Nos acompanhe

Paraíba

Especialista diz que câncer de mama tem 95% de chances de cura ao ser descoberto precocemente

Publicado

em

Quando descoberto no início, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. O autocuidado deve ocorrer em todas as épocas do ano, mas em outubro as campanhas de conscientização são intensificadas no Movimento Outubro Rosa para evidenciar a importância do diagnóstico precoce.

A rapidez em detectar o problema evita que ele se agrave e torna o tratamento mais eficaz e menos invasivo. A orientação da mastologista Débora Cavalcanti, médica cooperada da Unimed João Pessoa e segunda vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), é que as mulheres busquem acompanhamento especializado. “Os tratamentos têm evoluído cada dia mais e, dependendo do caso, o tratamento pode ser, até mesmo, apenas um exame seguido da retirada da lesão, sem mais nada. Daí a importância de buscar um especialista o quanto antes”, orienta a especialista.

Segundo Débora Cavalcanti, o autoexame é importante para a mulher conhecer o corpo e as mamas, porém uma lesão diagnosticada dessa forma normalmente não está no estágio inicial. “É difícil fazer um diagnóstico precoce apenas com autoexame, a não ser que o tumor seja superficial, mas ainda assim depende do tamanho da mama e da consistência do tecido”, explica a médica.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, e responsável por 15,5% dos óbitos por câncer em mulheres. No Brasil, estima-se que ocorrerão 66,280 casos novos da doença em 2021, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.

Mamografia – O Inca aponta que a incidência dessa neoplasia tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade. Débora Cavalcanti orienta a realização de mamografia anualmente a partir desta idade, ou antes, caso algum parente de primeiro grau tenha sido diagnosticado com câncer antes dos 50 anos. “Neste caso, o exame deve ser realizado dez anos antes da confirmação do diagnóstico no familiar. Mas quem solicita a mamografia é o médico especializado e o consenso da Sociedade Brasileira de Mastologia é que seja feito o rastreamento na população saudável a partir dos 40 anos, para evitar casos avançados. Por isso, a importância do Outubro Rosa”, destaca.

A mastologista ressalta que a campanha busca sensibilizar as mulheres de que o tratamento precoce pode salvar vidas. “É um momento de chamar a sociedade para refletir sobre a saúde da mulher. Por isso todos precisam estar unidos e apoiar a campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia”, convoca.

Prevenção – A mastologista destaca a importância de hábitos saudáveis, bem como a precaução no uso de hormônios para prevenção secundária ao aparecimento ou avanço do câncer. “Sabemos da importância de ter uma boa alimentação e do cuidado com tratamentos hormonais no período do climatério, após a menopausa. Eles precisam ser prescritos por especialistas da área”, alerta Débora Cavalcanti.

“Praticar atividade física, como caminhada três vezes por semana, bem como adotar uma dieta mais pobre em gorduras e rica em fibras, são hábitos gerais que evitam a maioria das doenças, porém, ao chegar aos 40 é imprescindível a realização da mamografia preventiva”, reforçar a especialista.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

 

Continue Lendo

Paraíba

Candidata a vereadora, Alyne Moreira intensifica agenda na reta final com carreata em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Neste domingo (29/09), uma enorme carreata tomou as ruas de João Pessoa realizada pela candidata a vereadora na cidade, Alyne Moreira (Agir 36). Na ocasião, dezenas de carros e motos participaram do evento e promoveram uma “onda rosa” por várias regiões da Capital.

“Nossa carreata foi um sucesso! Obrigada a todos(as) que compareceram e abrilhantaram este evento. Faltam apenas 6 dias para a vitória”, afirmou Alyne.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio cumpre extensa agenda e endossa candidaturas da base em diversas cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, segue com a intensa agenda de convenções partidárias endossando candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos.

Neste último fim de semana, o parlamentar esteve na cidade de Santana de Mangueira para referendar o projeto de sucessão que leva o nome de Marina Lacerda (MDB). Em seguida, Gervásio participou de compromisso de campanha em Conceição ao lado do candidato Luan Ferreira (PSB). Já em Bonito de Santa Fé, o nome apoiado pelo grupo é de Sabino Júnior (PL).

“Contem com nosso mandato para trazer ainda mais recursos, obras, ações e serviços”, destacou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque nacional; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque na imprensa nacional. O destaque se dá pela curiosidade em saber do histórico do paraibano que possui chances reais de se tornar presidente da Câmara na votação em fevereiro de 2025.

Na matéria publicada pelo Estadão, é destacada a história dos Motta Wanderley que se confunde com a própria história do Município de Patos, a “joia da coroa” da família. Em 1950, Nabor Wanderley, pai do atual prefeito e avô paterno de Hugo Motta, comandou a cidade por cinco anos. Nabor Wanderley Filho só chegou ao poder em 2004, após dois mandatos do rival político Dinaldo Wanderley, seu primo de quarto grau que morreu de covid-19 há três anos.

Em 2016, depois de dois mandatos, “Naborzinho” emplacou a sucessora: a então sogra Francisca Motta, avó materna de Hugo Motta, e hoje deputada estadual pelo sexto mandato. Mas os ventos contrários chegaram na reta final do mandato de Francisca.

Em setembro daquele ano, a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar irregularidades em contratos de locação de veículos pela gestão municipal. A prefeita foi afastada e sua filha, Ilanna Motta, mãe de Hugo e então chefe de gabinete, foi presa. A crise custou a eleição de Naborzinho, que tentava ali seu terceiro mandato. Saiu vitorioso o médico Dinaldinho Wanderley, filho de Dinaldo.

Em 2018, um novo revés para política local: Dinaldinho foi afastado por suspeitas de corrupção. O vice renunciou. O presidente da Câmara Municipal, que assumiu em seguida, também. A Justiça Eleitoral determinou uma eleição indireta no município e foram quatro prefeitos em dois anos.

A instabilidade política da época, na avaliação de apoiadores da gestão municipal e da oposição, pavimentou o retorno de Nabor Filho ao poder em 2020. Aliados dizem que ele voltou para fazer justiça com a própria história. O quarto mandato disputado neste ano busca consolidar essa ressurreição política.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria.

Continue Lendo