Nos acompanhe

Negócios

Representante de associação explica elementos que podem impactar na qualidade da internet

Publicado

em

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a qualidade da prestação de serviços de internet banda larga na Capital (CPI da Banda Larga), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP,) recebeu o representante da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques de Souza Neto, durante a sétima reunião do colegiado, na manhã desta segunda-feira (25). Durante a reunião, ele explicou como funciona a medição e cobrança da internet fixa e elencou elementos que podem impactar na qualidade da internet. Ainda d urante a reunião, a Comissão começou a ouvir operadoras de internet sobre os problemas mais recorrentes relatados por consumidores.

Percival Henriques citou eixos principais que afetam a qualidade da internet: a conexão, ou seja, a internet precisa chegar na casa das pessoas; o equipamento, por exemplo, crianças que precisam esperar o pai ou a mãe chegar em casa para assistir às aulas remotas pelo celular dele ou dela; e o letramento digital, que é entender como usar a internet e o desenvolvimento do raciocínio das informações fornecidas. Ele ainda citou um quarto eixo externo que faz a diferença no processo. “Se a pessoa estiver com fome, não adianta conexão, equipamento ou letramento digital. É preciso resolver o problema da fome de 19 milhões de pessoas, antes de reclamar de internet ruim”, explicou.

Ele esclareceu que vários fatores impactam na sensação de experiência do usuário de internet e nem todos são de responsabilidade da operadora, como a localização do servidor acessado (um site local vai ser mais facilmente acessado do que um site ou um servidor de jogos fora do Brasil) ou um cabo com problemas na casa do usuário. “As empresas precisam resolver essa questão por ela só ou educar o usuário sobre a diferença entre usar um site local e um servidor de jogos. Várias questões técnicas imp actam nessa questão, inclusive dentro do ambiente do usuário, como um roteador apenas na sala para abranger uma área de cinco ou seis cômodos. O conhecimento e a educação para o consumo é tão importante quanto qualquer outra coisa”, salientou.

Percival Henriques destacou que a medição para cobrança de internet é diferente da de água, por exemplo. “Quando compramos água, está claro como se mede: a água em metros cúbicos, com o pagamento pela quantidade utilizada. Não se contrata pela pressão da água ou pelo tamanho da bitola ou diâmetro do cano. Seguindo a comparação com o sistema hidráulico, na internet costumamos comprar pela bitola do cano”, explicou salientando que quanto maior a velocidade da internet, maior quantidade de dados podem ser utilizados pelo consumidor.

O representante da Anid salientou que as operadoras queriam cobrar por essa franquia de dados utilizados. “Fomos contra esse tipo de cobrança, porque isso causaria problemas para os usuários, que, ao assistir uma vídeo aula, ela poderia ser interrompida pelo esgotamento de dados. Na internet móvel, a cobrança é assim. Na fixa você não tem isso, vendo 2gb e, independente da velocidade, pode usar o mês inteiro e não acaba, mesmo que use muito”, esclareceu.

O relator da CPI, vereador Odon Bezerra (Cidadania), questionou se as publicidades das operadoras poderiam induzir o consumidor ao erro quando as informações não são dadas de forma clara e precisa. Percival destacou que o letramento digital do consumidor é de grande importância para a empresa operadora. “O compromisso com a informação, do ponto de vista da operadora, é benéfico. Uma reclamação ou uma reputação mais baixa por falta de informação pode não ser culpa da operadora, mas afeta diretamente ela”, explicou demonstrando que a operadora também ganha com um usuário informado e não seria interessante induzi-l o ao erro.

“A gente está na sociedade da informação, todo mundo está inundado de informações, mas precisamos nos encaminhar para a sociedade do conhecimento, ou seja, pegar a informação e desenvolver a criticidade, para não espalhar fake news ou atribuir a uma operadora um problema que não é dela”, enfatizou.

Odon Bezerra ainda questionou Percival Henriques sobre resolução da Anatel que dispõe sobre a obrigação de levar internet para escolas e para a saúde. O representante da Anid enfatizou a importância do Município disponibilizar internet em seus órgãos. “Se não tiver internet, a qualidade do serviço público vai ser deficiente”. Percival informou que existe um anel de fibra óptica no qual a prefeitura tem uma parte dessa fibra. “A prefeitura nunca usou a parte dela, espero que tomando conhecimento, a Câmara converse com o prefeito para garantir que os equipamentos públicos tenham internet de qualidade”, orientou.

 

Quando questionado por Odon Bezerra sobre dados de acidentes envolvendo postes na cidade, Percival citou pelo menos dois com mortes e que acontecem devido à deficiência de cuidado para operar em postes. “É preciso garantir que os funcionários tenham equipamentos de proteção individual, escada específica e até a capacitação NR10 e NR35, que são as obrigatoriedades de treinamento para trabalho com altura e eletricidade”, afirmou citando ainda um acidente no qual um poste caiu sobre um funcionário de operadora por excesso de cabos. Ele sugeriu ainda a formação de uma comissão para encaminhar a solução para esses problemas. Percival cit ou também a problemática de roubo de cabos. “Quando roubam cabos de cobre, mexem no cabeamento da internet e ela cai”, exemplificou.

 

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa sedia a Meia Maratona mais rápida do Brasil em novembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A sexta edição da Meia Maratona de João Pessoa vai acontecer no dia 17 de novembro, no Busto de Tamandaré. O evento terá três modalidades de competição: 5km, 10km e 21km, e corredores de todo país podem fazer suas inscrições por meio do site www.meiamaratonadejoaopessoa.com.br. Consolidado como um dos eventos de corrida mais importantes da região, a corrida já conta com mais de 5 mil inscritos.

O trajeto da prova passa pelas praias de Tambaú, Manaíra, Bessa e Intermares e, por ter um percurso 100% plano, a prova é considerada a meia maratona mais rápida do Brasil. A primeira largada acontece a partir das 5h00, mas a organização orienta que os participantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência para alongamento e aquecimento.

“A Meia Maratona faz parte do calendário esportivo da cidade, recebendo também competidores de fora, o que movimenta positivamente o trade turístico. Por ser um circuito plano, a competição torna-se atrativa para corredores de todos os níveis, o que contribui para sua popularidade,” analisa Olié Martins, organizador do evento.

A Meia Maratona de João Pessoa 2024 é uma realização da RUN, Zenite Esportes e Instituto Running Culture Brazil, conta com patrocínio da São Braz, Alliance, Dobro, Meggashoes, Mais Cabello, Colégio LOURDINAS, Alares Internet e Uniesp.

ExpoRUN 2024

Este ano acontecerá a quarta edição da ExpoRUN, que reunirá stands dos patrocinadores e lojas do segmento esportivo. O evento será realizado no Uniesp (BR 230, km 14) e acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro.

MEIA MARATONA DE JOÃO PESSOA 2024

Data: 17 de novembro

Horário: 05h00

Local: Busto de Tamandaré, Orla da praia do Cabo Branco

Inscrições e regulamento: www.meiamaratonajoaopessoa.com.br

Continue Lendo

Negócios

Aluguel sobe 12,8% em João Pessoa; saiba as vantagens de comprar seu imóvel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o aumento dos preços de aluguel, ter um imóvel próprio tornou-se uma opção cada vez mais atraente para muitos brasileiros. Uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica revelou que 33% dos brasileiros desejam sair do aluguel. Em João Pessoa, o aumento dos preços tem intensificado essa busca. Segundo o índice FipeZap, bairros como Cabo Branco, Tambaú, Bessa e Jardim Oceania estão entre os que apresentam os aluguéis mais altos por metro quadrado.

Ainda de acordo com o Índice FipeZap, o valor dos aluguéis na cidade paraibana subiu 12,8% nos últimos 12 meses. A crescente valorização, atrelada à elevação dos aluguéis, torna a compra de um imóvel próprio uma opção atraente e segura a longo prazo. A Construtora Galvão Amorim, atenta a essa demanda crescente, destaca-se em João Pessoa com uma série de empreendimentos voltados para quem estuda comprar um imóvel, com opções para atender às mais variadas necessidades de seus clientes.

“Nós trabalhamos para proporcionar o melhor ambiente possível para quem quer viver com tranquilidade, unindo um estilo de vida moderno com a segurança que as famílias precisam. Ter um imóvel significa, conforte, segurança e investimento”, afirma Vitor Amorim, CEO da Galvão Amorim.

Vantagens – Comprar um imóvel próprio oferece muito mais vantagens. Quem vive de aluguel precisa lidar com os reajustes de algo que nunca será seu. Mas, com esse valor pago mensalmente, é possível quitar as prestações de um imóvel que ao final resultará em um bem. Além disso, ter seu próprio imóvel é sinônimo de viver com conforto da maneira que quiser.

Alguns empreendimentos também oferecem uma série de economias financeiras e comodidade ao longo dos anos, isso porque a própria estrutura interna possui opções de lazer, bem-estar, além de outros serviços. Empreendimentos como Pent Haus Bessa, The Haus Resort Residence e The Haus Formosa possuem opções de lazer diversificadas, além de academias, spas e saunas.

Valorização – Os imóveis tendem a se valorizar mais a cada ano, graças ao crescimento e desenvolvimento da cidade onde estão localizados. Mesmo que, depois de um tempo, você resolva se mudar para outro imóvel, seu primeiro apartamento ou sua primeira casa sempre será uma fonte de dinheiro ou renda, já que, no futuro, é possível vender ou alugar.

Com o cenário de alta nos preços de locação e a crescente valorização dos imóveis em João Pessoa, investir na compra de um imóvel, especialmente em bairros como Bessa e Jardim Oceania, não só oferece a tranquilidade de um lar próprio, como também a certeza de um bom retorno financeiro no futuro.

“A compra de um imóvel é mais do que um investimento financeiro, é a construção de um patrimônio para gerações futuras. Nossos empreendimentos buscam oferecer o equilíbrio entre conforto e qualidade de vida, atendendo às necessidades das famílias que buscam construir patrimônio e ter valorização”, conclui Vitor.

Sobre a Galvão Amorim – Fundada em 2007, a Galvão Amorim é uma empresa familiar que vem se destacando no mercado imobiliário de João Pessoa. Inicialmente focada na construção de casas em condomínios, a construtora expandiu sua atuação para o desenvolvimento de prédios residenciais, ganhando reconhecimento por seus projetos de design inovador e moderno. A empresa também se diferencia por sua credibilidade e comprometimento com os prazos de entrega, frequentemente antecipando a finalização das obras. Ao longo de sua trajetória, a Galvão Amorim já entregou mais de 141.500 m² de área construída, consolidando sua posição de destaque no setor da construção civil.

Continue Lendo

Negócios

Em comemoração ao Dia do Vendedor, Alberto Marinho anuncia evento especial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No Brasil e em diversos outros países da América Latina, o Dia do Representante Comercial e Vendedor é comemorado no dia 01 de outubro. A data foi estabelecida como um reconhecimento da importância de equipes de vendas, que são fundamentais para estabelecer a relação entre marcas e clientes. Para celebrar os profissionais, Alberto Marinho, diretor da K.L.A. João Pessoa, irá realizar uma live exclusiva em parceria com a Fecomercio e Sirecom/Core-PB

O evento será transmitido pelo YouTube, no canal de Alberto Marinho https://www.youtube.com/albertomarinho) e terá duração de duas horas. Durante a live, Alberto Marinho trará conteúdos inovadores e práticos para os profissionais de vendas de diversos setores. Os participantes terão acesso, de forma gratuita, a um conteúdo exclusivo para  melhorar resultados de vendas e fortalecer relacionamentos com os clientes. O público também pode acompanhar ao vivo pelo streaming da Extremo Oriental TV e por meio do aplicativo AppSoulTV.

“Esta não é apenas mais uma live. A ideia é trazer as ferramentas que compartilhamos em palestras em todo país. Escolhemos esse formato por ser uma maneira de democratizar essa informação e as pessoas podem acessar de qualquer lugar que estiverem. É uma maneira de reconhecer o trabalho essencial realizado pelas equipes de vendas,” analisa Alberto Marinho.

O evento também conta com a participação do presidente da Fecomércio, José Marconi Medeiros, e o presidente do Sirecom/Core-PB, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Sobre Alberto Marinho

Alberto Marinho, especialista em marketing e vendas, com mais de duas décadas de atuação e quase 3 mil empresas atendidas em todo país, compartilha técnicas e estratégias de venda de forma simples e clara, facilitando sua aplicação nos negócios de seus clientes.

O especialista tem expertise em áreas como técnicas de negociação, gestão de equipes de vendas, branding e marketing digital, entre outras. Por meio de treinamentos e consultorias, Marinho tem impulsionado o crescimento de empresas em todo país.

Serviço

PALESTRA ESPECIAL DO DIA DO REPRESENTANTE COMERCIAL E VENDEDOR:

Data: 01 de outubro

Horário: 20h

Link:https://www.youtube.com/albertomarinho

Continue Lendo