Nos acompanhe

Paraíba

Aprovado projeto que permite visita de animais de estimação a tutores em hospitais municipais

Publicado

em

Foi aprovado na quinta-feira, 23, o projeto de lei apresentado pelo vereador Bispo José Luiz (Republicanos) autorizando a entrada de animais de estimação em hospitais públicos municipais para visitas aos tutores internados. A norma, que aguarda a sanção do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) estabelece que os “pets” devem estar com a vacinação em dia, higienizados e os responsáveis devem comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição de saúde do animal.

Além disso, para poder ter acesso ao ambiente do hospital, os bichinhos deverão estar em recipiente ou caixa adequada, e, tratando-se de cães e gatos, deverão estar em guias presas por coleiras, e, se necessário, enforcador e focinheiras.

Para que o paciente seja visitado por seu animal de estimação, ele deve solicitar a autorização do médico

responsável, agendar previamente o encontro na administração do hospital, respeitando a solicitação do médico e critérios estabelecidos por cada instituição.

O local em que o tutor e seu “pet” poderão se encontrar ficará a critério do médico e da administração do hospital.

Em sua justificativa, o Bispo José Luiz explicou que o projeto tem como objetivo tornar público o reconhecimento da Câmara à contribuição positiva que a convivência com os animais de estimação pode dar na recuperação de pacientes durante o tratamento ambulatorial e hospitalar. “Nos dias atuais, cada vez mais vemos famílias com animais de estimação. Muitos destes animais são considerados membros efetivos da família. A internação não é uma experiência agradável, com a possibilidade de se levar um animal de estimação para que visite aquele paciente que é seu dono, o ambiente se torna mais alegre e agradável, não só para este dono do animal, mas para todos os pa cientes”, comentou o Bispo.

Ainda na justificativa da proposta, o vereador citou a tese da psicóloga Karina Schultz, especialista em terapia cognitivo-comportamental. Segundo ela, tratamentos que utilizam animais na recuperação de pacientes já vêm sendo aplicados em diversos países, contabilizando resultados de sucesso. Na Inglaterra, onde estudou por

três anos e meio, pôde comprovar que o estímulo dos pets em ambientes hospitalares, por exemplo, ajuda não somente o paciente, mas toda a equipe que convive com o animal.

Iniciativas semelhantes já são adotadas em hospitais da rede estadual. Um projeto chamado “Cão Terapia” já foi implantado em 2020 nos Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande e no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. Na rede hospitalar privada, a Terapia Assistida por Animais também já é uma realidade. Estudos apontam que, durante o período em que os animais estão presentes, os pacientes têm o nível de ansiedade e estresse reduzidos. Além disso, os bichinhos ajudam a melhorar o relacionamento interpessoal do paciente, reduzem o sentimento de solidão, melhoram os parâmetros cardiovasculares e há a elevação do bem-estar.

Continue Lendo

Paraíba

Missa de ação de graças pela liberdade de Lauremília reúne família no Mosteiro de São Bento; confira imagens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena e a primeira-dama Lauremília Lucena participaram nesta terça-feira (1º) de uma missa de ação de graças no Mosteiro de São Bento, Centro da Capital, pela decisão judicial que reparou a injustiça cometida contra a família Lucena.

“Na casa de Deus, demonstro minha gratidão à Justiça por restaurar a verdade. Lauremília é uma mulher de 67 anos, mãe, avó e com uma vida dedicada a acolher os que mais precisam. João Pessoa a conhece e não é de hoje”, afirmou Cícero, que também esteve acompanhado de netos e dos filhos Janine, Mersinho e Mateus Lucena.

A celebração foi conduzida pelo monsenhor Robson Bezerra, acompanhado do monsenhor Ivônio Cassiano e o padre Ednaldo. Reuniu o vice-prefeito Leo Bezerra, parlamentares, amigos e apoiadores de Cícero Lucena. “Em nome da família Lucena, agradeço a todos que participaram da missa das 15h, celebrada todos os dias aqui no Mosteiro de São Bento. Quero rogar a Deus e pedir bençãos a todos e, especialmente à família Lucena, para que tenham paz e felicidade”, afirmou monsenhor Robson, diante da igreja lotada.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Três Câmaras Municipais e o Procon de Esperança têm suas contas aprovadas pela 2ª Câmara do TCE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta terça-feira (01), aprovou as prestações de contas anuais encaminhadas a seu exame pelas Câmaras de Vereadores de Gurjão, Santana de Mangueira e Parari, referentes ao exercício de 2023.

Houve aprovação, ainda, às contas da Autarquia Municipal de Proteção e Defesa do Município de Esperança (2023) e, em fase de recurso, o afastamento da multa imposta ao então gestor do Instituto de Previdência de Nazarezinho, Francisco de Assis Pedrosa Ribeiro, falecido seis dias antes do julgamento das contas de 2021 sob sua responsabilidade.

O órgão fracionário do TCE decidiu pela perda de objeto de denúncia relacionada a falhas estruturais na Escola Cidadã Integral de São José de Princesa, em razão de já terem sido os problemas ali solucionados (Processo nº 00993/24). A gestora de Riachão do Poço, Maria Auxiliadora Dias do Rego, que já sofreu multa de R$ 2 mil, tem prazo de 30 dias para solucionar problemas com o telhado e a energia elétrica de uma das escolas municipais. O processo decorreu da última Auditoria Coordenada em Educação realizada pelo TCE.

Integram a 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros André Carlo Torres Pontes (presidente), Arnóbio Viana e Marcus Vinicius Carvalho Farias (substituto). O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Manoel Antonio dos Santos Neto. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa terá transporte gratuito com todas as linhas de ônibus em circulação no domingo das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com base em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manterá todas as linhas de ônibus em circulação no próximo domingo (6) em João Pessoa, quando ocorrerão as eleições municipais 2024 por todo o país. Outra medida importante concedida para o dia do pleito será a gratuidade no embarque para toda a população.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de trânsito e transporte, assegurar a oferta para os deslocamentos dos passageiros no dia da eleição auxilia que cada eleitor acesse o próprio local de votação e participe deste importante processo democrático. “Assim como ocorreu nas eleições em 2022, estaremos com todas as linhas ativas, proporcionando desta forma, viagens seguras e gratuitas, para que todos os eleitores cumpram seus papéis como cidadãos”, finalizou Expedito Leite Filho.

O embarque nos ônibus com gratuidade da tarifa poderá ser realizado por qualquer pessoa, portando o Passe Legal e o título de eleitor, entre às 6h e às 20h, proporcionando tempo suficiente para que cada passageiros possa ir, votar e retornar para casa. Para conferir todas as linhas, horários e itinerários, a recomendação é que os usuários do transporte público acessem as informações através do site: portal.semojp.pb.gov.br .

O decreto nº 10.772 de 1º de outubro de 2024 determina a suspensão da cobrança da tarifa pública no serviço público de transporte coletivo urbano do município de João Pessoa, na data de 06 de outubro de 2024 (primeiro turno das eleições municipais). Para ter acesso, os cidadãos precisam, no ato de embarque, apresentar o Cartão Passe Legal e o título de eleitor relativo à circunscrição do Município de João Pessoa.

Fiscalização – Agentes de mobilidade também estarão fiscalizando a operacionalidade dos ônibus e, caso seja observada qualquer necessidade de intervenção, as empresas serão acionadas. Os usuários também podem entrar em contato com o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT/SemobJP), enviando mensagens (WhatsApp): 83 98760-2134 .

Continue Lendo