Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba integrada em ação nas unidades prisionais contra o crime organizado

Publicado

em

As ações preventivas desenvolvidas dentro dos presídios na Paraíba para combater o crime organizado estão contando no momento com o reforço da Operação Cangalha, deflagrada em toda região Nordeste pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi. Nesta segunda-feira (27), o trabalho foi concentrado na Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes (PB1), em Jacarapé, João Pessoa, e comprovou a eficiência das ações de combate às organizações criminosas.

“O resultado positivo da operação demonstra a eficiência do sistema de monitoramento eletrônico com detectores de metais, scanner corporal, investimentos em tecnologia e em recursos humanos, com capacitação contínua dos policiais penais preparados e compromissados com a gestão do Governo do Estado no sistema prisional”, afirmou o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, ao avaliar que a operação é estratégica e oportuna e que a Seap apoia a ação envolvendo todas as forças de segurança sob o comando da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

A Operação Cangalha tem o objetivo de combater o crime organizado com ações preventivas, repressivas e de inteligência, visando a descapitalização e a desarticulação das organizações criminosas, especialmente na região Nordeste. Na Paraíba, a intervenção envolve a Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe), Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária (Gisop), Centro de Operações Penitenciária (Copen), Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe), Força Tática Penitenciária (FTpen), com suporte do Pelotão de Choque da Polícia Militar.

A supervisão dos trabalhos nos presídios está sob a responsabilidade do gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio. O diretor da PB1, Leonardo Novaes, relatou como foi o procedimento na unidade prisional. “Foi feita uma busca minuciosa no interior das celas, onde utilizamos as tropas do Gpoe- Grupo Penitenciário de Operações Especiais e a Tropa de Choque da Polícia Militar, com participação efetiva do Grupamento de Inteligência do Sistema Prisional Paraibano. Os detentos foram retirados pela equipe do Gpoe do interior das celas até uma área de contenção, onde o Choque da PM faz o procedimento e Força Tática dá o apoio armado na segurança de tudo e entorno da unidade”.

Nas ações externas na região Nordeste participam da Operação Cangalha a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militar, Civil e Penal de cada estado. A ação envolve todas as forças de segurança dos estados, realizando levantamentos dos locais de plantação, identificação, deflagrando investigações visando a repressão às organizações criminosas, realizando diligências e cumprimento de mandados judiciais. Há ainda ações de monitoramento e fiscalização nas unidades prisionais da região Nordeste dando o necessário apoio às ações desenvolvidas no âmbito da operação.

A operação ainda terá outros passos até seu final de cumprimento e posterior avaliação do alcance dos objetivos. Nos estados a articulação da operação está sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria da Administração Penitenciária. Desde o início de julho de 2021 iniciou-se as ações preparatórias para realização da operação, sequenciada do planejamento e execução no mês de setembro de 2021.

Entre as responsabilidades da Seap na Operação, coube a elaboração do plano de ação para participação na operação, inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos penais.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo