Sobreira (Novo), Junio Leandro (PDT), Milanez Neto (MDB) e Bosquinho (PV) exaltaram o debate qualificado e a disponibilidade de Renato Martins em lutar pelas causas da população pessoense.

Continue Lendo