Nos acompanhe

Paraíba

Maestro José Siqueira será homenageado do 16º Fest Aruanda

Publicado

em

A organização do 16º Fest Aruanda anuncia o maestro José Siqueira como homenageado da edição 2021. Na oportunidade, também será exibido o documentário “Toada para José Siqueira”, dirigido pelos diretores Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni. O evento conta com patrocínio Master do Grupo Energisa, Cagepa e Armazém Paraíba.

“O Aruanda cumpre o seu propósito de realçar personas, sejam paraibanas ou não, que foram tragadas pelos anos de chumbo, no Brasil, vítimas do obscurantismo político, caso do maestro que foi cassado injustamente pelo famigerado AI-5 e por isso mesmo caiu no esquecimento”, destacou Lúcio Villar.  O maestro José Siqueira receberá um Troféu Aruanda póstumo pelo conjunto da obra, uma vez que foi compositor e regente, de renome internacional, além de várias ações culturais importantes em que foi protagonista no Rio de Janeiro e que tiveram repercussão nacional.

Segundo os diretores, o filme ‘Toada para José Siqueira’ é um documentário musical que desconstrói a obra do maestro e compositor paraibano José Siqueira, fazendo um mergulho poético no imaginário da cultura popular para revelar uma das mais importantes e desconhecidas figuras da música brasileira. A obra é uma vitrine exuberante e expansiva que destaca a música deslumbrante e a vida incrível do compositor e maestro brasileiro. A cinematografia é visualmente cativante complementando as composições de Siqueira com as ricas cores e paisagens de sua amada pátria.

Sobre José Siqueira – Filho de um mestre da Banda do Cordão Encarnado no sertão da Paraíba que lhe ensinou a tocar diversos instrumentos, como saxofone e trompete. Durante a juventude, José Siqueira atuou em bandas de música de várias cidades do interior da Paraíba.

Foi para o Rio de Janeiro em 1927 e logo ingressou na Banda Sinfônica da Escola Militar como trompetista. Estudou no antigo Instituto Nacional de Música, onde se formou em Composição e Regência, iniciando assim sua brilhante carreira de compositor e regente no Brasil e no exterior. Foi professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Idealizou e criou a Orquestra Sinfônica Brasileira, foi membro fundador da Academia Brasileira de Musica e da Academia Brasileira de Artes. O músico foi reconhecido com mérito no Brasil e no exterior. Ele foi regente de importantes orquestras sinfônicas, entre as quais: A Sinfônica de Filadélfia/Detroit; Rochester/Estados Unidos; A Orquestra da Rádio Sinfônica de Paris/França; e a Sinfônica de Roma, entre outras. José Siqueira foi regente de orquestras em países como Canadá, Portugal, Holanda, Bélgica e na Rússia, onde boa parte de sua obra foi editorada e preservada.

O músico foi membro do Júri de Composição em Moscou em 1957. Oficializou junto ao prefeito Miguel Arraes, a Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga do país, também idealizou e criou a União dos Músicos e a Ordem dos Músicos do Brasil, assumindo a sua Presidência em 1960. Deve-se a ele também a criação da Orquestra Sinfônica de Rio de Janeiro; Orquestra Sinfônica Nacional; Orquestra de Câmara do Brasil; Sociedade Artística Internacional e o Clube do Disco. José Siqueira também publicou vários livros didáticos tais como: Canto Dado em XIV Lições, Música para a Juventude, em quatro volumes, Sistema Trimodal Brasileiro, Curso de Instrumentação, entre outros.

Figura incomparável do mundo cultural brasileiro, ele foi aposentado compulsoriamente no ano de 1968 pela ditadura militar sendo afastado da cadeira de professor da Escola de Música da UFRJ e o Instituto Villa-Lobos além de ter sido proibido de reger as orquestras e de ter sua obra executada. José Siqueira faleceu aos 78 anos, na cidade do Rio de Janeiro, deixando uma vastíssima obra de mais de 500 composições entre óperas, cantatas, concertos, oratórios, sinfonias e música de câmara.

Sinopse do filme

Um documentário musical que desconstrói a obra do maestro e compositor paraibano José Siqueira fazendo um mergulho poético no imaginário da cultura popular para revelar uma das mais importantes e desconhecidas figuras da música brasileira. Toada para José Siqueira é uma vitrine exuberante e expansiva que destaca a música deslumbrante e a vida incrível do compositor e maestro brasileiro José Siqueira. A cinematografia é visualmente cativante complementando as composições de Siqueira com as ricas cores e paisagens de sua amada pátria.

Continue Lendo

Paraíba

Nepotismo: Paulo Maia e a chapa familiar para seu terceiro mandato

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A chapa encabeçada por Paulo Maia, que tenta um terceiro mandato na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), mais parece um episódio da série ‘A Grande Família’, com flagrante casos de nepotismo. Parentes do candidato já estão em cargos estratégicos e outros ele incluiu em sua chapa, gerando repercussão negativa entre a advocacia.

O advogado Paulo Maia parece ter apostado alto em manter sua base familiar nas posições de destaque. Além dele, sua esposa, filhos e até sogra de filho e genro compõem cargos importantes na chapa.

O próprio Paulo Maia gravou um vídeo para as redes sociais dizendo que a OAB não é Sine (Sistema Nacional de Emprego). “A OAB sob minha liderança jamais será uma agência de empregos”, disse. O problema é que a chapa dele pretende sim ser uma agência de emprego, mas só para os seus familiares.

Confira:

1. Regina Maia, esposa de Paulo, ocupa uma posição em uma comissão nacional.
2. Paulo Maia Filho, conselheiro estadual.
3. Torben Maia, outro filho de Paulo, também em uma comissão nacional.
4. Andressa Maia, filha de Paulo Maia, ocupando uma função na comissão nacional.
5. Maria Cristina Santiago (Kiu), sogra do filho de Paulo Maia, no cargo de conselheira federal.
6. Maria Thereza Santiago Moura de Moura Maia (nora).
7. José Alberto Barroca Falcão Neto (genro).
8. Gabriel Barbosa de Farias Neto.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta sexta: Cagepa inicia campanha com descontos de até 100% em juros e multas para inadimplentes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) inicia, nesta sexta-feira (1º/11), a quinta edição do “Fique em Dia com a Cagepa”, campanha que oferece até 100% de desconto nos juros e multas, além de parcelamento em até 60 vezes. Neste ano, além dessas condições especiais, os clientes também poderão quitar multas por irregularidade (desvios, ligação clandestina, entre outras) com até 90% de desconto.

As facilidades para pagamento têm como objetivo auxiliar os clientes inadimplentes a fecharem o ano “no azul”, mesmo aqueles que foram autuados por algum tipo de irregularidade. “O ‘Fique em Dia’ já é um sucesso consolidado e a ação já faz parte da agenda da companhia. Pensamos, desta vez, em ampliar os descontos para todos os tipos de débitos. É uma ótima oportunidade que ofereceremos ao cliente que deseja voltar a ficar com suas contas em dia, com condições exclusivas”, afirmou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

Durante o período da campanha, que segue até o dia 30 de novembro, os clientes poderão pagar os débitos acumulados à vista ou parcelar em até 60 vezes. As facilidades variam conforme a negociação acertada entre a Cagepa e o cliente. “Os descontos e parcelamentos são progressivos, que variam de acordo com o perfil de cada cliente e sua capacidade de pagamento. E a campanha abrange todos os clientes de imóveis residenciais, comerciais e industriais que tenham contas em aberto”, explicou o diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras.

Como participar? – Para negociar, basta entrar em contato com um dos canais de atendimento da Cagepa, tendo em mãos o RG, o CPF e uma fatura de água. Os clientes poderão negociar seus débitos por meio dos seguintes canais de atendimento:

– Call Center 115;
– WhatsApp (83) 98198-4495;
– Atendente Virtual Acqua, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Agência Virtual, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Aplicativo Cagepa, disponível para Android e iOS;
– Atendimento presencial nas lojas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal e Cajazeiras, além de postos de atendimento disponíveis em várias Casas da Cidadania espalhadas em todo o estado.

Continue Lendo

Paraíba

Marcha Para Jesus acontece neste sábado, dia 2 de novembro, com Gabriel Guedes em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Marcha Para Jesus de João Pessoa vai acontecer neste sábado, dia 2 de novembro. A Associação Marcha Para Jesus, que realiza o evento na Capital, confirmou que o cantor Gabriel Guedes será a principal atração, no Busto de Tamandaré, e os trios elétricos descerão a Epitácio Pessoa.

A concentração da Marcha acontecerá a partir das 14 horas na Praça da Independência. Este ano, quatro trios elétricos serão usados no evento. Eles desceram a Epitácio Pessoa com o Louvor nas Varandas, Sara Music, Leomir do Ide e IBM Music. Todos eles também se apresentaram na Marcha de 2022 e 2023. Quem vai puxar o quarto trio este ano será a Banda do Betel.

Um comboio de motociclistas fará a escolta na frente da Marcha, seguido pelo grupo de tambores Rugido do Leão, do Recife. Quem também vai participar do evento será o cantor Alex Filho e a Blessband.

A concentração da Marcha Para Jesus acontecerá na Praça da Independência e seguirá até o Busto de Tamandaré. Os trios elétricos percorrerão a Epitácio Pessoas com as atrações locais e o show com Gabriel Guedes acontecerá na praia. Dezenas de igrejas evangélicas da cidade e de outros municípios já confirmaram participação no evento organizado pela Associação Marcha Para Jesus.

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa apoiam a Marcha Para Jesus que também tem o apoio da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), além das igrejas evangélicas da cidade.

Continue Lendo