Nos acompanhe

Paraíba

MPPB expede recomendação e cobra melhorias no Conselho Tutelar de Tavares

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito de Tavares (município do Sertão do Estado) a adoção de providências para estruturar o Conselho Tutelar do município. Dentre as medidas que deverão ser adotadas está a mudança da sede para um prédio que assegure as condições adequadas de funcionamento com acessibilidade.

A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça de Princesa Isabel, Eduardo Barros Mayer, que instaurou procedimento para apurar representação que aportou na Promotoria de Justiça com informações sobre as más condições de funcionamento do Conselho Tutelar de Tavares, o que estaria comprometendo o funcionamento regular do órgão que é a “porta de entrada” do Sistema de Garantias dos direitos de crianças e adolescentes.

Segundo o promotor de Justiça, o problema foi confirmado em inspeção realizada pelo oficial de diligências da Promotoria de Justiça. “Foi constatado que o Conselho Tutelar de Tavares funciona em condições precárias, carecendo urgentemente de melhorias em sua estrutura física, para oferecer um bom atendimento à população. Além das dificuldades materiais observadas, a sede do Conselho Tutelar apresenta graves problemas estruturais, de modo que, em se tratando de imóvel alugado, é de se avaliar a possibilidade de instalação do órgão em outro prédio mais adequado”, disse.

Cópia da recomendação foi enviada ao procurador-geral e ao secretário de Ação Social do Município de Tavares e ao coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) local e ao presidente do Conselho Tutelar.

Resolução do Conanda

A recomendação ministerial é fundamentada na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Resolução nº 139/2006, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Esta última define os parâmetros de funcionamento dos conselhos tutelares, estabelecendo que a sede do órgão deve ter, no mínimo, recepção, sala reservada de atendimento, sala para atividades administrativas e salas para acomodação dos conselheiros tutelares.

O promotor de Justiça também destacou que, de acordo com a resolução, cabe ao poder executivo municipal fornecer ao Conselho Tutelar os meios necessários para sistematização de informações relativas às demandas e deficiências na estrutura de atendimento à população de crianças e adolescentes, tendo como base o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) ou sistema equivalente. Além disso, o orçamento público municipal deve contemplar recursos suficientes para o custeio com mobiliário, água, luz, telefone fixo e móvel, internet, computadores e outras despesas para garantir o pleno funcionamento desse órgão de defesa da criança e do adolescente.

O que foi recomendado?

A Promotoria de Justiça recomendou ao prefeito de Tavares que:

# Providencie, no prazo de 45 dias, a mudança da sede do Conselheiro Tutelar do município para um prédio com infraestrutura adequada e acessibilidade, seguindo os parâmetros da Resolução 139/2006 do Conanda;

# Comprove, no prazo de 90 dias, as medidas administrativas e financeiras adotadas para construir uma sede própria para o órgão (através da devida abertura de procedimento licitatório, dotação orçamentária, projeto com plano de execução da obra e previsão de seu término);

Outros municípios

Além de Tavares, a Promotoria de Justiça também vem atuando para garantir o pleno funcionamento dos conselhos tutelares nos demais municípios que integram a comarca, tendo expedido, em maio deste ano, recomendação semelhante ao Município de São José de Princesa, cujo conselho tutelar não dispunha nem de internet. “Já foi realizada nova inspeção no local pelo oficial de diligência e constatamos que o município já adotou providências para o cumprimento da recomendação, tendo alugado um novo prédio com toda a estrutura necessária para o funcionamento adequado da sede do Conselho Tutelar e está construindo sede própria para o órgão. O município de Princesa Isabel já conta com sede própria, devidamente estruturada”, informou o promotor de Justiça.

Em relação ao Conselho Tutelar de Manaíra, a Promotoria de Justiça expediu recomendação e o Município já providenciou melhorias na sede do órgão.

Continue Lendo

Paraíba

“São Emendas da Infraestrutura e isso vai prejudicar a vida dos prefeitos”, diz presidente da Famup

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A suspensão das emendas parlamentares federais por determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), está provocando apreensão junto aos prefeitos (as) e, principalmente, dentre os novatos.

De acordo com a análise do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraiba (Famup), George Coelho, o ano de 2025 tende a ser difícil para os gestores e, inclusive, de modo acentuado, para os que chegam ao cargo de prefeito pela primeira vez.

“São Emendas que são da Infraestrutura e isso vai prejudicar a vida dos prefeitos”, frisou Coelho.

O comentário de George foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (07/01).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Cícero entrega regularizações fundiárias e compras assistidas pelo Programa João Pessoa Sustentável

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta terça-feira (7), os documentos de titularidade de imóveis para dez famílias da comunidade do Miramar, como parte do processo de regularização fundiária promovido pelo Programa ‘João Pessoa Sustentável’. O evento, que foi realizado no Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, também marcou a entrega de mais 12 imóveis de Compra Assistida para famílias de áreas de risco, totalizando 62 unidades.

“Você não imagina a minha alegria de ver a Prefeitura, dentro do programa habitacional, criar alternativas que possam melhorar a vida das pessoas nesse item tão importante e tão sonhado que é a moradia. Hoje, através do Programa ‘João Pessoa Sustentável’, entregamos a regularização fundiária para famílias que vão continuar morando no mesmo local, mesmo com o projeto de urbanização. Nós temos também o projeto de compra assistida, que permite às pessoas que estavam em área de risco terem o seu imóvel perto de onde moravam ou em qualquer local de João Pessoa. Nós estamos mostrando que a Prefeitura pode ter uma ação social com carinho, com respeito e de forma humanizada”, destacou o Cícero, que foi acompanhado pelo vice-prefeito Leo Bezerra na solenidade.

O coordenador do ‘João Pessoa Sustentável’, Antônio Elizeu, destacou a série de ações que estão sendo realizados pelo projeto, que prevê investimentos de 159,4 milhões de dólares para beneficiar milhares de famílias do Complexo Beira Rio, que reúne as comunidades em área de risco do Miramar, Tito Silva, São Rafael, Santa Clara, Brasília de Palha, Padre Hildon Bandeira, Cafofo Liberdade e Vila Tambauzinho.

“Não existe um sonho maior de uma pessoa do que ter a sua casa própria e hoje estamos realizando esse sonho de mais famílias. Já entregamos mais 60 compras assistidas e também estamos entregando mais de 1.300 regularizações fundiárias para moradores do Complexo Beira Rio. Além disso, estamos construindo 747 unidades habitacionais na Beira Rio em três condomínios. São investimentos que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas”, contou Elizeu.

Um dos beneficiados com a titularidade do imóvel, Fábio Júlio de Oliveira, que reside na Comunidade do Miramar há 45 anos, não escondeu a alegria. “A gente sempre ia na Prefeitura para tentar legalizar e nunca conseguia. Parecia um sonho muito distante. Então, gostaria de agradecer ao prefeito Cícero Lucena e ao projeto João Pessoa Sustentável. Estou extremamente feliz”, contou.

Continue Lendo

Paraíba

Mais de 400 pacientes serão beneficiados anualmente com equipamento adquirido graças à ação de Ruy

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A rede de de saúde cardiovascular e hemodinâmica de João Pessoa está ampliando o número de pacientes atendidos, através do novo aparelho de ultrassom com doppler colorido do Hospital Universitário da capital. O equipamento foi adquirido por meio de recursos destinados pelo deputado federal Ruy Carneiro e desde março de 2024 vem realizando cerca de 40 procedimentos por mês.

A ação reforça o empenho do parlamentar no fortalecimento do sistema de saúde na Paraíba.

“Tenho certeza que esse equipamento tem ajudado a salvar vidas. Meu compromisso é seguir contribuindo com a ampliação dos serviços de saúde e garantindo mais qualidade no atendimento da população pessoense e paraibana. Essa construção junto ao HU é semelhante ao trabalho que tenho realizado no Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo, Flávio Ribeiro e em vários municípios”, ressaltou Ruy.

Os investimentos do deputado no HU ultrapassam R$ 1,5 milhão e nos próximos meses também vão assegurar a climatização de todas as alas de enfermaria. “O funcionamento do ultrassom é mais uma conquista dessa parceria. Nos últimos anos contribui com a reforma da fachada, nova ambulância e diversos equipamentos. A próxima etapa é a climatização das enfermarias. A intervenção é semelhante ao que fizemos no Laureano, dando mais conforto aos pacientes, acompanhantes e funcionários”, acrescentou.

De acordo com a direção da unidade, o ultrassom com doppler colorido é portátil e garante mais agilidade nos atendimentos. Isso ajuda a evitar que pacientes evoluam para complicações graves de diversas doenças. O aparelho também permite procedimentos menos invasivos e mais assertivos.

Continue Lendo