O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) publicou uma Nota Oficial, nesta sexta-feira (8), apelando aos gestores de Saúde de todo o país para que mantenham a recomendação do uso obrigatório de máscaras como forma de medida de combate ao avanço do vírus da Covid-19 e suas ‘cepas’ dentre a população brasileira.
A divulgação da Nota se deu após a imprensa noticiar casos em que gestores da Saúde anunciaram iniciativas de desobrigação do uso da máscara ainda em um período de plena pandemia que atinge o país e ainda mata, pelo menos, quase 500 (quinhentas) pessoas por dia em território brasileiro.
Na Nota, assinada pelo presidente do Conass, Carlos Lula, há advertência de que o momento ainda exige cautela e prudência.
Confira a Nota:
“O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), diante das notícias veiculadas recentemente pelos meios de comunicação acerca de iniciativas que pretendem relativizar o uso obrigatório de máscaras, que integra o rol de medidas não farmacológicas de proteção contra a COVID-19, sente-se no dever de apelar a todos os gestores do Sistema Único de Saúde para que mantenham seu uso de caráter obrigatório, nos moldes atuais, como estratégia indispensável ao sucesso de nossos esforços contra a pandemia.
A vacinação da população, a testagem e o consequente monitoramento dos casos detectados e de seus contatos, somam-se ao uso de máscaras, à lavagem frequente das mãos e a utilização de álcool em gel como medidas indispensáveis para a superação da pandemia.
É preciso que estejamos atentos às experiências frustrantes de alguns países que, acreditando ter superado os riscos, suspenderam a obrigatoriedade do uso de máscaras, afrouxaram as medidas de prevenção e, por isso mesmo, tiveram recrudescimento importante do número de casos e de óbitos, obrigando-os a retroceder.
O momento ainda exige cautela e prudência. Outros interesses que não os da proteção da população não podem se sobrepor à salvaguarda de nosso mais importante patrimônio: a vida e a saúde de todos os brasileiros.
Carlos Lula
Presidente do Conass”