Nos acompanhe

Paraíba

Exercício físico regular estimula hormônios que podem contribuir para a prevenção do suicídio

Publicado

em

O mundo vive a reta final do Setembro Amarelo que chama a atenção para a prevenção ao suicídio, segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). E como a campanha visa prevenir esse mal do século, a prática de exercício físico regular pode ser um aliado, pois é responsável pela produção de neurotransmissores e outros neuromoduladores como a serotonina que ajuda a regular o sono e o humor, as endorfinas que causam sensação de bem estar, euforia e aliviam as dores crônicas, além da dopamina que é analgésica e tranquilizante.

Como uma das alterações que mais contribuem para esses casos estão a depressão, transtornos de ansiedade, esquizofrenia e distúrbios por uso de drogas lícitas e ilícitas, sem dúvida, nesse cenário, a depressão é a mais relevante atingindo 30 milhões de pessoas no mundo, e no Brasil apresentando-se com a maior taxa de incidência da América Latina (5,8% da população, ou seja, quase 12 milhões de pessoas).

Nos últimos 16 anos, mortes advindas dos processos depressivos cresceram 705%. A pandemia também incrementou as doenças psíquicas devido as perdas de diversas vidas, problemas financeiros e o isolamento social. O problema mora do nosso lado, ou debaixo dos nossos próprios olhos.

Para a médica do esporte e nutróloga, Clarissa Rios, entre as várias formas de prevenção, o exercício físico se encontra com uma perspectiva possível e eficiente, pois tem potencial de promover a secreção de substâncias neuromoduladoras cerebrais que, além de proteger contra o envelhecimento cerebral, são capazes de modular as respostas emocionais.

De acordo ainda com Clarissa Rios, durante o movimento físico, nosso corpo libera substâncias relacionadas ao bem estar que ajudam no controle do humor, ansiedade e insônia, sem contar na melhora da auto estima. “Jovens que praticam exercícios regulares relatam menor quantidade de episódios de tristeza, e pessoas sedentárias apresentam maior prevalência de quadros depressivos”, informou.

A médica do esporte e nutróloga ainda lembrou que populações que praticam exercícios regulares também utilizam com menor frequência medicamentos antidepressivos, isso porque, esses medicamentos, na grande maioria das vezes, são utilizados para permitir que os neurotransmissores permaneçam disponíveis por mais tempo nas sinapses nervosas, fazendo suas ações de modulação do metabolismo.

A tristeza de longa data, a falta de vontade de fazer as coisas, a labilidade emocional, a dor crônica, podem reduzir a produção dos compostos do nosso sistema nervoso central, afetando não só o humor, mas a execução das tarefas diárias e até mesmo dos processamentos cerebrais como a memória, a capacidade de concentração e o sono.

Para a Dra Clarissa Rios, algumas pessoas necessitarão de medicamentos que possam substituir a produção endógena devido a momentos de agudização da depressão e ansiedade, contudo, em longo prazo, podem utilizar o exercício físico regular como remédio, já que atuará também no cérebro, reproduzindo efeitos semelhantes.

Conforme artigo científico publicado em 2001, o aparecimento de sintomas depressivos é maior nas pessoas que têm menos tempo dedicado às atividades físicas.

Outro artigo publicado em 2007 apontou que o sedentarismo é um fator relacionado positivamente com a depressão, sugerindo um efeito protetor do exercício para o surgimento dessa doença. “Quem faz exercício físico está fazendo uma poupança para o envelhecimento saudável”, afirmou a médica Clarissa Rios.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio cumpre extensa agenda e endossa candidaturas da base em diversas cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, segue com a intensa agenda de convenções partidárias endossando candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos.

Neste último fim de semana, o parlamentar esteve na cidade de Santana de Mangueira para referendar o projeto de sucessão que leva o nome de Marina Lacerda (MDB). Em seguida, Gervásio participou de compromisso de campanha em Conceição ao lado do candidato Luan Ferreira (PSB). Já em Bonito de Santa Fé, o nome apoiado pelo grupo é de Sabino Júnior (PL).

“Contem com nosso mandato para trazer ainda mais recursos, obras, ações e serviços”, destacou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque nacional; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque na imprensa nacional. O destaque se dá pela curiosidade em saber do histórico do paraibano que possui chances reais de se tornar presidente da Câmara na votação em fevereiro de 2025.

Na matéria publicada pelo Estadão, é destacada a história dos Motta Wanderley que se confunde com a própria história do Município de Patos, a “joia da coroa” da família. Em 1950, Nabor Wanderley, pai do atual prefeito e avô paterno de Hugo Motta, comandou a cidade por cinco anos. Nabor Wanderley Filho só chegou ao poder em 2004, após dois mandatos do rival político Dinaldo Wanderley, seu primo de quarto grau que morreu de covid-19 há três anos.

Em 2016, depois de dois mandatos, “Naborzinho” emplacou a sucessora: a então sogra Francisca Motta, avó materna de Hugo Motta, e hoje deputada estadual pelo sexto mandato. Mas os ventos contrários chegaram na reta final do mandato de Francisca.

Em setembro daquele ano, a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar irregularidades em contratos de locação de veículos pela gestão municipal. A prefeita foi afastada e sua filha, Ilanna Motta, mãe de Hugo e então chefe de gabinete, foi presa. A crise custou a eleição de Naborzinho, que tentava ali seu terceiro mandato. Saiu vitorioso o médico Dinaldinho Wanderley, filho de Dinaldo.

Em 2018, um novo revés para política local: Dinaldinho foi afastado por suspeitas de corrupção. O vice renunciou. O presidente da Câmara Municipal, que assumiu em seguida, também. A Justiça Eleitoral determinou uma eleição indireta no município e foram quatro prefeitos em dois anos.

A instabilidade política da época, na avaliação de apoiadores da gestão municipal e da oposição, pavimentou o retorno de Nabor Filho ao poder em 2020. Aliados dizem que ele voltou para fazer justiça com a própria história. O quarto mandato disputado neste ano busca consolidar essa ressurreição política.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria.

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto vistoria obras do viaduto de Água Fria e critica demora na entrega

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), vistoriou, neste domingo (29/09), as obras de construção do viaduto de Água Fria, localizado na BR-230 em João Pessoa. De acordo com o parlamentar, as ações para conclusão do empreendimento estão a passos lentos, causando transtorno à população que transita pelo local.

O projeto está orçado em R$ 24,4 milhões e deverá ter 1 km de extensão, sendo que 30 metros são correspondentes apenas ao viaduto. O viaduto vai ligar a Rua Diógenes Chianca, no bairro de Água Fria, à Av. Presidente Raniere Mazzili, no Cristo. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), a previsão de entrega é para dezembro deste ano.

“Eu como deputado federal tenho que estar aqui cobrando pra valer os seus impostos. Essa é a minha função como Poder Legislativo, para que possamos cobrar do governador e que ele possa entregar essa obra urgentemente. Está há muito tempo atrasada”, ressaltou Cabo Gilberto.

Confira:

Continue Lendo