Nos acompanhe

Artigos

A meia volta de Ricardo e os bastidores da filiação ao PT

Publicado

em

* Por Josival Pereira

A vida política dá muita meia volta, volver.

Depois de mais de 16 anos, o ativista político Ricardo Coutinho volta ao PT. Saiu rompendo grilhões que o impediam de ser candidato a prefeito e voar na política. Volta ex-governador, com asas meio avariadas, buscando segurança no porto que abandonou.

Mas o ato de filiação do ex-governador paraibano foi prestigiado. Participaram o ex-presidente Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-candidato a presidente Fernando Haddad, a deputado Gleisi Hoffmann, presidente da legenda; o governador Wellington Dias (PI), o cantor Chico César, além de dirigentes e militantes petistas da Paraíba.

O ato é significativo. Trata-se de nova oportunidade para um militante de esquerda que venceu na política profissional, sendo vereador, deputado, prefeito da Capital e governador do Estado duas vezes, e que foi praticamente abatido por denúncias de corrupção.

Oportunidade conferida, pelo que se escutou no ato de filiação, diretamente pelo líder maior do PT, o ex-presidente Lula, que, em seu discurso, fez duas referências ao fato. Inicialmente, tratando a filiação como um “gesto de solidariedade”. Depois, ao revelar que ligou para Gleisi no dia em que saiu a primeira acusação contra Ricardo para dizer que era preciso defendê-lo com unhas e dentes para “não permitir que façam com ele a mesma safadeza que fizeram com nós”. “Não abandono um companheiro na estrada”, reforçou.

A filiação de Ricardo Coutinho é expectativa para o PT. A corrente que defendia a filiação acredita ainda em seu potencial eleitoral e de liderança, além de que ele, como Lula, se livrará das denúncias do Ministério Público. Uma aposta relativamente elevada.

Se cabe a comparação, o ato de filiação de Ricardo e dos deputados Jeová Campos, Estela Bezerra e Cida Ramos, além da ex-prefeita Márcia Lucena, parecia repetir um pouco o cenário de 2001, quando o PT abraçou “o vale tudo” para eleger Lula presidente. Não importam divergências, posições, histórias, folha corrida, ideologia, etc. Tudo deve ser contemporizado em função do objetivo maior. Tanto que o foco de todos os discursos foi Lula e o próprio não perdeu a oportunidade de, embora num ambiente restrito de live, treinar um discurso como se tivesse falando num grande comício popular.

De resto, exceto a emoção da música de Chico César e o nervosismo da ex-prefeita Márcia Lucena, o ato de filiação pareceu burocrático, como se houvesse pressa para o cumprimento da função. Resta aguardar os atos de militância. Podem ter mais emoção.

Por trás…

Imaginava-se que o próprio Ricardo Coutinho teria articulado seu retorno ao PT a partir de ligações com a direção nacional do partido. Não foi. Em seu discurso, Ricardo revelou que a grande artífice de todo processo foi a esposa Amanda Rodrigues. Destacou sem reservas.

Estrela

Mesmo sem aparecer no ato, Amanda Rodrigues virou uma espécie de estrela do evento. Além da revelação de sua decisiva participação na articulação da filiação, Amanda ganhou saudação especial da presidente nacional petista, Gleisi Hoffmann. Mulheres no comando.

Direção

O que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, quis dizer quando, próximo ao fim de seu discurso, falando sobre a luta pela eleição de Lula, afirmou: “Tenho a certeza de que vocês estão nesta caminhada, tendo à frente Ricardo Coutinho na direção do processo”?

Humildade, pero no mucho

Em alguns momentos de seu discurso, o ex-governador Ricardo Coutinho se mostrou humilde. Disse que estava voltando ao PT para entregar panfletos e participar de reuniões na periferia. Noutros… Disse que iria atuar para fazer do PT o maior partido da Paraíba.

Diferentes

O deputado Jeová Campos defendeu a necessidade de “construir uma grande unidade das forças que têm compromisso com a democracia”. Ricardo defendeu a eleição de uma grande bancada federal do PT. “Não podemos terceirizar”, afirmou.

Nada sobre João

Reinou o mais profundo silêncio em relação ao governador João Azevedo e sua gestão no ato de filiações ao PT. Se se quiser filigranas para alguma ilação, Ricardo falou “vamos recuperar a Paraíba e o Brasil”. Estela defendeu o “resgate social na Paraíba”.

Senador da Dilma

Afora a defesa da eleição de Lula a presidente, não se falou em candidaturas durante o ato de filiação de lideranças paraibanas ao PT. A exceção ficou por conta da ex-presidente Dilma Rousseff, que saudou Ricardo Coutinho como senador.

Mais uma

Tentando agradar aos paraibanos, em determinada hora de seu discurso a ex-presidente Dilma quis citar o escritor José Américo de Almeida: “Como vocês dizem aí, ninguém se perde na vida”. Era “(…) ninguém se perde na volta”.

Continue Lendo

Artigos

Medicinando: benefícios à saúde física e mental na prática de esportes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico e presidente da Cooperativa Unimed João Pessoa, Doutor Gualter Ramalho, publicou nesta terça-feira (10/12), mais um episódio do projeto ‘Medicinando’. Com um formato de vídeos curtos compartilhados no seu perfil das redes sociais, o anestesiologista aborda temas como gestão, inovação e liderança.

Desta vez, Gualter falou sobre a importância da prática regular de esportes que proporciona uma série de benefícios para a saúde física e mental, contribuindo, de forma decisiva, para uma melhor qualidade de vida.

Enfoque especial é dado à proteção cerebral através da prática regular de esportes, que reduz e/ou retarda a expressão genética de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Veja mais:

Continue Lendo

Artigos

Artigo no Estadão destaca “A ascensão da ‘República da Paraíba’ em Brasília”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A jornalista Roseann Kennedy, numa coluna assinada por ela, em o “Estadão”, escreveu um artigo reconhecendo a ascensão de nomes paraibanos ao centro do poder político brasileiro. Dentre os nomes a colunista citou, para começar, Hugo Motta na Câmara, Vital do Rêgo Filho no TCU, Herman Benjamin no STJ e Efraim Filho no Senado, tratando-os como sendo “a nova cara do poder”.

Confira a íntegra do texto clicando aqui ou logo abaixo:

A ascensão da ‘República da Paraíba’ em Brasília

Hugo Motta na Câmara, Vital do Rêgo Filho no TCU, Herman Benjamin no STJ e Efraim Filho no Senado são a nova cara do poder

Não passou despercebido por deputados e senadores um fato curioso sobre a nova cara do poder em Brasília: boa parte das autoridades que ascenderam recentemente é de um único Estado: a Paraíba. Esse foi um dos assuntos em jantar realizado em Brasília, nesta semana, pela Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS). O objetivo do encontro era promover uma aproximação da bancada com o paraibano Hugo Motta (Republicanos), favorito para ocupar a presidência da Câmara a partir de fevereiro.

Entre bruschettas caprese e mini empadas de carne – algumas das opções de entrada no restaurante -, os presentes no jantar constataram que não apenas Motta é da Paraíba, como também os novos presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin. Além disso, são paraibanos a senadora Daniella Ribeiro (PSD), que comandará a 1ª secretaria do Senado ano que vem, e seu influente irmão e deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), líder da Maioria no Congresso.

Em 2025, deve voltar à presidência do Senado o amapaense Davi Alcolumbre (União). Mesmo assim, a influência da Paraíba estará presente na Casa e não só com Daniella na Mesa Diretora. O senador Efraim Filho (União), nascido em João Pessoa (PB), brincou que será o “líder informal” de Alcolumbre. Todos no jantar riram. Já era hora do prato principal, e as opções eram baby beef com batata gratinada, salmão com legumes assados e risoto de cogumelos. Para beber, vinho chileno carménère.

A “República da Paraíba” é uma alusão à “República de Alagoas”, expressão usada para se referir à chegada de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara em 2021, ao mesmo tempo em que seu maior rival político, o senador alagoano Renan Calheiros (MDB), mantinha grande influência no Senado.

Em tese, a era dos paraibanos tende a ser menos belicosa que a dos alagoanos. Nos últimos anos, até mesmo discordâncias entre Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como no caso do rito de tramitação de Medidas Provisórias (MP), viraram uma verdadeira guerra entre o presidente da Câmara e Calheiros.

Por coincidência, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estava jantando no mesmo restaurante onde a FCS realizava o encontro. Ciente de que a agenda econômica dependerá da Paraíba ano que vem e de que naquela mesa poderia conquistar votos, o petista passou para cumprimentar os deputados e senadores. Ele pediu apoio para aprovar o pacote de corte de gastos – alvo de críticas de boa parte dos presentes, que defenderam a desoneração da folha de pagamento, a reforma tributária e a manutenção do Simples Nacional.

Continue Lendo

Artigos

Saúde da pele: dermatologistas orientam sobre cuidados básicos e prevenção ao câncer

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Limpeza, hidratação e uso do protetor solar são as principais orientações para uma rotina de cuidados com a pele e prevenção ao câncer nesse órgão, que é o maior do nosso corpo. Esse e outros assuntos relacionados à saúde da pele estão no episódio desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa.

A apresentadora Linda Carvalho recebeu os dermatologistas Anna Luíza Marinho e Mohamed Azzouz para orientar as pessoas sobre os cuidados com o uso de produtos e procedimentos estéticos na pele. O dermatologista Mohamed Azzouz lembrou que a limpeza, a hidratação e o uso do protetor solar são cuidados básicos e devem ser adicionados à rotina diária.

Já para quem, além disso, é adepto a procedimentos estéticos e de rejuvenescimento, o médico alertou para que os serviços sejam feitos por profissionais capacitados e de forma segura. “O bom profissional vai escolher o produto, vai saber o que você precisa, sem exagerar”, comentou.

Outro tema debatido no episódio foi o câncer de pele. A doença é causada principalmente pela exposição exagerada ao Sol e é o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, representando 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no nosso país.

A dermatologista Anna Luíza Marinho reforçou que é preciso ter atenção às mudanças na pele que possam indicar câncer, como sinais que crescem ou mudam de cor. “Quanto mais precoce feitos o diagnóstico e o tratamento, melhor o índice de cura”, lembrou a médica, reforçando ainda sobre a seriedade no tratamento correto.

DEZEMBRO LARANJA

Este mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza mais uma edição da campanha Dezembro Laranja, que alerta para a prevenção e diagnóstico do câncer de pele. O último dado do Instituto Nacional do Câncer apontou uma estimativa de 8.900 novos casos de câncer de pele no Brasil. Na Paraíba, eram esperados 3.320 novos casos da doença.

O uso do protetor solar e demais itens de proteção aos raios ultravioletas e infravermelhos, como bonés, camisas de proteção e óculos de sol, além de evitar exposição ao Sol intenso no horário entre as 10h e às 16h, são as principais recomendações dos médicos.

EPISÓDIOS SEMANAIS

O Sem Contraindicação está disponível no YouTube e no Spotify. O acesso também pode ser feito pelo Portal Unimed João Pessoa, que tem uma página exclusiva sobre o videocast.

Produzido pela Unimed João Pessoa, o Sem Contraindicação tem como finalidade divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar, além de trazer temas relacionados à área médica e ao plano de saúde.

 

Continue Lendo