Nos acompanhe

Paraíba

Hospital de Trauma de João Pessoa amplia atendimento no Ambulatório de Egressos Pós-Covid-19

Publicado

em

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena ampliou o atendimento do Ambulatório de Egressos Pós-Covid-19 e agora o serviço é direcionado aos pacientes de toda grande João Pessoa. As pessoas que testaram positivo para covid-19 e que já passaram pelo processo de internação em unidades de saúde, por conta da doença, podem agendar o atendimento por meio do telefone (83) 99880-2011, ligando ou mandando mensagens via aplicativo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com o diretor geral da instituição, Laecio Bragante, existem vários estudos clínicos que recomendam acompanhamento médico mesmo após a cura da doença. “Ampliamos o nosso ambulatório para que todos que precisem de acompanhamento tenham um lugar adequado para ser consultado. É observado que com o passar do tempo as infecções por coronavírus podem trazer muitos outros problemas, além dos que já conhecemos, por isso os pacientes que recebemos no hospital passam por um acompanhamento personalizado, com exames de imagem e laboratoriais realizados no próprio complexo e visto posteriormente pelo médico”, explicou.

O médico responsável pelo ambulatório, Felipe Almeida, esclareceu que os pacientes são atendidos por hora marcada, sem necessidade de espera. “Desenvolvemos uma logística para que os pacientes do ambulatório não necessitem aguardar muito tempo, por isso ele é consultado, encaminhado aos exames, e posteriormente é marcado pelas enfermeiras plantonistas o retorno. Lembrando que não existe número máximo ou mínimo de consultas, enquanto for necessário o acompanhamento médico o paciente retorna à instituição via marcação”, ressaltou.

Felipe Almeida frisou que os atendimentos visam minimizar complicações de outras doenças que podem ser afetadas pelas sequelas do Covid e desde sua inauguração já foram mais de 400 pessoas atendidas. “Com o alto número de pessoas que já tiveram a doença, começam a surgir as sequelas pós-Covid que, caso não sejam investigadas e tratadas adequadamente, podem render sérias complicações”, frisou.

Um dos pacientes atendidos no ambulatório é o técnico em telecomunicações, Ernane de Almeida Silva, 37 anos. Ele passou 28 dias internado no Hospital de Trauma. Desses, 24 dias foram na Unidade de Terapia Intensiva – UTI/Covid-19. Hoje ele faz retorno no ambulatório pós Covid-19. “Foram momentos difíceis, pois passei muitos dias internado na UTI, mesmo não tendo comorbidades e sempre fazendo exercícios físicos me deparei com a forma mais grave da doença. Hoje, depois de três meses da minha alta médica, também estou recebendo alta das consultas, pois o médico verificou que todos os meus exames estão em conformidade”, destacou.

Ernane realizou três retornos no ambulatório pós-covid e agradeceu o acolhimento recebido na instituição. “Tanto na minha internação quanto agora fui sempre muito bem tratado. Cheguei a ter 95% de comprometimento pulmonar, mas graças a Deus e aos atendimentos realizados estou curado e já voltei a realizar meus exercícios físicos diários. Gratidão a toda equipe que lutou por minha vida”, finalizou.

Continue Lendo

Paraíba

“Lula quer implantar o Sistema Único de Segurança Pública”, diz Lucas sobre reunião em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), que representou o governador João Azevêdo (PSB) durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na quinta-feira (31/10), comentou sobe os principais pontos discutidos com o presidente Lula (PT) acerca da proposta de mudanças nas políticas de segurança pública no país.

De acordo com Lucas, a intenção do Governo Federal é integrar as polícias, reforçar o Sistema Público de Segurança Pública (SUSP) e aumentar as responsabilidades da União no combate a criminalidade.

Lula quer implantar o Sistema Único de Segurança Pública“, diz Lucas

O comentário do vice-governador foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

PMJP oficializa aumento da integração temporal dos ônibus de transporte coletivo na Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena (PP) oficializa aumento da integração temporal dos ônibus de transporte coletivo em João Pessoa.

De acordo com o gestor, o tempo de integração, que antes era de 01h (60 minutos), passa a ser de 01h30 (90 minutos), iniciativa que beneficia ainda mais os usuários de transporte público na Capital paraibana.

Uma hora e meia já é um tempo bastante razoável para a malha de transporte urbano da nossa cidade“, enfatizou Cícero.

O comentário do gestor foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 3,6 mil empregos com carteira assinada em setembro, diz Novo Caged

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de setembro tendo registrado a criação de 3.631 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 30 de outubro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo paraibano é resultado de 19,4 mil admissões e 15,7 mil desligamentos no mês – e fortalece o estoque de empregos formais no estado, que totaliza 511,2 mil postos.

Com isso, o estado ajudou o país a atingir a marca de mais de 1,98 milhão de novos postos formais entre janeiro e setembro deste ano, o que significa mais do que o Brasil registrou nos 12 meses de 2023, quando foram abertas cerca de 1,45 milhão de vagas. Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, o saldo supera 3,43 milhões de novos empregos com carteira assinada.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em setembro. O destaque ficou por conta do setor de Serviços, que registrou a abertura de 1.653 novas vagas. Na sequência aparecem Indústria (979), Comércio (683), Agropecuária (267) e Construção (49).

A Capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no Estado em setembro, tendo gerado 1.170 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 210.853 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês na Paraíba aparecem Campina Grande (940), Santa Rita (290), Cabedelo (147) e Mamanguape (122).

NACIONAL — A geração de empregos com carteira assinada no Brasil segue em curva ascendente, com o país tendo fechado o mês com 247.818 novos postos formais de trabalho. O saldo em setembro foi positivo nas 27 unidades da Federação e em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O número representa 15.305 empregos a mais do que o registrado em agosto, quando foram gerados 232.513 novas vagas formais.

No mês, o saldo geral foi positivo em quatro dos cinco grupamentos de atividades econômicas. Destaque para o setor de Serviços, responsável pela geração de 128.354 postos. A Indústria aparece em segundo lugar, com 59.827 novos empregos, principalmente na Indústria de Transformação (+55.860). O Comércio abriu 44.622 novas vagas e o setor de Construção, 17.024. Apenas a Agropecuária apresentou retração (-2.004).

ESTOQUE — No acumulado de 2024, entre janeiro e setembro, o saldo supera 1,98 milhão de novas vagas. Com isso, o estoque de empregos formais no Brasil chegou em setembro a 47,49 milhões de postos — o maior número de pessoas empregadas com carteira assinada registrados na história do país. Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, o saldo supera 3,43 milhões de novos empregos com carteira assinada no país. Em dezembro de 2022, o estoque registrava 44,06 milhões.

ESTADOS E REGIÕES — Todas as unidades da Federação fecharam o mês de setembro com saldo positivo na geração de empregos formais. Os estados que com maior saldo foram São Paulo (57.067 vagas criadas), Rio de Janeiro (19.740) e Pernambuco (17.851).

A região Sudeste se mantém como a maior geradora de emprego no mês de setembro, com 98.282 vagas. Em seguida aparecem o Nordeste (77.175), o Sul (38.140), o Norte (15.609) e o Centro-Oeste (15.362).

HOMENS E MULHERES – Dos 247.818 novos postos formais gerados em setembro, os homens ocuparam levemente mais oportunidades do que as mulheres. Eles preencheram 125.544 vagas com carteira assinada, enquanto elas ocuparam 122.274 posições.

ESCOLARIDADE, RAÇA E SALÁRIO – Em relação à escolaridade, os trabalhadores com ensino médio completo representaram o maior saldo nas contratações: 165.388. No recorte por raça/cor, a maioria dos empregos gerados em agosto foi ocupada pelos pardos, que obteve saldo de 207.813 novos postos. O salário médio de admissão em setembro foi de R$ 2.158,96.

ACUMULADO – No acumulado de janeiro a setembro de 2024, os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos. O setor de Serviços firmou-se como o maior gerador de empregos nos primeiros oito meses de 2024, com um saldo de 1.046.511 postos. Em seguida aparecem a Indústria (405.493), a Construção (231.337), o Comércio (216.778) e a Agropecuária (81.490).

Entre as unidades da Federação, São Paulo teve o maior saldo positivo no acumulado entre janeiro e setembro, com criação de 561.042 novos postos. Em seguida aparece Minas Gerais (204.187) e Paraná (152.898).

Confira infográfico:

Continue Lendo