Nos acompanhe

Paraíba

Atendimento jurídico à população é realizado em novo espaço da Defensoria Pública na CMJP

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (26), o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Dinho Dowsley (Avante), a defensora pública-adjunta, Madalena Abrantes, o defensor público, Paulo Bezerril e o assessor jurídico da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Anthony Montenegro, participaram de ação para entrega de espaço para funcionamento do Núcleo da Defensoria Pública da Paraíba (DPPB no anexo 2 da Casa Legislativa, na rua das Trincheiras, onde anteriormente ficava o escritório de prática forense do Unipê. “A Defensoria está pronta para defender o cidadão”, afirmou o presidente.

 

Para Madalena Abrantes, é importante a visão de proporcionar um lugar na Câmara para a Defensoria, que é, em suas palavras, “a voz do povo, a voz do cidadão, em dialogar com os outros Poderes, em que pode ter dificuldade”. “A Defensoria exerce esse papel e os vereadores são procuradores do povo, então, nada mais justo do que esses dois órgãos institucionais se unam em defesa do povo. Quem ganha com tudo isso é o povo”, enfatizou.

“Nossas instalações anteriores eram em outro anexo da Câmara, um pouco mais distante. Nessas novas instalações, a Câmara propicia à Defensoria Pública um lugar melhor para o desenvolvimento do nosso trabalho”, comentou Paulo Bezerril. Para ter acesso ao atendimento gratuito, basta apresentar comprovante de residência, RG e CPF, que são, segundo ele, a documentação que se costuma exigir.

Antony Montenegro, assessor jurídico da Câmara Municipal de João Pessoa, disse que os cidadãos terão à sua disposição os serviços da Defensoria Pública para atender questões de conciliação, ações cíveis, direito da família e do consumidor, por exemplo. “Nós estaremos aqui de segunda a quinta-feira, de 8h às 13h fazendo o melhor atendimento possível para a população que procurar a Câmara”, informou. O serviço de assessoria jurídica é completamente gratuito para os cidadãos de João Pessoa que estiverem nos padrões da Defensoria, tendo renda mensal de até três salários mínimos, demandando a justiça gratuita.

De acordo com o presidente da Casa, Dinho, só em 2020, foram mais de 580 atendimentos da Defensoria com êxito na justiça, além das conciliações. A parceria entre a Câmara Municipal de João Pessoa e a Defensoria Pública da Paraíba foi possível através do Termo de Cooperação Técnica, celebrado, ainda no início deste ano, com as assinaturas de Dinho e dos defensores gerais do Estado, Ricardo Barros e Madalena Abrantes. Segundo o vereador, o convênio feito serve para os próximos dois anos. “Estamos ainda num período de pandemia, com todas as restrições sanitárias, mas ess e atendimento é importante e vai voltar a funcionar para a população”, concluiu.

 

Continue Lendo

Paraíba

Candidata a vereadora, Alyne Moreira intensifica agenda na reta final com carreata em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Neste domingo (29/09), uma enorme carreata tomou as ruas de João Pessoa realizada pela candidata a vereadora na cidade, Alyne Moreira (Agir 36). Na ocasião, dezenas de carros e motos participaram do evento e promoveram uma “onda rosa” por várias regiões da Capital.

“Nossa carreata foi um sucesso! Obrigada a todos(as) que compareceram e abrilhantaram este evento. Faltam apenas 6 dias para a vitória”, afirmou Alyne.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio cumpre extensa agenda e endossa candidaturas da base em diversas cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, segue com a intensa agenda de convenções partidárias endossando candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos.

Neste último fim de semana, o parlamentar esteve na cidade de Santana de Mangueira para referendar o projeto de sucessão que leva o nome de Marina Lacerda (MDB). Em seguida, Gervásio participou de compromisso de campanha em Conceição ao lado do candidato Luan Ferreira (PSB). Já em Bonito de Santa Fé, o nome apoiado pelo grupo é de Sabino Júnior (PL).

“Contem com nosso mandato para trazer ainda mais recursos, obras, ações e serviços”, destacou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque nacional; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque na imprensa nacional. O destaque se dá pela curiosidade em saber do histórico do paraibano que possui chances reais de se tornar presidente da Câmara na votação em fevereiro de 2025.

Na matéria publicada pelo Estadão, é destacada a história dos Motta Wanderley que se confunde com a própria história do Município de Patos, a “joia da coroa” da família. Em 1950, Nabor Wanderley, pai do atual prefeito e avô paterno de Hugo Motta, comandou a cidade por cinco anos. Nabor Wanderley Filho só chegou ao poder em 2004, após dois mandatos do rival político Dinaldo Wanderley, seu primo de quarto grau que morreu de covid-19 há três anos.

Em 2016, depois de dois mandatos, “Naborzinho” emplacou a sucessora: a então sogra Francisca Motta, avó materna de Hugo Motta, e hoje deputada estadual pelo sexto mandato. Mas os ventos contrários chegaram na reta final do mandato de Francisca.

Em setembro daquele ano, a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar irregularidades em contratos de locação de veículos pela gestão municipal. A prefeita foi afastada e sua filha, Ilanna Motta, mãe de Hugo e então chefe de gabinete, foi presa. A crise custou a eleição de Naborzinho, que tentava ali seu terceiro mandato. Saiu vitorioso o médico Dinaldinho Wanderley, filho de Dinaldo.

Em 2018, um novo revés para política local: Dinaldinho foi afastado por suspeitas de corrupção. O vice renunciou. O presidente da Câmara Municipal, que assumiu em seguida, também. A Justiça Eleitoral determinou uma eleição indireta no município e foram quatro prefeitos em dois anos.

A instabilidade política da época, na avaliação de apoiadores da gestão municipal e da oposição, pavimentou o retorno de Nabor Filho ao poder em 2020. Aliados dizem que ele voltou para fazer justiça com a própria história. O quarto mandato disputado neste ano busca consolidar essa ressurreição política.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria.

Continue Lendo