Nos acompanhe

Paraíba

CMJP debate conscientização sobre psoríase

Publicado

em

Uma sessão especial foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a fim de debater conscientização e políticas públicas para a prevenção e o tratamento da psoríase, uma doença inflamatória, crônica, imunomediada, sistêmica e que acomete, principalmente a pele e as articulações. A discussão foi proposta pelo vereador Milanez Neto (PV), que presidiu os trabalhos. A solenidade contou com a participação de profissionais de saúde, pacientes, ativistas e representantes de entidades que trabalham com a doença

O Dia de Conscientização da Psoríase é anualmente lembrado em 29 de outubro. A psoríase é uma doença imune inflamatória crônica da pele e, apesar de tratável, ainda não tem cura, não é contagiosa, e afeta aproximadamente 3% da população mundial. É frequente tanto em homens quanto em mulheres, principalmente entre 20 e 40 anos, sendo caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas e descamativas, em qualquer parte do corpo.

Milanez Neto destacou que a psoríase é alvo de muito preconceito e precisa ser tratada.“É um prazer abrir a Casa do povo para debater tema tao importante. O preconceito assola nossa sociedade e a doença é algo que mexe demais com o ser humano, ainda mais quando envolta em preconceito. Precisamos debater sobre políticas de inclusão e de esclarecimentos sobre a psoríase “, disse.

A coordenadora do Centro de Referência de Apoio e Tratamento de Psoríase na Paraíba, que fica no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), na Capital, a dermatologista Esther Bastos Palitot explicou que o Brasil, e o mundo, estão voltados para ações de conscientização em relação à doença. Ela esclareceu que a psoríase é uma doença sistêmica e fez uma ampla explanação sobre as conquistas da causa, tais como o sistema de informação e ampliação do diagnóstico da doença; resolução que considerou a psoríase como uma doença crônica, não contagiosa, sem cura, mas com tratamento. A médica também destacou que o Centro de Referência recebe pacientes de toda Paraíba e de estados vizinhos e disponibiliza atendimento multidisciplinar. Ainda divulgou o livro ‘Da ciência ao cuidado: Saberes e práticas em psoríase’, que está disponibilizado gratuitamente na internet.

 

A presidente da Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase, Tereza Cristina, fez um apelo aos poderes públicos para obter apoio para esses pacientes que não têm condições de se manterem na Capital. “Precisamos ajudar nossos irmãos que necessitam de alimentação, remédios, exames e de um espaço para permanecer na cidade enquanto estiverem em tratamento. Também precisamos de mais informação para os gestores de saúde de nosso estado. Estou lutando para realizar no próximo o ‘Primeiro Seminário sobre Psoríase para Secretários de Saúde’”, revelou. Ela ainda lembrou que o “Dia Municipal de Conscientização da Psoríase” foi instituído pelo então vere ador Santino e que o vereador Tanilson Soares (Avante) também defende a causa.

 

Já a professora Valéria Leite Soares, do Curso de Terapia Ocupacional – Campus I – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), registrou que as pessoas com psoríase enfrentam dificuldades nas atividades do dia a dia que se intensifica como sofrimento que afeta sua vida pessoal, social e profissional. “Todos sofrem com o estigma causado pela falta de informação sobre a doença. Precisamos de mais divulgação para que se entenda melhor a patologia e os pacientes, principalmente na Atenção Básica de Saúde, para melhorar sua qualidade de vida”, ressaltou.

 

A vice-presidente da Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase, Marilene Ferreira , contou um pouco sobre sua rotina de tratamento e as desventuras por ser portadora de psoríase. “Tenho lutado muito contra esse preconceito e sempre estou esclarecendo que não há risco de contágio”, enfatizou

 

Presidente da Câmara Municipal de Cubati participa da sessão

 

O presidente da Câmara Municipal de Cubati, no interior da Paraíba, e servidor do Centro de Referência de Apoio e Tratamento de Psoríase na Paraíba Leandro de Souza falou sobre as dificuldades de diagnósticos e de tratamento para os pacientes do interior. Ele revelou que também vai criar o ‘Dia Municipal de Conscientização da Psoríase em Cubati. “Nossa realidade em Cubati é bem diferente dos grandes centros. Lá temos dificuldades de conhecimento profissional, além do complexo mecanismo para possibilitar o tratamento dos pacientes na Capital. Precisa haver uma repactuação, além de disponibilização de transporte e alimentação para esse paciente. Parabenizo a todos que abraçam esta causa”, comentou o vereado r. Ele ainda informou que os profissionais de saúde do município fizeram um treinamento em EAD sobre o assunto disponibilizado pelo Centro de Referência.

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB inaugura auditório e primeira fase da obra de nova sede nessa segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), inaugura nesta segunda-feira (30), às 18h, o auditório e a primeira fase da nova sede da instituição, localizada na Avenida João Cirilo da Silva, no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. O evento será comando pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; e pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, que foi o responsável pela elaboração do projeto e execução da obra desde o seu início.

Harrison Targino destaca que a nova sede será um espaço moderno e funcional, voltado para atender às necessidades da comunidade jurídica.

“Um momento histórico de inauguração da primeira fase da obra da nova sede da OAB, o que antes era sonho se torna realidade. Estamos muito entusiasmados com a conclusão desse projeto e confiantes de que a nova sede será um marco para nossa instituição. Agradecemos a todos que têm contribuído para a realização deste sonho”, destacou o presidente da OAB-PB.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirmou que a obra representa a valorização, o reconhecimento de que a advocacia da Paraíba merece. Simonetti também elogiou o presidente Harrison Targino pela execução do projeto e a condução eficiente dos recursos da obra.

“O Conselho Federal entendeu que a Paraíba merecia a nova sede. É um investimento expressivo, mas merecido pela advocacia do estado da Paraíba. Há décadas a OAB da Paraíba ocupa a mesma sede, mas o novo equipamento está projetado para receber a advocacia paraibana pelos próximos 50 anos. Também quero agradecer ao presidente Harrison Targino pela brilhante condução da obra”, pontuou.

Além do auditório, que será inaugurado na próxima segunda, a estrutura da nova sede da OAB-PB contará com salas administrativas, amplo estacionamento, além de um espaço de descompressão e de lazer com uma vista privilegiada para o mar do Cabo Branco.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) finaliza o mês de setembro ofertando 766 vagas para quem está procurando emprego em diversas áreas, a partir de segunda-feira (30). Dentre as vagas disponíveis, 500 são para João Pessoa e as demais para os municípios de Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sapé, Mamanguape, Cajazeiras, Cabedelo, Pombal e São Bento.

Atendente de telemarketing é a função que disponibiliza o maior número de oportunidades, com 300 vagas em João Pessoa, onde também são ofertadas vagas de motorista carreteiro – médio completo (10), pedreiro (10), atendente de padaria (6) vagas, auxiliar de logística, empacotador – a mão e pedreiro (5 vagas para cada cargo), técnico de refrigeração (instalação) e auxiliar de pedreiro (4 vagas cada), trabalhador rural, soldador, pizzaiolo, motorista de caminhão, dedetizador e atendente de lojas e mercados, (três vagas para cada função), entre outras.

Em Campina Grande há 183 vagas de emprego disponíveis para a população desempregada. A maioria – 100 vagas – é destinada para os operadores de processo de produção, mas também tem emprego para carregador e descarregador de caminhões (20), para pedreiro e operador de trator (7 vagas para cada cargo), separador de material reciclável (4), para estoquista (5) – médio completo (6 meses de CTPS) e as demais vagas em diversas áreas.

No município de Santa Rita serão oferecidas 13 vagas de emprego, dentre as quais cinco para oficial de S. gerais na M. de edificações, estofador de móveis, garçom, saladeiro e supervisor de hospedagem (2 vagas para cada função).
Guarabira ofertará 14 vagas de emprego, sendo todas destinadas para costureira em geral – médio incompleto (6 meses). No posto do Sine de Pombal, são disponibilizadas três vagas para vendedor interno com exigência de ensino médio completo.

Em Patos, serão disponibilizadas 20 vagas de emprego variados. Tem três vagas para servente de obras, enquanto para estoquista, jardineiro, faturista e vendedor de comércio varejista serão ofertadas duas vagas para cada função, e as demais oportunidades estão distribuídas para ajudante de motorista, auxiliar administrativo, conferente de mercadoria, encanador, promotor de vendas, motorista de caminhão e auxiliar de limpeza, etc.

No Sine-PB em Sapé serão oferecidas nove vagas entre os cargos de: motorista de caminhão (3), agente de vendas de serviços (3), além de mecânico de automóveis e caminhões, biomédico e coordenador administrativo, com uma vaga para cada função. No município de São Bento serão ofertadas oito vagas para operador de caixa, promotor de vendas, auxiliar de contabilidade, motorista entregador, empre. doméstico nos serviços gerais e assistente administrativo, vendedor – no comércio de mercadorias (uma vaga cada cargo).

Em Cabedelo, vão estar disponíveis 12 vagas de emprego, sendo elas para auxiliar de estoque, balconista, vendedor porta a porta, assistente de prevenção de perdas (duas vagas para cada), já para faturista, marceneiro de móveis, motorista de caminhão e assistente de mídias sociais, uma vaga para cada cargo. No posto do Sine de Mamanguape, são três vagas para frentista, operador de caixa e vendedor interno (1 vaga cada).

Por sua vez, na cidade de Cajazeiras, será uma vaga para motorista entregador – fundamental completo (6 meses/ CTPS)

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Multidão toma ruas de Conde em comício de Karla Pimentel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata à reeleição na cidade de Conde, Karla Pimentel (PSB), realizou, na noite desta sexta-feira (27/09), um comício que arrastou uma multidão de apoiadores às ruas de Jacumã.

O evento contou com a presença do secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira. O gestor destacou o apoio do governador João Azevêdo (PSB) e a parceria com a prefeita na busca pela continuidade do trabalho na cidade.

“O comício da futura prefeita Karla Pimentel encheu as ruas de Jacumã e mostrou que Conde quer continuar crescendo, confiando e trabalhando junto com essa grande parceira. Vamos juntos nesse projeto com o apoio do governador João Azevêdo para fazer um Conde cada vez melhor!”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo