Nos acompanhe

Negócios

Reuniões online geram denúncias de assédio moral contra empresas da Paraíba e SP

Publicado

em

O que seriam reuniões online para reestruturação de uma importante empresa da Paraíba acabou se transformando em caso de denúncia de assédio moral que vem sendo apurado pelo Ministério Público do Trabalho.

No início desse ano de 2021, a empresa paraibana Bentonisa Bentonita do Nordeste S.A contratou a Excellance Apoio Administrativo Ltda, de São Paulo, para comandar o processo de reestruturação administrativa, com a realização de reuniões online com os funcionários.

Conforme relatado no Blog de Marcelo José, as reuniões eram comandadas pelo diretor da Excellance Apoio Administrativo, Max Mustrangi, que tem larga experiência como executivo.

Os funcionários, no decorrer das reuniões, avaliaram que estavam sendo expostos à situações vexatórias, de humilhação, e resolveram denunciar o caso no Ministério Público do Trabalho na Paraíba.

O Ministério Público do Trabalho, através do procurador do Trabalho, Carlos Eduardo de Azevedo Lima instaurou o inquérito civil para apurar o caso. No inquérito constam como noticiados as duas empresas, Bentonisa Bentonita do Nordeste e a Excellance Apoio Administrativo(SP).

Gravações feitas pelos próprios funcionários revelam reuniões com frases e tons avaliados pelos trabalhadores como vexatórios e humilhantes. Funcionários que não podem revelar suas identidades, por razões óbvias, dizem que acharam estranho o comportamento do diretor da Excellance, Max Mustrangi.

O Blog manteve contato com o diretor da Bentonisa Bentonita, senhor Alexandre, mas o mesmo não respondeu mensagens para dar a versão da empresa.

O Blog também mandou mensagem para o diretor da Excellance, Max Mustrangi, que chegou a responder, mas também não enviou a versão de sua empresa sobre o fato.

O Blog manteve contato com o Ministério Público do Trabalho para saber do andamento da denúncia. A Assessoria de Comunicação do órgão informou que o procurador Carlos Eduardo de Azevedo Lima, não se pronuncia sobre inquéritos em andamento no MPT.

O caso está em fase de apuração, através de inquérito civil, portanto não se trata de informação definitiva, de modo que o Blog vai acompanhará o caso podendo o desfecho da apuração resultar em arquivamento, TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, ou ajuizamento de ação judicial.

EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID – A pandemia da Covid mudou a forma de viver das pessoas, e também gerou uma explosão de comportamentos estranhos. Empresas, organizações, instituições e pessoas, passaram a recorrer, cada vez mais, aos recursos e mecanismos da internet para realizar atividades, compromissos de trabalho, obrigações e eventos.

Durante a pandemia os decretos para fechar empresas, restringir a locomoção das pessoas, resultaram em muitos conflitos e crises econômica, financeira e comportamentais.

Caberá ao Ministério Público do Trabalho investigar com profundidade o caso da denúncia de assédio moral dos funcionários da Bentonisa, para saber se o comportamento do diretor da Excellance , Max Mustrangi, foi um método inovador equivocado de abordagem em reunião, efeito do estresse pandêmico, ou excesso na linguagem.

MPT REGISTROU 5,3 MIL CASOS NO PAÍS E 215 NA PARAÍBA DE ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

Segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho no Brasil, de janeiro a dezembro de 2020, foram foram registrados 5.300 denúncias, sendo 5 mil de assédio moral e 300 de assédio sexual. Na Paraíba foram formalizadas 215 denúncias, 210 de assédio moral e 5 de assédio sexual.

SETEMBRO AMARELO / CAMPANHA PELA SAÚDE MENTAL NO TRABALHO -O assédio no trabalho leva trabalhadoras e trabalhadores a situações que acabam gerando adoecimento mental. Há casos em que as vítimas pedem demissão do próprio trabalho. Por isso, o MPT abraça o ‘Setembro Amarelo’ e alerta para o adoecimento mental no ambiente de trabalho: assédios das mais diversas formas, pressão constante e outras condições degradantes podem gerar ansiedade, depressão, e outros problemas que colocam em risco a saúde mental – e a vida – do trabalhador.

“Ouvir é Acolher” é o slogan da campanha do MPT-PB pela Saúde Mental no Trabalho neste mês de setembro. Esta é a Semana do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece nesta sexta-feira (10/09), e, por isso, o MPT reforça a importância de que não só amigos e parentes, mas também colegas de trabalho fiquem atentos a sinais de adoecimento mental em pessoas próximas.

INSTITUIÇÃO NA PARAÍBA DIVULGARÁ VÍDEOS

Os dados são do Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva, com apoio da Laudes Foundation e compõem uma série de três vídeos produzidos pelo MPT no Ceará, com apoio do MPT-PB e que serão publicados, a partir desta sexta-feira (10/09), nas redes sociais da Instituição na Paraíba.

Os vídeos trazem relatos, depoimentos reais retirados de processos na Justiça do trabalho. Foram gravados por mulheres de diferentes regiões do País, que deram ‘voz’ a um problema grave que precisa ser debatido por toda a sociedade.

“Eu gostava do meu trabalho sim, mas eu estava sofrendo assédio sexual. Um dia o meu chefe me chamou na sala dele, tentou me beijar, me agarrar à força. E mesmo com todas as minhas queixas, ninguém fez absolutamente nada. Então, eu tive que pedir minha rescisão contratual”, diz o depoimento de uma das vítimas de assédio sexual.

O QUE CARACTERIZA O ASSÉDIO MORAL :

A procuradora do Trabalho Andressa Lucena Ribeiro Coutinho explicou o que caracteriza o assédio moral e sexual no trabalho.

“O assédio moral em organizações, ou o chamado assédio moral organizacional ou institucional é um conjunto sistemático de práticas reiteradas que vêm próprias do método de gestão empresarial, do método de gestão daquela empresa. Ou seja, são práticas que têm por finalidade atingir alguns objetivos empresariais relacionados a aumento de produtividade, diminuição do custo de trabalho, sempre praticados através de pressões, humilhações, constrangimentos e segregações aos trabalhadores de determinada empresa ou organização”, explicou Andressa Coutinho.

Já o assédio sexual no meio ambiente de trabalho é um tipo de constrangimento praticado com a ‘conotação sexual’ dentro da empresa, ou seja, dentro do ambiente em que a pessoa trabalha. “No caso do assédio sexual, a pessoa que pratica, geralmente usa sua posição hierárquica superior ou a sua influência dentro da empresa para obter o que deseja. Isso é o chamado assédio sexual dentro do meio ambiente de trabalho, que certamente engloba também, um tipo de assédio moral, uma vez que a vítima é constrangida e é humilhada, muitas vezes ou submetida a situações vexatórias para atender ao desejo sexual da parte que pratica esse assédio”, acrescentou a procuradora.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas comanda palestra ‘Oratória da Elegância’ em João Pessoa nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A influenciadora, professora de português, palestrante e escritora Cíntia Chagas estará em João Pessoa pela primeira vez, no próximo dia 26 de novembro, com a palestra “Oratória da Elegância”, no Teatro Pedra do Reino.

O evento, que também acontecerá no Teatro Guararapes (PE) no dia 27, é promovido pelo Clubjob Coworking, ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba.

“Celebrando 10 anos de atuação no mercado, o Clubjob Coworking reforça seu compromisso com o incentivo ao empreendedorismo e a inovação, não apenas como espaço de coworking, mas também na realização de eventos de grande impacto. Para marcar sua primeira década, a empresa promove em João Pessoa e Recife a palestra Oratória da Elegância com Cíntia Chagas, referência em comunicação. O evento reunirá profissionais e empreendedores interessados em aprimorar suas habilidades de oratória e expressão em um ambiente que inspira sucesso e desenvolvimento pessoal”, ressalta Daniel Pessoa, CEO do Clubjob.

Especialista em comunicação e educadora, fenômeno nas redes sociais, Cíntia Chagas abordará em sua palestra os pilares de quem se expressa com sofisticação, revelando o que é preciso para não cometer gafes e usar a comunicação a seu favor. São técnicas e dicas para melhorar a habilidade de falar em público e se expressar de maneira criativa e convincente.

O público ouvinte vai aprender táticas de oratória que impressionam, dicas práticas para uma comunicação eficaz, como falar em público com autoconfiança e estilo, como estruturar discursos e apresentações impactantes, e de que forma melhorar a comunicação interpessoal para fortalecer as relações.

Cíntia Chagas mostra, de forma bem humorada, a importância de se comunicar bem
Cíntia Chagas tem mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, incluindo Instagram e TikTok. No YouTube, mantém um canal com meio milhão de inscritos, onde dá dicas de ortografia e entrevista celebridades, empresários e políticos.

Formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a mineira de 42 anos começou a dar aulas de português em 2008. Em 2015, ganhou destaque na internet por reunir estudantes em baladas de BH, às vésperas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para revisar conteúdos de gramática para as provas.

Nessa época, Cíntia decidiu gravar vídeos divertidos para se destacar na profissão, ensinando gramática de forma irreverente e sempre com um toque de humor ácido. Em pouco tempo, seu sucesso nas redes sociais a levou a participar de programas de televisão e conquistar um público crescente.

Escritora de dois livros campeões de venda pela Veja e pela Amazon, “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento Sem Erros (de Português)”, Chagas já foi articulista da revista Forbes e coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra, além de palestrante e influenciadora.

Atualmente, uma das fórmulas de sucesso no perfil de Cíntia nas redes sociais são os vídeos diários respondendo às caixinhas de perguntas dos seguidores, avaliando o que é considerado elegante ou não, ensinando português e dando aula sobre regras de etiqueta.

O quê: palestra “Oratória da Elegância” com Cíntia Chagas;
Quando:
 em João Pessoa, no dia 26 de novembro / Recife, dia 27;
Onde: Teatro Pedra do Reino (PB) / Teatro Guararapes (PE);
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/cintia-chagas-oratoria-da-elegancia/2558301?referrer=www.google.com

Continue Lendo

Negócios

Minha Lavanderia de Intermares e Manaíra lançam Black Friday com 30% de desconto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Muitas empresas aproveitam a Black Friday para oferecer seus produtos e serviços com preços especiais. Para aqueles que procuram uma forma prática, eficiente e econômica de cuidar das suas roupas, a Minha Lavanderia de Intermares e Manaíra anunciam sua campanha para a data. Durante os dias 27 a 30 de novembro, os clientes poderão aproveitar 30% de desconto no serviço de lavagem de roupas. A promoção é válida para todas as peças, exceto tapetes, e não pode ser combinada com outras ofertas.
Referência em lavagem de alta qualidade e com mais de uma década de know how no mercado brasileiro, a Minha Lavanderia utiliza o moderno sistema Wet Clean, uma tecnologia de lavagem computadorizada que proporciona uma limpeza profunda, preservando as fibras e integridade dos tecidos. Essa inovação garante um cuidado superior com as roupas, evitando danos e entregando peças impecáveis. Reconhecida pela excelência e compromisso com a satisfação dos clientes, a lavanderia promete roupas limpinhas, macias e cheirosas prontas para guardar.
Na Paraíba, a Minha Lavanderia conta com duas lojas: em João Pessoa, na Av. Esperança, 1126, em Manaíra, e em Cabedelo, na Av. Mar Vermelho, 357/Sala 2, em Intermares. Para mais informações, os telefones para contato são (83) 99161-9340 (João Pessoa) e (83) 99943-1745 (Cabedelo) ou no site https://minhalavanderia.com.br. No instagram, os perfis são @minhalavanderia.jpmanaira e @minhalavanderia.intermares.

Continue Lendo

Negócios

‘Live painting’ e sorteio de aquarelas vão encerrar exposição Primavera Nordestina em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Artistas plásticos pintando ao vivo aquarelas de flores nordestinas. Será assim o encerramento da exposição Primavera Nordestina que acontece desde outubro na galeria do restaurante Canoa dos Camarões em João Pessoa. O evento de encerramento começa na tarde do sábado (30/11) e se estenderá à noite quando as obras serão sorteadas entre os clientes da casa.

De acordo com o curador da exposição Antônio Cláudio Massa, o ‘live painting’ é uma forma de arte performática visual, na qual os artistas desenvolvem uma obra ao vivo. “Esse tipo de ação já é comum em grandes cidades do Brasil e do mundo”, explica ele, acrescentando que todos os nove artistas plásticos da exposição Primavera Nordestina vão participar do momento.

A programação do encerramento da exposição vai começar às 15h do dia 30/11 com os artistas pintando flores nordestinas ao vivo para o público. A partir das 19h30 até às 21h, todos eles vão participar do sorteio de 10 obras entre os frequentadores do restaurante.

A exposição Primavera Nordestina foi aberta no dia 10 de outubro e conta com trabalhos de nove artistas. São eles: Antônio Cláudio Massa, Célia Carvalho, Danielle Freitas, Molina, Jonathan Guedes, Kleber Johnny, Mônica Lia, Pedro Callado e Rogéria Gaudêncio.

Natal Arte

O projeto cultural do Canoa dos Camarões segue em dezembro com uma nova exposição. Denominada Natal Arte, a galeria vai expor quadros das ilustrações em aquarelas da designer paulista Maria Lúcia Lyra.

Todas as artes ilustram cartões natalinos, trazendo um estilo único que mistura a temática do Natal com elementos do regionalismo nordestino. A abertura será no dia 06 de dezembro e os cartões natalinos vão estar disponíveis para serem adquiridos pelos clientes do restaurante e visitantes da exposição.

O Canoa dos Camarões funciona das 11h às 23h e fica localizado na avenida João Maurício 121, Manaíra. Mais informações no @restaurantecanoadoscamaroes ou pelos fones 83-3247-2055 e WhatsApp 99822-0094.

Continue Lendo