Nos acompanhe

Paraíba

Aguinaldo Ribeiro continuará no PP se Bolsonaro se filiar à legenda?

Publicado

em

* Por Josival Pereira

Pelas últimas notícias da imprensa, o próximo endereço partidário do presidente Jair Bolsonaro deverá ser mesmo o PP, partido ao qual já foi filiado por longos 11 anos (1995-2016). O PTB está na disputa, mas, por causa da intensidade de brigas internas, a opção mais tranquila parece ser o Progressistas.

A imprensa tem anunciado também resistências internas em diretórios do PP na Bahia, Pernambuco, Maranhão e Paraíba. Os casos mais sérios são Bahia e Pernambuco, mas são situações que podem ser enfrentadas pela direção nacional do partido.

Essa possibilidade mais concreta de Bolsonaro se filiar ao PP já autoriza a apresentação de uma questão em relação ao futuro do partido na Paraíba: o deputado Aguinaldo Ribeiro e a senadora Daniella Ribeiro vão continuar na legenda ou buscarão outro partido? E o prefeito Cícero Lucena, que chegou ao partido pelas mãos de Aguinaldo?

Dentro da lógica extremamente pragmática, como não vai disputar eleições 2022, a filiação partidária do prefeito Cícero Lucena não é problema. Ele pode continuar filiado ao PP.

A senadora Daniella Ribeiro também não teria a obrigação de fazer uma opção partidária, a não ser que queira se manter como alternativa para a disputa das eleições do próximo ano.

Em relação a Aguinaldo, a situação muda de figura. Ele deseja ser candidato a senador na Paraíba e pela chapa do governador João Azevedo, que já avisou, em diversas oportunidades, que não aceitará apoiadores de Bolsonaro em seu palanque. Como candidato, supõe-se.

O que fará Aguinaldo, então, se o presidente Bolsonaro se filiar ao PP?

Arrisque-se uma resposta: Aguinaldo Ribeiro deixará o PP. Talvez não apenas pela filiação de Bolsonaro, mas pela disposição da conjuntura de alianças político-partidárias na Paraíba para 2022 e por questões de idiossincrasias políticas nacionais geradas a partir das eleições para a presidência da Câmara dos Deputados no ano passado. É notório, a partir dali, que o parlamentar paraibano se descolou da cúpula nacional do PP.

Arrisque-se um palpite: não será absurdo se o deputado Aguinaldo Ribeiro acabar se filiando ao PSD. Ele tem trocado muitas figurinhas com Gilberto Kassab, presidente do partido, no último ano.

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo